Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcos Amanco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6126973115340219por
dc.contributor.advisor1Machado, Lacy Guaraciaba-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:07:04Z-
dc.date.available2014-11-19-
dc.date.issued2014-11-03-
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Amanco. A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3215-
dc.description.resumoOs escritos aqui desenvolvidos estão organizados dentro da linha de investigação científica Literatura e Crítica Literária , e faz indagações sobre as realidades e possibilidades do ensino de Literatura no contexto escolar. A intenção do estudo literário em sala de aula tem objetivo pedagógico, de incentivar e estabelecer elementos reflexivos dos discentes com relação ao seu cotidiano. A análise da literatura sem fins pedagógicos preza a apreciação artística da escrita, por meio de poesias e outros gêneros textuais. Os estudos literários, embora tenham uma orientação específica estabelecida nas Orientações Curriculares para o ensino médio, inscrevem-se no campo da disciplina Língua Portuguesa. Para compreender as condições em que são ministradas as aulas de Literatura no ambiente escolar, delimitaremos a concepção teórica que aborda os conceitos: literatura, leitura, leitor, presentes nos documentos que orientam o currículo do ensino médio, face às práticas docentes. O problema que levantamos refere-se ainda às implicações que permeiam as atividades por meio das quais o estudo e o ensino de literatura ocorrem, cotidianamente, e mostram-se a partir do senso comum. As implicações que interferem, neste caso, são reflexos de vários elementos que fazem parte do ambiente escolar. Para evidenciarmos, de forma prática, a discussão teórica sobre o ensino de literatura no ensino médio, realizamos encontros destinados à obtenção de dados e informações sobre a percepção dos alunos e dos professores em relação aos conteúdos e práticas realizadas no Colégio Estadual Dom Pedro I,em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. De posse dos resultados encontrados, avaliamos o perfil do escolar e do professor quanto ao ensino e o estudo literário, bem como as condições do trabalho docente.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:07:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCOS AMANCO SILVA.pdf: 938403 bytes, checksum: 445030fe38e403a58e00bb0bdea17e1e (MD5) Previous issue date: 2014-11-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9425/MARCOS%20AMANCO%20SILVA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEnsino de literaturapor
dc.subjectLeitorpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeaching literatureeng
dc.subjectReadereng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS AMANCO SILVA.pdf916,41 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.