Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Elvia Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8783654874029142eng
dc.contributor.advisor1Dantas, Maria José Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5115002204148904eng
dc.contributor.referee1Machado, Ricardo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103684476705320eng
dc.contributor.referee2Carmo, Iran Martins do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2418951329099161eng
dc.date.accessioned2017-06-01T12:20:54Z-
dc.date.issued2017-03-16-
dc.identifier.citationRibeiro, Elvia Nunes. ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS, USANDO O SOFTWARE R, APLICADA À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2017. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3694-
dc.description.resumoEsta pesquisa aplica as métricas de análise de redes sociais (ARS), visualização de informações (VI) e análise de correlação para realização de diagnósticos de um curso a distância, nas redes sociais que ocorrem no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os dados foram extraídos diretamente do banco de dados do AVA, e-Proinfo. Optou-se pelo uso do software R, versão 3.3.1, para a implementação dos scripts necessários nesta pesquisa. O software R mostrou ser uma escolha adequada e versátil para aplicações em redes, contemplando as opções geralmente disponíveis nas ferramentas específicas de ARS e recursos para manipulação, tratamento e implementação de novas soluções de redes. As análises das redes de fórum permitiram identificar a intensidade das participações individuais e das turmas. As análises não paramétricas aplicadas constataram uma alta correlação positiva entre a nota do aluno e suas contribuições no fórum, principalmente, a centralidade de saída. As correlações de Spearman e Kendal foram de 0,7921 e 0,6261 respectivamente. As análises das redes sociais, das ferramentas de mensagem e de recados e o estabelecimento de contatos entre os participantes permitiram identificar o nível de envolvimento destes no curso. Esta pesquisa contribui com a gestão de conhecimento por evidenciar as redes sociais formadas pelos dados de comunicações e de interações do curso. O acesso às redes sociais de um curso a distância possibilita ao gestor acompanhar o nível de participação, as trocas de informações e a construção de conhecimento. Estas informações são úteis para as tomadas de decisões e podem colaborar para o desenvolvimento educacional.eng
dc.description.abstractThis research applies to the social network analysis metrics (SNA), information visualization (VI) and correlation analysis for development of diagnostics of the distance learning on social networks that occur in the virtual learning environment (AVA). The data were extracted directly from the database of the AVA, e-Proinfo. The use of R software version 3.3.1 was chosen for the implementation of the necessary scripts in this research. The R software proved to be a suitable and versatile choice for applications in networks, contemplating the options generally available in SNA specific tools and resources for handling, processing and implementation of new network solutions. The analysis of forum networks identified the intensity of individual and class participation. Non-parametric analysis applied found a high positive correlation between the grade of the student and his contributions to the forum, especially the centrality of output. The correlations of Spearman and Kendall were 0.7921 and 0.6261 respectively. The analysis of social networks, messaging and note tools and the establishment of contacts among the participants turned possible the identification of the level of their involvement in the course. This research contributes to knowledge management by highlighting social networks formed by communications data and course interactions. Access to social networks of a distance course enables the Manager to monitor the level of participation, exchanges of information and the construction of knowledge. This information is useful for the decision-making and can collaborate for educational development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-06-01T12:20:54Z No. of bitstreams: 1 ELVIA NUNES RIBEIRO.pdf: 12426525 bytes, checksum: d4499bc7cc8a0340d5075c19261a8f7e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T12:20:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELVIA NUNES RIBEIRO.pdf: 12426525 bytes, checksum: d4499bc7cc8a0340d5075c19261a8f7e (MD5) Previous issue date: 2017-03-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11191/ELVIA%20NUNES%20RIBEIRO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Engenharia::Curso de Engenharia de Produçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemaseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAnálise de Redes Sociais. Visualização de Informações. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Software R.por
dc.subjectSocial Network Analysis. Information Visualization. Virtual Learning Environment. R Software.eng
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOeng
dc.titleANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS, USANDO O SOFTWARE R, APLICADA À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAeng
dc.title.alternativeANALYSIS AND VISUALIZATION OF SOCIAL NETWORK, USING THE R SOFTWARE, APPLIED TO DISTANCE EDUCATIONpor
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELVIA NUNES RIBEIRO.pdfTexto Completo12,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.