Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, César Henrique Guazzelli e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332862673336296por
dc.contributor.advisor1Quadros, Eduardo Gusmão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113por
dc.contributor.referee1Assumpção, Albertina Vicentini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767054E6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4887520444879981por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:21:33Z-
dc.date.available2014-05-16-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.citationSOUSA, César Henrique Guazzelli e. A Subversão da Fronteira: o spaghetti western como crítica ao ideal de progresso.. 2014. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3319-
dc.description.resumoO presente trabalho se sustenta sobre a perspectiva de que os spaghetti westerns, filmes de faroeste italianos produzidos para os cinemas populares entre as décadas de 1960 e 1970, são uma representação paródica do mito da fronteira no cinema que subverte as premissas do western clássico americano e, ao fazê-lo, constroem uma representação da fronteira ao avesso, que se sustenta sobre uma retórica de crítica ao ideal de progresso. No lugar da análise fílmica de tradição formalista, propõe-se uma leitura dos filmes estudados por meio das dinâmicas que os relacionam com o público e a crítica, a partir das premissas da estética da recepção e da teoria da paródia. A partir daí, oferece-se uma leitura dos spaghetti westerns como narrativas que, através de uma visão carnavalizada do seu referente, o reatualizam para o público, em consonância com as alterações na cotidianidade dos espectadores decorrentes do conjunto de crises e convulsões sociais que emergem no mundo ocidental a partir da metade da década de 1960.por
dc.description.abstractThe present work was made over the perspective that the spaghetti westerns, Italian western films produced for the popular cinemas between the 1960s and 1970s, represent the frontier myth on cinema as a parody, in a way that subvert the basic premises of the classical American western and, doing that, perform the frontier myth ironicaly, sustaining itself on a rhetoric that is a rebut to the ideal of progress. Instead of the formalist film analysis, we propose an interpretation of the films researched trough their appropriation by the public, concurring with the theoretical proposal of the reception theory and the parody theory. The spaghetti westerns are here analyzed as a carnivalized vision of its referent, refreshing it for the public, following the large number of social convulsions and crisis that emerge in the western world in the middle of the 1960s.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:21:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CESAR HENRIQUE GUAZZELLI E SOUSA.pdf: 4384926 bytes, checksum: db2268c94c8cd5f7de0809fdbcab9b28 (MD5) Previous issue date: 2014-02-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9853/CESAR%20HENRIQUE%20GUAZZELLI%20E%20SOUSA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programHistóriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectspaghetti westernpor
dc.subjectideal de progressopor
dc.subjectestética da recepçãopor
dc.subjectparódiapor
dc.subjectcarnavalizaçãopor
dc.subjectspaghetti westerneng
dc.subjectidea of progresseng
dc.subjectreception theoryeng
dc.subjectparodyeng
dc.subjectcarnivalizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA Subversão da Fronteira: o spaghetti western como crítica ao ideal de progresso.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CESAR HENRIQUE GUAZZELLI E SOUSA.pdf4,28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.