Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3327
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010. |
Autor: | Andrade, Marcia Aparecida Vieira |
Primeiro orientador: | Quadros, Eduardo Gusmão de |
Primeiro membro da banca: | Reinato, Eduardo José |
Segundo membro da banca: | Magalhães, Sônia Maria de |
Resumo: | Esse trabalho faz um estudo da proposta de reorientação curricular de Goiás, observando sua concepção de ensino e de história. Fazemos uma análise a partir da história cultural, buscando aproximar o ensino de história da realidade dos estudantes e obter uma aprendizagem significativa. Priorizamos as diferentes leituras de mundo e as diversas experiências locais, concebendo o processo de aprendizagem como uma rede construída por meio desses saberes diversos. Seguindo a perspectiva histórica, os primeiros capítulos compreendem uma retomada da orientação curricular desde que a educação passou a ser institucionalizada até a sociedade contemporânea. Este panorama tem o intuito de contextualizar e esclarecer a situação presente. |
Abstract: | This paper is a study of the proposed curricular reorientation of Goiás, noting the design and teaching of history present in this. An analyse that follows theory of cultural history trying to approach teaching the history of reality for the students to have a significant learning this. Prioritizing the different readings of the world and the different local experiences, the learning process is a network built through these various knowledges. Within the historical perspective, the first chapter include a resumption of the curriculum guidance provided that education has become institutionalized in contemporary society. This overview is intended to contextualize and clarify the present situation. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas Reorientação Curricular Concepção de História Ensino de História Public Policy Reorientation Curricular Design Teaching of History |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas e da Terra |
Programa: | História |
Citação: | ANDRADE, Marcia Aparecida Vieira. REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3327 |
Data de defesa: | 12-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCIA APARECIDA VIEIRA ANDRADE.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.