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dc.creatorBernardes, Lígia da Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4024471738344076eng
dc.contributor.advisor1Sousa, Sônia Margarida Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1511889781304921eng
dc.contributor.referee1Francischini, Rosangela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8215665927399376eng
dc.contributor.referee2Borges, Lenise Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303031940238761eng
dc.date.accessioned2016-12-21T11:07:19Z-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationBernardes, Lígia da Fonseca. VIOLÊNCIA FÍSICA INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR TRÊS GERAÇÕES. 2011. 174 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3575-
dc.description.resumoNeste estudo, buscou-se apreender os sentidos da violência física intrafamiliar contra crianças atribuídos por três gerações de famílias de classe popular. Este trabalho constitui um recorte da pesquisa intitulada Educar/criar sem violência: prevenção da violência física familiar contra crianças, realizada com famílias cujos filhos frequentam, ou frequentavam na época da pesquisa, a Escola de Circo, em Goiânia (GO), um dos programas de extensão do Instituto Dom Fernando (IDF) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). A presente pesquisa enquadra-se no tipo qualitativo e todo o seu processo foi pautado nos pressupostos teórico-metodológicos da psicologia sócio-histórica de Vigotski, fundamentados na perspectiva do materialismo histórico e dialético. Participaram como sujeitos duas famílias, entrevistando-se membros de três gerações: avó, mãe e criança(s). Ressalva-se que em uma família foram entrevistadas duas crianças, totalizando sete sujeitos. A partir dos núcleos de significação dos sujeitos, apreenderam-se os sentidos da violência física intrafamiliar contra crianças para cada um deles. De forma geral, a violência física contra crianças foi e continua sendo um dos principais, se não o principal, método utilizado na educação/criação dos filhos das três gerações participantes. Identificou-se, porém, que embora seja um fenômeno naturalizado e banalizado pelas avós, mães e crianças entrevistadas, contraditoriamente, todos estes sujeitos expressaram sofrimento e/ou afirmaram seu pesar ao vivenciar tal violência. Concluiu-se que cada geração entende a violência física contra crianças de forma singular: para as avós, ela é legitimada, embora rejeitem a que deixa marcas físicas no corpo ou aquela que consideram mais grave; já as mães vivem uma reflexão sobre o seu uso na educação/criação dos filhos, embora encontrem dificuldade em interromper a aplicação deste método; por fim, as crianças relatam sofrimento ao serem vítimas, mas têm dificuldade em imaginar outros modelos de educação/criação.eng
dc.description.abstractThis study aimed to apprehend the senses of intrafamilial physical violence against children attributed by three generations of popular class families. This work is part of the research named Educar/criar sem violência: prevenção da violência física familiar contra crianças, which dealt with families whose children participate, or participated at the time of the research, in Escola de Circo, in Goiânia (GO), one of the extension programs of the Instituto Dom Fernando (IDF) at the Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). The present research is qualitative and all the process was based on the theoretical and methodological principles of Vigotski’s social-historical psychology, focusing on the historical and dialectical materialism perspective. Two families participated and members of three generations were interviewed: grandmother, mother, and child(ren). It is important to point out that one of the families participated with two children, totaling seven individuals. According to the core meanings of the participants, it was possible to apprehend the senses of intrafamilial physical violence against children attributed by each one of them. In a general perspective, physical violence against children was and continues being one of the main, if not the main, method used in the education of this three generations under study. Although it is a naturalized and banalized phenomenon for the interviewed grandmothers, mothers, and children, contradictorily, all these subjects expressed their suffering and/or affirmed their sorrow for having experienced such violence. In conclusion, each generation understands physical violence against children in a peculiar way: for the grandmothers, it is legitimated, although they reject the one that leaves physical marks in the body or the type they consider more severe; the mothers live a reflection about its use in their children’s education, although they find it difficult to interrupt the usage of this method of education; and finally, the children reported suffering when they are the victims, but it is difficult for them to imagine other models of education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2016-12-21T11:07:18Z No. of bitstreams: 1 Ligia da Fonseca Bernardes.pdf: 34560622 bytes, checksum: 55bb5662c8ed01a07bd0efbe1c7ed3a8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-21T11:07:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ligia da Fonseca Bernardes.pdf: 34560622 bytes, checksum: 55bb5662c8ed01a07bd0efbe1c7ed3a8 (MD5) Previous issue date: 2011-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10696/Ligia%20da%20Fonseca%20Bernardes.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectFamília. Famílias de classes populares. Psicologia sócio-histórica. Sentidos. Violência física intrafamiliar contra crianças.por
dc.subjectFamily. Popular class families. Social-historical psychology. Senses. Intrafamilial physical violence against children.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAeng
dc.titleVIOLÊNCIA FÍSICA INTRAFAMILIAR CONTRA CRIANÇAS: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR TRÊS GERAÇÕESeng
dc.title.alternativeINTRAFAMILIAL PHYSICAL VIOLENCE AGAINST CHILDREN: THE SENSES ATTRIBUTED BY THREE GENERATIONSpor
dc.typeDissertaçãoeng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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