Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVigário, Jacqueline Siqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4145375931483469por
dc.contributor.advisor1Reinato, Eduardo José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553por
dc.contributor.referee1Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930por
dc.contributor.referee2Jorge, Luiz Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9261836167931343por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:21:36Z-
dc.date.available2014-11-19-
dc.date.issued2010-06-14-
dc.identifier.citationVIGÁRIO, Jacqueline Siqueira. CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3326-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o estudo de análise de parte das obras de arte de Frei Confaloni, constituindo um discurso imagético da História da Cultura Visual em Goiânia. Escolheu-se como recorte espacial e temporal o período entre 1950 a 1952, primeira fase da chegada do Frei à cidade de Goiás para pintar os afrescos da Igreja Nossa Senhora do Rosário. E no segundo momento, 1952 ano da sua chegada em Goiânia, a 1977, ano de seu falecimento. Através de uma pesquisa detalhada contextualizou-se o momento histórico da história da cultura dos goianienses, ressaltando a participação de Frei Confaloni na fundação da Escola Goiana de Belas Artes em 1953 e no acontecimento do I Congresso de Intelectuais em 1954. Tendo como suporte teórico metodológico a compreensão onto-artística moderna da proposta de George Didi-Huberman, buscou-se através das análises das obras de Frei Confaloni, abordar sobre a História da Cultura Visual em Goiânia, com a estética moderna apresentada pelo Frei artista que nos momentos germinais do modernismo cultural em Goiânia, buscou romper com o isolamento cultural de Goiás no cenário nacional, o que resultou na configuração de uma linguagem estética popular, regional, contrapondo a ação política modernizadora plenamente visível na imagem da nova capital. O tema exigiu o registro sobre a vida e as obras do pintor, destacando a vocação de Confaloni pelo sacerdócio e a pintura, aprofundando na relação artística entre Confaloni e o espaço ao qual esteve inserido a cidade de Goiânia. Julgou-se importante para a pesquisa contextualizar o período que aponta o nascimento da arte moderna em Goiás, destacando Confaloni na captação de elementos que rodearam a nova cultura de ambiente urbano que configurava em Goiânia a partir da década de 50.por
dc.description.abstractThis work presents the study of analysis of some pieces of art from Friar Confaloni, consisting an imaging speech of the Visual Culture History in Goiania. It was chosen as a spatial and temporal profile the periods between 1950 a 1952, first phase of the arrival of the Friar in the city of Goias to paint the alfrescos of the Nossa Senhora do Rosário Church. And the second moment, in the year of 1952, in his arrival in Goiania, 1977, year of his decease.Through a detailed research It contextualized the historic moment of the culture of the people from Goiania, emphasizing the participation of Friar Confaloni establishing the school so called Escola Goiana de Belas Artes in 1953 and in the event of the first Conference of Intellectuals in 1954.Having as a methodological theoretical support the modern artistic comprehension of the proposal of George Didi-Huberman, It was sought through the analysis of Friar Confaloni s pieces of work, the approach about the History of the Visual Culture in Goiania, with the modern aesthetic presented by Friar Confaloni who brought in the germinal moments of the cultural modernism in Goiania, in order to break of the cultural isolation of Goias in the national scenario, which resulted in the configuration of an aesthetic popular language, regional, opposing the modernizing political action truly visible in the image of the new capital. The theme required the records about the author s life and works highlighting Confaloni s vocation for the ministry and painting, probing the artistic relation between Confaloni and the space in which he was engaged the city of Goiania. It was considered important for the research to contextualize the period which points the birth of the modern art in Goias, highlighting Confaloni in the capitation of the elements surrounded a new urban environment culture which configured in Goiania starting in the fifties.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:21:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jacqueline Siqueira Vigario.pdf: 6013656 bytes, checksum: d6f897e68c59a669639addb766250417 (MD5) Previous issue date: 2010-06-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9859/Jacqueline%20Siqueira%20Vigario.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programHistóriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura Visualpor
dc.subjectConfalonipor
dc.subjectDiscurso Imagéticopor
dc.subjectGoiâniapor
dc.subjectarte modernapor
dc.subjectVisual Cultureeng
dc.subjectConfalonieng
dc.subjectImaging Speecheng
dc.subjectGoianiaeng
dc.subjectModern Arteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleCONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jacqueline Siqueira Vigario.pdf5,87 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.