Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Marcos Amanco | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6126973115340219 | por |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Lacy Guaraciaba | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6281312559432634 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-10T11:07:04Z | - |
dc.date.available | 2014-11-19 | - |
dc.date.issued | 2014-11-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcos Amanco. A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3215 | - |
dc.description.resumo | Os escritos aqui desenvolvidos estão organizados dentro da linha de investigação científica Literatura e Crítica Literária , e faz indagações sobre as realidades e possibilidades do ensino de Literatura no contexto escolar. A intenção do estudo literário em sala de aula tem objetivo pedagógico, de incentivar e estabelecer elementos reflexivos dos discentes com relação ao seu cotidiano. A análise da literatura sem fins pedagógicos preza a apreciação artística da escrita, por meio de poesias e outros gêneros textuais. Os estudos literários, embora tenham uma orientação específica estabelecida nas Orientações Curriculares para o ensino médio, inscrevem-se no campo da disciplina Língua Portuguesa. Para compreender as condições em que são ministradas as aulas de Literatura no ambiente escolar, delimitaremos a concepção teórica que aborda os conceitos: literatura, leitura, leitor, presentes nos documentos que orientam o currículo do ensino médio, face às práticas docentes. O problema que levantamos refere-se ainda às implicações que permeiam as atividades por meio das quais o estudo e o ensino de literatura ocorrem, cotidianamente, e mostram-se a partir do senso comum. As implicações que interferem, neste caso, são reflexos de vários elementos que fazem parte do ambiente escolar. Para evidenciarmos, de forma prática, a discussão teórica sobre o ensino de literatura no ensino médio, realizamos encontros destinados à obtenção de dados e informações sobre a percepção dos alunos e dos professores em relação aos conteúdos e práticas realizadas no Colégio Estadual Dom Pedro I,em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. De posse dos resultados encontrados, avaliamos o perfil do escolar e do professor quanto ao ensino e o estudo literário, bem como as condições do trabalho docente. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-10T11:07:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCOS AMANCO SILVA.pdf: 938403 bytes, checksum: 445030fe38e403a58e00bb0bdea17e1e (MD5) Previous issue date: 2014-11-03 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/9425/MARCOS%20AMANCO%20SILVA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Ensino de literatura | por |
dc.subject | Leitor | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Teaching literature | eng |
dc.subject | Reader | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Literature | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOS AMANCO SILVA.pdf | 916,41 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.