Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDemambro, Elizeu-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6764429770633899eng
dc.contributor.advisor1Silva, Margot Riemann Costa e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0720255910463552eng
dc.contributor.referee1Moysés, Aristides-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5338712409166113eng
dc.contributor.referee2Chaveiro, Eguimar Felício-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9540141505352914eng
dc.date.accessioned2017-05-12T15:03:52Z-
dc.date.issued2017-03-07-
dc.identifier.citationDemambro, Elizeu. EIXO DE INTEGRAÇÃO VIÁRIA: IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BR 158 SOBRE AS CIDADES DO VALE DO ARAGUAIA MATO-GROSSENSE ENTRE 2000 E 2014. 2017. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3688-
dc.description.resumoCom este trabalho procurou-se descobrir quais os impactos econômicos e sociais que as obras de infraestrutura viária desencadearam em municípios matogrossenses, situados ao longo da rodovia BR 158, como Barra do Garças, Água Boa, Canarana e Confresa, no período compreendido entre 2000 e 2014. Primeiramente, identificou-se o papel dos investimentos em infraestrutura rodoviária no estímulo à expansão das grandes monoculturas agrícolas, soja e milho. Na sequência, fez-se uma caracterização do perfil socioeconômico da região de influência da rodovia BR 158, abrangendo demografia, fluxo de emprego, produção econômica, exportação e importação dos municípios, entre outros. Também identificou-se a repercussão dos investimentos em infraestrutura rodoviária nos municípios em questão, para os pequenos e médios segmentos industriais e comerciais e, para finalizar, identificaram-se as mercadorias que são transportadas e as condições de suporte da rodovia na perspectiva dos caminhoneiros. A metodologia utilizada, de natureza quanti-qualitativa, foi auxiliada por instrumentos, como: a observação, a entrevista, a pesquisa documental e bibliográfica, sendo os dados apresentados, em forma de comentário e de tabelas. Ao avaliar os impactos econômicos e sociais das transformações produtivas, na área do cerrado brasileiro, derivados das obras de infraestrutura de rodovias, esperou-se contribuir para explicar a natureza do processo de integração regional em Mato Grosso, no período atual, e projetá-lo para os próximos anos, com base nas obras de infraestrutura em questão.eng
dc.description.abstractThis study seeks to determine the economic and social impacts that highway infrastructure projects caused in cities in the state of Mato Grosso, situated along the BR 158 Highway, such as Barra do Garças, Água Boa, Canarana and Confresa, in the period from 2000 to 2014. Firstly, the role of highway infrastructure investments in promoting the expansion of large monocultures, such as soybeans and corn, was identified. Then, the socioeconomic profile of the region of influence of the BR 158 Highway was characterized, encompassing demography, flow of employment, economic production, exports and imports of the cities, and other items. The study also verified the effects of highway infrastructure investments in the cities in question, in relation to small and medium-sized industrial and commercial segments. Lastly, it identified the goods that are transported and the highway support conditions from the perspective of truck drivers. The methodology used, which was quantitative and qualitative in nature, was supported by instruments, such as observation, interviews, document research and a literature review, with the data presented in the form of comments and tables. In assessing the economic and social impacts of the production changes in the Brazilian cerrado (tropical savanna ecoregion), as a result of highway infrastructure projects, the objective is to help explain the process of regional integration in Mato Grosso, in the current period, and chart it for the upcoming years, based on the infrastructure projects in question.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-05-12T15:03:52Z No. of bitstreams: 1 ELIZEU DEMAMBRO.pdf: 2164594 bytes, checksum: 554f8463ef31b4577e5aa7e6b4f140f4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-12T15:03:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIZEU DEMAMBRO.pdf: 2164594 bytes, checksum: 554f8463ef31b4577e5aa7e6b4f140f4 (MD5) Previous issue date: 2017-03-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11153/ELIZEU%20DEMAMBRO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicaseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectBR 158 – MT. Impactos econômicos e sociais. Infraestrutura rodoviária.por
dc.subjectBR 158 – MT. Social and economic impacts. Highway infrastructure.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleEIXO DE INTEGRAÇÃO VIÁRIA: IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BR 158 SOBRE AS CIDADES DO VALE DO ARAGUAIA MATO-GROSSENSE ENTRE 2000 E 2014eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZEU DEMAMBRO.pdfTexto Completo2,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.