Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3327
Tipo do documento: Dissertação
Título: REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.
Autor: Andrade, Marcia Aparecida Vieira 
Primeiro orientador: Quadros, Eduardo Gusmão de
Primeiro membro da banca: Reinato, Eduardo José
Segundo membro da banca: Magalhães, Sônia Maria de
Resumo: Esse trabalho faz um estudo da proposta de reorientação curricular de Goiás, observando sua concepção de ensino e de história. Fazemos uma análise a partir da história cultural, buscando aproximar o ensino de história da realidade dos estudantes e obter uma aprendizagem significativa. Priorizamos as diferentes leituras de mundo e as diversas experiências locais, concebendo o processo de aprendizagem como uma rede construída por meio desses saberes diversos. Seguindo a perspectiva histórica, os primeiros capítulos compreendem uma retomada da orientação curricular desde que a educação passou a ser institucionalizada até a sociedade contemporânea. Este panorama tem o intuito de contextualizar e esclarecer a situação presente.
Abstract: This paper is a study of the proposed curricular reorientation of Goiás, noting the design and teaching of history present in this. An analyse that follows theory of cultural history trying to approach teaching the history of reality for the students to have a significant learning this. Prioritizing the different readings of the world and the different local experiences, the learning process is a network built through these various knowledges. Within the historical perspective, the first chapter include a resumption of the curriculum guidance provided that education has become institutionalized in contemporary society. This overview is intended to contextualize and clarify the present situation.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Reorientação Curricular
Concepção de História
Ensino de História
Public Policy
Reorientation Curricular Design
Teaching of History
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas e da Terra
Programa: História
Citação: ANDRADE, Marcia Aparecida Vieira. REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3327
Data de defesa: 12-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIA APARECIDA VIEIRA ANDRADE.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.