Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3206
Tipo do documento: Dissertação
Título: REFLEXÕES ACERCA DA LÍRICA, ESTUDOS DE POEMAS EXEMPLARES E ASPECTOS DA LÍRICA MODERNA.
Autor: Lima, Kelianni de Oliveira Camargo 
Primeiro orientador: Oliveira, éris Antônio
Primeiro membro da banca: Valoz Junior, Felipe Ferreira
Segundo membro da banca: Pinto, Divino José
Resumo: A poesia, antes de mais nada, é um jogo com as palavras e com acumulação de significados, é descobrir o valor afetivo e expressivo das rimas e ritmos, procurando sempre por novas associações para, finalmente, surpreender com novos usos. É uma possibilidade de se conhecer outras faces das coisas, a face que está projetada para além da aparência, da superfície, que permita a transcendência, o livre sonhar e o jogo. É libertar- se da rotina da palavra posta em seus limites de significado. O presente trabalho propõe tratar de algumas questões que fundamentam o gênero lírico como tal, considerando principalmente os pressupostos sobre este tema na contemporaneidade. Nos ocuparemos de uma análise teórica dos conceitos da lírica e da poesia como exercício de linguagem e ritmo. Consideraremos sobre poesia- linguagem e palavra poética, poesia- imagem e poesia como criação. Será valorizada à relação complexa do leitor com a poesia, considerando as formas de recepção que elevam esse leitor, muitas vezes, à condição de co-criador, o que põe em questão a busca de revelação do signo poético pelo mergulho do leitor na intencionalidade do poeta, na sua visão de mundo e, principalmente na sua maneira de operar com as palavras. O leitor será levado a um novo mundo por meio da lírica Drummondiana numa linguagem plurissignificante e desrealizadora.
Palavras-chave: Poesia
Leitor
Lírica Brasileira Moderna
Poetry
Reader
Brazilian Modern Lyric
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: LIMA, Kelianni de Oliveira Camargo. REFLEXÕES ACERCA DA LÍRICA, ESTUDOS DE POEMAS EXEMPLARES E ASPECTOS DA LÍRICA MODERNA.. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3206
Data de defesa: 12-Dez-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELIANNI DE OLIVEIRA CAMARGO LIMA.pdf465,22 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.