???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3500
Tipo do documento: Dissertação
Título: BASES TEÓRICAS E CONCEITUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE.
Título(s) alternativo(s): Theoretical and conceptual bases of sport Pedagogy.
Autor: Seabra, André Luis dos Santos 
Primeiro orientador: Paiva, Wilson Alves de
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Sadi, Renato Sampaio
Resumo: Na Pedagogia do Esporte, enquanto subárea da Educação Física, avolumou-se nas últimas décadas o número de estudos e publicações sobre a temática. Apesar do interesse da área da Educação Física por essa subárea, ainda existem questões relevantes não muito claras. As diversas propostas metodológicas aplicadas em centros de formação humana e educação esportiva contêm uma base teórica e conceitual que organiza todo o pensamento pedagógico dos autores. A Pedagogia do Esporte por ser uma subárea de recente constituição não continha um estudo que buscasse investigar suas bases teóricas e conceituais educativas. O presente estudo propôs preencher essa lacuna científica, ou seja, pretendeu-se investigar a seguinte questão: a base teórica das diversas correntes da Pedagogia do Esporte aponta para quais perspectivas educacionais? O estudo teve como objetivo central debater sob quais perspectivas educacionais ocorrem, as propostas metodológicas das diversas vertentes da Pedagogia do Esporte. Para responder a esta questão e cumprir o objetivo inicialmente destacado foram identificados os principais autores que vêm produzindo estudos na subárea Pedagogia do Esporte da Educação Física. Posteriormente, foram localizados os autores que estão propondo formas de intervenção didática sistematizada a partir da Pedagogia do Esporte, assim como se buscou conhecer a base filosófica e epistemológica destas propostas. Por fim, foram analisadas que perspectivas educacionais são resultantes da articulação teórica e das metodologias de ensino propostas. Foi desenvolvido um estudo teórico a partir da pesquisa bibliográfica. Para escolha do material adotaram-se critérios relacionados aos parâmetros científicos em consonância com o objeto. E, para o tratamento dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo, de Bardin. O estudo está dividido em quatro capítulos: no capítulo 1, o problema é contextualizado no sentido de evidenciar o surgimento histórico da Pedagogia do Esporte. O capítulo 2 apresenta as bases teóricas e conceituais educativas das diversas correntes da Pedagogia do Esporte estudadas. No capítulo 3, ocorre uma tentativa de análise dialética do surgimento das atuais correntes da Pedagogia do Esporte e no capítulo 4, após serem feitas sínteses das questões solvidas no estudo foi apresentada nossa concepção de Pedagogia do Esporte.
Abstract: The pedagogy of sport while sub-area of physical education in recent decades has increased the number of studies and publications on the subject. Despite the interest in the area of physical education for the same, there are still important issues not very clear. The various methodological proposals applied in human training facilities and sports education contain a theoretical and conceptual foundation that organizes all the pedagogical thinking of the authors. The pedagogy of sport to be a sub-area of recent Constitution did not contain a study that sought to investigate the theoretical and conceptual education bases. This study proposed to fill this gap, in other words, it was intended to meet question: the theoretical basis of the various chains of sport Pedagogy points to which educational perspective? The study aimed to: discuss what educational perspectives occur, from the joint between the theoretical basis with the methodological approach of the various aspects of sport Pedagogy. To answer this question and fulfill the goal highlighted were initially identified the top authors who are producing in sub-area studies physical education "Pedagogy of sport". Later were located which authors are proposing forms of systematic didactic intervention from the Pedagogy of sport, as well as if he sought to meet the philosophical and epistemological basis of these proposals. Finally we analyzed what are the educational prospects resulting from the theoretical articulation and teaching methodologies. A theoretical study was developed from the literature search. For choice of material related to the criteria adopted scientific parameters in line with the object. And for the treatment of the data by the chosen analysis of content of Bardin. The study is divided into four chapters: Chapter 1 the problem is contextualized in order to highlight the historical emergence of sport Pedagogy. Chapter 2 presents the theoretical and conceptual bases of the various chains of educational Pedagogy of sport studied. In Chapter 3 is an attempted dialectical analysis of the emergence of current chains of Pedagogy of sport and in Chapter 4 after being made the issues solved in this study summaries was presented our concept of sport Pedagogy.
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte, ensino, estudo e ensino, teorias.
pedagogy of sport, education, study and teaching, theories.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Seabra, André Luis dos Santos. BASES TEÓRICAS E CONCEITUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE.. 2016. [204 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3500
Data de defesa: 17-Jun-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉ LUÍS DOS SANTOS SEABRA.pdfTexto Completo1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.