Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Sebastiana Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0540801062296171por
dc.contributor.advisor1Goncalves, Aguinaldo Jose-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4802439733657867por
dc.contributor.referee1Duarte, Osvaldo Copertino-
dc.contributor.referee1Lattes[email protected]por
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Teresinha Martins do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8206433968369762por
dc.contributor.referee3Pinto, Divino José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:07:08Z-
dc.date.available2015-06-10-
dc.date.issued2015-03-16-
dc.identifier.citationBARROS, Sebastiana Fernandes. DAS INSTÂNCIAS CRIATIVAS DO ROMANCE: ESAÚ E JACÓ E DOIS IRMÃOS.. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3227-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo realizar uma análise comparada entre os romances Esaú e Jacó, de Machado de Assis, e Dois irmãos, de Milton Hatoum. Pretende-se estudar os processos imbricados no percurso da atividade criadora da tessitura dessas duas produções. A partir da leitura dessas duas obras, é possível depreender aspectos convergentes, como a subversão de algumas convenções romanescas, a quebra de expectativas de leituras, mas o diferencial principal é o caminho distinto percorrido no engendramento tanto na construção dos personagens quanto na urdidura do gênero narrativo que apontam; enquanto Esaú e Jacó envereda pelo épico, Dois irmãos opta pelo trágico. Sendo assim, este estudo parte da hipótese de que as duas obras, apresentam simultaneamente um movimento de adesão e repulsa aos modelos romanescos. Procurar-se-á ilustrar o processo de construção de ambas as obras assim como as semelhanças e divergências. Para tanto, as considerações serão expostas em três capítulos. O primeiro, lidará especificamente, com o processo de construção de Esaú e Jacó e seus elementos estruturais, assim como suas principais intertextualidades. O segundo, trabalhará com o procedimento de construção da obra Dois irmãos, que tem por parâmetro na construção de seus protagonistas, os elementos dos aspectos dionisíaco e apolíneo, além de manter diálogos com algumas das principais tragédias gregas e com a Bíblia. Por último, faremos um confronto a partir das semelhanças e dos aspectos divergentes nos caminhos trilhados pelas duas obras.por
dc.description.abstractThis work aims to make a comparative analysis between Esaú e Jacó by, Machado de Assis and Dois Irmãos, Milton Hatoum, intends to study the interwoven processes in the path of creative activity on the tessitura of these two productions. From the reading of these works, it is possible to infer convergent aspects such as the subversion of some novelistic conventions, breaking expectations of readings, but the main difference is the different way in both the construction of the characters as the narrative genre that point; while Esau e Jacó is appealing the epic Dois Irmãos opts tragic. Thus, the study starts from the hypothesis that both have much adhesion as a movement of revulsion to novelistic models. Seek to illustrate the process of building both as well as the similarities and differences. To do so, we will expose our considerations into four chapters. In the first chapter we present a summary of the panel on Comparative Literature, Theory of the novel, the epic genre and its metamorphosis into romance so that we can monitor developments that romance has suffered over time. The second chapter will deal specifically with the construction process of Esaú e Jacó and their structural elements and their main intertextualities. In the third work the procedure of construction work Dois Irmãos have a parameter in the construction of its protagonists, the elements of the Dionysian and Apollonian aspects, in addition to having conversations with some of the major Greek tragedies and the Bible finally confront the similarities and divergent aspects in the paths taken by the two works.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:07:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SEBASTIANA FERNANDES BARROS.pdf: 725610 bytes, checksum: e7d4bec4e4837007aaaa0badaf546934 (MD5) Previous issue date: 2015-03-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9511/SEBASTIANA%20FERNANDES%20BARROS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDois irmãospor
dc.subjectEsaú e Jacópor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectLiteratura Comparadapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectDois irmãoseng
dc.subjectEsaú e Jacóeng
dc.subjectComparative Literatureeng
dc.subjectnarrativeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDAS INSTÂNCIAS CRIATIVAS DO ROMANCE: ESAÚ E JACÓ E DOIS IRMÃOS.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEBASTIANA FERNANDES BARROS.pdf708,6 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.