Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParo, Sandra Regina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8364183370912379por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Alice Maria de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9748926083860842por
dc.contributor.referee1Assumpção, Albertina Vicentini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767054E6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Lima, Rogério da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2929899812598313por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:07:25Z-
dc.date.available2015-01-29-
dc.date.issued2008-10-10-
dc.identifier.citationPARO, Sandra Regina. CRÍTICA TEXTUAL EM TUTAMÉIA TERCEIRAS ESTÓRIAS O PROSSEGUIR, A TRAVESSIA RITMICA. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3269-
dc.description.resumoEste trabalho propõe um estudo da obra Tutaméia - Terceiras estórias, de João Guimarães Rosa através da Crítica Textual, teoria que nos permite verificar o percurso criador deste livro. A partir da análise de manuscritos e datiloscritos do conto No Prosseguir , na tentativa de estabelecer a diferença entre eles de modo a tecer uma abordagem de caráter crítico da obra e a partir da publicação do conto no jornal médico Pulso, da construção paratextual da obra e da primeira edição, de 1967, nosso objetivo é traçar, de acordo com os elementos verificados na análise, a trajetória do texto em busca da expressividade marcada através do ritmo. Realizamos, neste trabalho, um estudo da tradição escrita para a composição do livro como objeto acessório para entendê-lo como objeto essencial. Historicamente, passamos da relação entre o original, manuscrito ou impresso, verificando a tradição manuscrita e a tipográfica, estabelecendo uma trajetória da crítica textual até os dias atuais. Verificamos a construção paratextual inusitada admitida por Guimarães Rosa nas Terceiras estórias e a organização editorial da obra perante as normas editoriais vigentes. O confronto entre os documentos levantados foi trabalho meticuloso e direcionou-nos para algumas curiosidades sobre a construção textual em Tutaméia - Terceiras Estórias. Localizamos elementos norteadores para o entendimento da construção totalizadora da obra através do ritmo como elemento crítico. Esta pesquisa é, portanto, a tentativa de estabelecer o texto diante dos manuscritos, datiloscritos e primeira edição através do exame dos documentos a comparação entre todos os testemunhos para apontar uma verificação sobre o ritmo do texto de Guimarães Rosa.por
dc.description.abstractThis work proposes a study of the work Tutaméia - Terceiras estórias, of João Guimarães Rosa through the Textual Critic, theory that allows to verify us the creative course of this book. Starting from the analysis of manuscripts and datiloscripts of the short story "No Prosseguir", in the attempt of establishing the difference among them in way to weave an approach of critical character of the work and starting from the publication of the story in the newspaper medical Pulso, of the construction paratextual of the work and of the first edition, of 1967, our objective is to draw, in agreement with the elements verified in the analysis, the path of the text in search of the expressiveness marked through the rhythm. We accomplished, in this work, a study of the tradition written for the composition of the book as accessory object to understand it as essential object. Historically, we passed of the relationship among the original, manuscript or printed paper, verifying the tradition by hand written and the typographic, establishing a path of the textual critic to the current days. We verified the construction unusual paratextual admitted by Guimarães Rosa in the short stories of Terceiras estórias and the organization editorial of the work before the norms effective editorials. The confrontation among the documents was meticulous work and it addressed us for some curiosities about the textual construction in Tutaméia - Terceiras estórias. We located elements directors for the understanding of the construction complete of the work through the rhythm as critical element. This research is, therefore, the attempt of establishing the text due to the manuscripts, datiloscripts and first edition through the exam of the documents the comparison among all of the testimonies to point a verification of the rhythm in Guimarães Rosa s text.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:07:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANDRA REGINA PARO.pdf: 5910671 bytes, checksum: 71352c0b41c3aa9523348e3eb92178e1 (MD5) Previous issue date: 2008-10-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9781/SANDRA%20REGINA%20PARO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJoão Guimarães Rosapor
dc.subjectTutaméia Terceiras Estóriaspor
dc.subjectCrítica Textualpor
dc.subjectritmo.por
dc.subjectJoão Guimarães Rosaeng
dc.subjectTutaméia Terceiras Estóriaseng
dc.subjectTextual Criticeng
dc.subjectrhythmeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleCRÍTICA TEXTUAL EM TUTAMÉIA TERCEIRAS ESTÓRIAS O PROSSEGUIR, A TRAVESSIA RITMICApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRA REGINA PARO.pdf5,77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.