Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3253
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pires, Flaviane | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5995461629322494 | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Éris Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1452128618056274 | por |
dc.contributor.referee1 | Bessa, Márcio Leite de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6217992602015080 | por |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Maria Aparecida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | Maria Aparecida Rodrigues | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-10T11:07:17Z | - |
dc.date.available | 2016-04-08 | - |
dc.date.issued | 2016-02-23 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Flaviane. POÉTICAS NA ERA DA INFORMÁTICA: ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3253 | - |
dc.description.resumo | As invenções humanas e a consequente evolução tecnológica acarretam inovadoras mudanças nos meios de produção artística. Neste cenário, novas formas do fazer poético, aliadas às tecnologias de ponta, também passam a se configurar. A presente pesquisa traz como foco central, a poesia feita em meio computacional, bem como uma perspectiva de conceituação e exemplificação. Durante o desenvolvimento deste produto crítico, será abordada a relação semiótica triádica estabelecida entre a poesia, as artes, ciência e tecnologia, no processo de promoção do poema digital e outras formas poéticas informatizadas. Neste contexto, a presente pesquisa justifica-se por ser a internet um instrumento da contemporaneidade, que amplia a quantidade de possibilidades combinatórias, além da acessibilidade e divulgação de obras. Esta dimensiona uma nova estrutura relacional entre poeta e leitor, tanto na produção do poema quanto na sua recepção e na interação entre os dois sujeitos. Fato que resulta em uma nova perspectiva entre eles, agora composta por autor-máquina-programadorleitor, possibilitando a criação de uma poesia alternativa que circula no espaço eletroeletrônico- digital. O objetivo principal, deste estudo, é elucidar a possível conceituação de poesia digital, suas particularidades, especificidades e nuances, seus principais elementos de composição e, também, algumas de suas classificações de acordo com os recursos tecnológicos empregados na sua produção. Outros aspectos também abordados serão a desumanização, a descentralização do eu e a desterritorialização presentes na poesia digital, acarretadas pela dinâmica da tecnologia computacional. Assim como, suas probabilidades de criatividade, interação e interferência e as possibilidades de hipertextualidade, hipermidialidade e interconectividade promovidas pela obra poética veiculada na rede de internet. Almeja-se, desta forma, contribuir com o ensejo conceitual-teórico já existente, amplo e bem diversificado, e que vem sendo desenvolvido por pesquisadores e autores, dentre os quais, vários foram situados como fundamentação teórica no corpo da pesquisa. | por |
dc.description.abstract | Human inventions and its consequent technological evolution carry innovative changes in the realms of artistic production. In this scenario, new forms of poetry, aligned with technology also begin to configure it. The present research brings to focus, poetry created with a computational medium, with the attempt of exemplification and conception. During the development of this critic product, the semiotic triadic relationship will be addressed between poetry, art, sciences, and technology to promote digital poetry and other information-based forms of poetry. In this context, present research justifies itself with the Internet being a contemporary instrument that amplifies the quantity of possible combinations, aside from the accessibility and disclosure of work. This allows for a new relational dimension between the poet and the reader, both in the producing of the poem as well as in its reception and interaction between both subjects. This fact results in a new relational perspective between them, now composed of authormachine- programmer-reader, allowing for an alternative form of poetry that circulates in the electro-electronic- digital space. The main goal of this study is to clarify the possible conceptualization of digital poetry, its particularities, specificities, and nuances, its main elements of composition, and also its classifications according to the technological resources employed for its production. Other important aspects that were established include the dehumanization, decentralization of I, and the de-terrorization that is present in digital poetry carried by the dynamic nature of computer technology. Just as the probabilities of creativity, interaction and interference by any part of the three formative segments and the possibilities of hypertextuality, hyper use of media and interconnectivity promoted by poetic works, conveyed through the Internet. It is hoped that this manner, contributes with the conceptual theoretical opportunity that already exists, good and ample diversification that has been in development by authors and researchers, in which many were situated as the theoretical foundation in the body of the research. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-10T11:07:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Flaviane Pires.pdf: 1267151 bytes, checksum: c81e5ae49ff909e99a7ebd976e52dca5 (MD5) Previous issue date: 2016-02-23 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/9714/Flaviane%20Pires.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | poesia digital | por |
dc.subject | relações semióticas | por |
dc.subject | tecnologia | por |
dc.subject | criatividade interatividade | por |
dc.subject | digital poetry | eng |
dc.subject | semiotic relationships | eng |
dc.subject | technology | eng |
dc.subject | creativity | eng |
dc.subject | interactivity | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Poéticas na era da informática: arte, ciência e tecnologia | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flaviane Pires.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.