Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGualberto, Lucirene Ferreira Santana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2335688152313345por
dc.contributor.advisor1Reinato, Eduardo José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553por
dc.contributor.referee1Nascimento, Renata Cristina de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5151454949796711por
dc.contributor.referee2Correia, Paulo Petronilio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1801687030702050por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:21:42Z-
dc.date.available2015-05-25-
dc.date.issued2014-11-20-
dc.identifier.citationGUALBERTO, Lucirene Ferreira Santana. HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DO BRINQUEDO: UM OLHAR NAS BONECAS KARAJÁ-RITXÒKÒ E BÁRBIE COMO ARTEFATOS CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS MENINAS NA ALDEIA BURIDINA.. 2014. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3338-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca contribuir com a produção acerca da História da Infância e do Brinquedo: Um olhar nas bonecas Karajá-Ritxòkò e Bárbie como artefatos culturais na construção da identidade das meninas na Aldeia Buridina. Tendo como eixo três objetivos centrais: estudar a história da infância, dos brinquedos, das brincadeiras e as relações com as meninas indígenas na Aldeia Buridina em Aruanã GO. Trazer ao conhecimento acadêmico e da população de modo geral, a história da boneca Karajá- Ritxòkò e as formas de expressão como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Compreender as condições históricas que possibilitaram um fortalecimento da identidade étnica e interétnico nesta comunidade a partir do fomento na produção da boneca de cerâmica e a inclusão da boneca Bárbie nas brincadeiras das meninas. Inicialmente a pesquisa foi norteada pela compreensão das correntes historiográficas, com ênfase na História Cultural e sua relação com o objeto desta pesquisa. Simultaneamente foi realizada uma pesquisa sobre brinquedos e brincadeiras, em que se priorizou o estudo das bonecas de cerâmica Karajá Iny e a boneca industrializada Bárbie. Envolta em um mundo de beleza, riqueza e aventura, a boneca Bárbie está imersa em uma pedagogia cultural, com o intuito de ensinar a supremacia de um tipo de corpo, raça e comportamento do consumo. A boneca de cerâmica carrega em seu corpo elementos da cultura indígena, a pintura dos grafismos perfaz o processo de produção das figuras em cerâmica pelas mulheres, articula o mundo simbólico karajá e revela igualmente um processo criativo próprio, decorrente de fatores exteriores como aqueles atribuídos pelo contato interétnico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e os principais teóricos foram Le Goff (1990) ,Braudel(1961) ,Peter Burke(2008) ,Áries (1981) ,Kuhlmann Jr.(1998) ,Gélis (1991) ,Clifford Geertz( 2004) Brougère(2004) , Walter Benjamin(1987).A metodologia foi pesquisa bibliográfica e de campo.por
dc.description.abstractThis research aims at contributing to the production about the Childhood and toys history: a reflection on the Karajá - Ritxòkò doll and the Barbie doll as cultural manufactures in the formation of the girls identity at the Aldeia Buridina (Buridina Indian settlement). It has as a main idea three central goals: (1) studying the history of childhood, toys, jokes and the relationships among-with Indian girls in the Indian Settlement (Aldeia Buridina), in Aruanã GO,(Brazil);(2) introducing into academic community s knowledge, and also in population altogether, the question of the Karajá- Ritxòkò doll, besides the expression forms as a Brazil s immaterial cultural patrimony (domain);(3) to understand the historical conditions that made possible the strengthening of ethnical andinterethnical identity in such community, through fomentation in manufacturing the doll in ceramics matter and the inclusion of the Barbie doll into the girls recreations. Initially the research has been directed by the comprehension of historic graphical streams emphasized on cultural history and his link with the focus of this research. At the same time, a search on toys and jokes has been established, in which the study of Karajá-Ritxòkò ceramics doll should get priority together with the American industrialized doll Barbie. Involved in a world of beauty, fortune and adventure, the Barbie doll is immersed in a cultural pedagogy aiming to teach the greatest value of a kind of body, race and consumption conditioning-behavior, the ceramics doll carries elements of Indian culture on its body; the painting of a set of lines drawn and pictures(with meaning) made to accomplish the process of production of pictures in ceramics by women, articulate the symbolic Karajá world and also a creative and proper process derived from external factors as well as those ones attributed by interethnic contact. A bibliography search was made, and the main theoreticians wearable Goff(1990),Braudel(1961),Peter Burke(2008), Ariès(1981),Kuhlmann Jr.(1998),Gélis (1991),Clifford Geertz(2004),Brougère(2004), Walter Benjamin(1987). The methodology consisted in bibliography and field searching.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:21:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIRENE FERREIRA SANTANA.pdf: 5660235 bytes, checksum: 5d2f7b7ae37c28fddf03dd86787592ea (MD5) Previous issue date: 2014-11-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9905/LUCIRENE%20FERREIRA%20SANTANA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programHistóriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectBrinquedospor
dc.subjectBrincadeiraspor
dc.subjectMeninas Indígenaspor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectToyseng
dc.subjectJokeseng
dc.subjectIndian girlseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleHISTÓRIA DA INFÂNCIA E DO BRINQUEDO: UM OLHAR NAS BONECAS KARAJÁ-RITXÒKÒ E BÁRBIE COMO ARTEFATOS CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS MENINAS NA ALDEIA BURIDINA.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIRENE FERREIRA SANTANA.pdf5,53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.