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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Dionivaldo Rosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4182282815559718eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Joel Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7610590480120003eng
dc.contributor.referee1Silva, Valmor da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694eng
dc.contributor.referee2Quadros, Eduardo Gusmão de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113eng
dc.contributor.referee3Paraizo Junior, Elias Santos do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2999358592599242eng
dc.date.accessioned2016-11-11T11:53:19Z-
dc.date.issued2016-08-03-
dc.identifier.citationPires, Dionivaldo Rosa. A FÉ PROFESSADA: ANÁLISE EXEGÉTICA DE JO 9,7B-38. 2016. 265 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3541-
dc.description.resumoA presente pesquisa se propõe a inquirir exegeticamente a fé professada em Jo 9,7b-38. Objetiva-se demonstrar que, a partir do itinerário percorrido pela figura tipológica do ex-cego, narrado em Jo 9,7b-38, a comunidade constrói inteligente e ousadamente seu protagonismo e sua história, sendo fonte de inspiração e resposta alternativa frente à Sinagoga que interroga, intima, intimida e expulsa (9,18.22.34). O estudo, a partir de um viés hermenêutico, apresenta a situação e a realidade do primeiro século na qual viveu a comunidade joanina, pontuando sua trajetória existencial. Reflete sobre o uso e semântica do termo os Judeus, destacando qual a identidade e função que o mesmo assume. Iniciando pela semântica dos verbos e palavras chave da perícope, busca-se responder a uma polêmica com os Judeus. Procura-se analisar exegeticamente o processo judiciário que o ex-cego é submetido e sua profissão de fé e como se desenvolve seu protagonismo, tornando assim, a narrativa uma resposta literária ao momento histórico. A pesquisa pretende ressaltar as consequências da confissão/protagonismo do ex-cego. De um lado, a expulsão; do outro, a incriminação forçou a gestação gradual da identidade da comunidade e a construção de sua confissão cristológica por meio dos títulos importantes proclamados pelo ex-cego: no início é apenas um homem chamado Jesus (9,11), mas não só; em seguida um profeta (9,17) e, enfim, o Filho do Homem (9,35). Finalmente, o protagonismo do ex-cego se torna sinônimo de fé professada e, portanto, paradigma profético, inspirador e promotor de alternativas justamente porque prefere ser expulso da Sinagoga para continuar sendo fiel à comunidade.eng
dc.description.abstractThis research aims to investigate exegetically professed faith in John 9:7b-38. The goal is to demonstrate that, from the itinerary traveled by the typological figure of the former blind, narrated in John 9:7b-38, the community builds up smartly and boldly its protagonism and its history, becoming a source of inspiration and alternative response to the Synagogue that questions, intimates, intimidates and expels (9:18.22.34). The study, from a hermeneutic bias, presents the situation and the reality of the first century in which lived the Johannine community, punctuating his existential trajectory. It reflects on the use and semantics of the term Jews, highlighting which the identity and role that it assumes. Starting with the semantics of verbs and keywords of the pericope, it seeks to respond to a controversy with the Jews. We Seek to analyze exegetically the judicial process through which the former blind was submitted and his faith profession and how his protagonism was developed, thus making the story a literary response to the historical moment. The research aims to highlight the consequences of former blind confession/protagonism. On the one hand, the expelling; on the other, the accusation forged the gradual gestation of the community identity and building of its christological confession through major titles proclaimed by the former blind man: at the beginning it is only a man named Jesus (9:11), but not only; then a prophet (9:17) and, at last, the Son of Man (9:35). Finally, the former blind protagonism becomes synonymous with professed faith and therefore prophetic paradigm, inspiring and alternative promoter precisely because he preferred to be expelled out of the synagogue in order to remain faithful to the community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2016-11-11T11:53:18Z No. of bitstreams: 1 DIONIVALDO ROSA PIRES.pdf: 2859981 bytes, checksum: bf75090423870d3c2180c351665b4bbf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-11T11:53:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIONIVALDO ROSA PIRES.pdf: 2859981 bytes, checksum: bf75090423870d3c2180c351665b4bbf (MD5) Previous issue date: 2016-08-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10559/DIONIVALDO%20ROSA%20PIRES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCrer; Confessar; Expulsar; Protagonismo; Cegueira; Identidade.por
dc.subjectBelieve; Confess; Expel; Protagonism; Blindness; Identity.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAeng
dc.titleA FÉ PROFESSADA: ANÁLISE EXEGÉTICA DE JO 9,7B-38eng
dc.title.alternativeThe Professed faith: Exegetical Analysis of John 9:7b-38eng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

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