Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSpirandelli, Luciane Alberto dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638884668332558eng
dc.contributor.advisor1Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143352856295345eng
dc.date.accessioned2016-12-13T11:39:26Z-
dc.date.issued2005-09-30-
dc.identifier.citationSpirandelli, Luciane Alberto dos Reis. Escrita expressiva e bem-estar emocional. 2005. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3567-
dc.description.resumoA expressão emocional tem sido associada a implicações na qualidade de vida física e psicológica das pessoas. Este estudo teve como objetivo principal verificar efeitos da escrita expressiva sobre o bem-estar psicológico, utilizando o paradigma de Pennebaker. O outro objetivo foi verificar a relação entre o estilo lingüístico e a mudança do nível de ansiedade e humor. Os 94 participantes foram designados a uma de duas condições: escrever sobre trauma ou planos para o dia. Cada participante realizou, individualmente, seis sessões ao todo: quatro consecutivas, uma, sete dias após a quarta sessão e a última, trinta dias após a quinta sessão.Três medidas de ansiedade e humor foram coletadas: no início da primeira sessão e nas quinta e sexta sessões. O grupo controle apresentou resultados semelhantes ao grupo experimental. No grupo experimental, o uso de palavras referentes a emoções e o relato na primeira pessoa do singular foram relacionados à melhora no humor, mas não na ansiedade. Os resultados indicaram que a escrita expressiva não demonstrou eficácia quanto à mudança de humor e ansiedade para a maioria dos participantes, mas há características da escrita de uma vivência traumática que influenciam o bem-estar emocional.eng
dc.description.abstractThe expression of emotion has been related to physical and psychological quality of life. The present study investigated the effects of expressive writing on the psychological well-being, using Pennebaker’s writing paradigm. Another goal consisted in examining the relation between linguistic style and changes in anxiety and mood. The 94 subjects were randomly assigned to write on 4 consecutives days about either traumatic experiences or plans for the day for. Each participant took part in six individual writing sessions: four on consecutive days, one seven days after the fourth session and the last one, thirty days after the fifth session. Three measures of anxiety and mood was obtained: on the first day before the intervention and on the fifth and sixth session. The control group showed similar results compared with the experimental. In the experimental group, the use of words related to emotions and the narrative in the first person singular was linked to better mood, but not to less anxiety. Results indicate that expressive writing was ineffective for mood and anxiety for most of the participants, although there are characteristics of writing about an emotionally significant topic that influence psychological well-being.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2016-12-13T11:39:26Z No. of bitstreams: 1 Luciane Alberto dos Reis Spirandelli.pdf: 1274133 bytes, checksum: 857c9a00d418990638b40dd2ce25f399 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-13T11:39:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciane Alberto dos Reis Spirandelli.pdf: 1274133 bytes, checksum: 857c9a00d418990638b40dd2ce25f399 (MD5) Previous issue date: 2005-09-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10672/Luciane%20Alberto%20dos%20Reis%20Spirandelli.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdeeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectExpressão emocional, bem-estar psicológico, paradigma de Pennebaker.por
dc.subjectExpression of emotion, psychological well-being, Pennebaker’s writing paradigm.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAeng
dc.titleEscrita expressiva e bem-estar emocionaleng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciane Alberto dos Reis Spirandelli.pdfTexto Completo1,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.