Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Ana Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2041161580319256por
dc.contributor.advisor1Lima, Maria de Fátima Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911por
dc.contributor.referee1Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee2Pinto, Divino José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:07:14Z-
dc.date.available2016-03-11-
dc.date.issued2016-02-12-
dc.identifier.citationDIAS, Ana Maria. O IMAGINÁRIO E O POÉTICO NA OBRA A PAIXÃO SEGUNDO G.H.. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3245-
dc.description.resumoA literatura moderna no século XX, especialmente o romance, passou por um processo radical de modernização, abdicando-se de vez das amarras do século XIX, que não a deixava fluir enquanto gênero. Uma das inovações dos autores contemporâneos foi a de narrar seus textos em primeira pessoa, facilitando, assim, a aproximação do leitor com o que estava sendo narrado. O objetivo desta pesquisa é analisar o imaginário e o poético no romance A Paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, escrito em 1964. O primeiro capítulo desta pesquisa mostra a relação entre o poeta e o historiador, seguido da definição de imagem, imaginário e símbolo nas visões de Sartre, Bachelard e Durand. O segundo capítulo analisa a linguagem imagética da narrativa e, por meio desta, faz uma comparação entre o quarto, onde se encontra a personagem G.H, e o complexo de Jonas, tendo como suportes teóricos os mesmos autores do primeiro capítulo. Este capítulo ainda apresenta o insight da personagem narradora e o seu momento zênite. No terceiro capítulo, discute-se a poeticidade da obra. Para tanto, fez-se um estudo sobre a dimensão da linguagem poética e, em seguida, uma análise da linguagem metafórica na visão de Paul Ricouer e Octávio Paz, com o subtítulo Nem verdade, nem mentira: metáfora . Neste capítulo, além de discutir a linguagem imagética, são explorados também os sinais gráficos e os traços polissêmico e metafórico da obra para comprovar que esta é um poema em prosa.por
dc.description.abstractModern literature in the twentieth century, especially the novel, underwent a radical modernization process, abdicating itself of the shackles of the nineteenth century, that did not let it flow as gender. One of the innovations of contemporary authors was to narrate his writing in first person, facilitating, thereby, the approach of the reader with what was being narrated. The objective of this research is to analyze the imaginary and the poetic in the novel Passion according to G.H., by Clarice Lispector, written in 1964. The first chapter of this research shows the relationship between the poet and the historian, then the image, imaginary and symbol concepts, according to Sartre, Bachelard and Durand. The second chapter analyzes the imagery language of the narrative. By means of the images, a comparison is made between the room, where G.H character is in, and Jonas complex, with the same view of the authors cited above. This chapter also presents the insight of the narrator character and her zenith moment. In the third chapter, the poeticity of the work is discussed. Therefore, a study was made about the dimension of poetic language and, then, an analysis of metaphorical language by Paul Ricouer and Octavio Paz, with the subtitle Nor truth, nor lie: metaphor . In this chapter, besides discussing imagery language, graphic signs and polissemic and metaphorical traces of the work were explored in order to prove it is a prose poem.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA MARIA DIAS.pdf: 1030331 bytes, checksum: 81de7b911362ce538694cb2bcbc9d7c7 (MD5) Previous issue date: 2016-02-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9603/ANA%20MARIA%20DIAS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programLiteratura e Crítica Literáriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectA Paixão segundo G.H.por
dc.subjectImagempor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectMetáfora vivapor
dc.subjectPassion according to G.H.eng
dc.subjectImageeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectLiving metaphoreng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO IMAGINÁRIO E O POÉTICO NA OBRA A PAIXÃO SEGUNDO G.H.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARIA DIAS.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.