Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3733
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os Significados do Atendimento Psicossocial Realizado por Psicólogos dos CREAS de Goiânia às Crianças Vítimas de Abuso Sexual
Autor: Oliveira, Edinamar Rezende de 
Primeiro orientador: Sousa, Sônia Margarida Gomes
Primeiro membro da banca: Roure, Susie Amâncio Gonçalves de
Segundo membro da banca: Zanini, Daniela Sacramento
Resumo: O presente estudo insere-se no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Objetiva conhecer a dinâmica de funcionamento do Serviço de Proteção Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), buscando apreender as metodologias utilizadas, assim como os significados vivenciados por esses profissionais aos atendimentos psicossociais realizados. Nesse ambiente, desenvolveu-se esta pesquisa buscando provocar reflexões, expressões, coprodução de significações em relação a essa temática. Para tanto, fundamenta-se na concepção sócio-histórica formulada por Vigotski. Contou com a participação de nove profissionais da área, distribuídos nas cinco unidades do CREAS. Com base na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica, o presente estudo buscou compreender a especificidade do fenômeno por meio da técnica de “triangulação de dados” (MINAYO, 2007). Utilizaram-se como suporte metodológico para apreensão do objeto investigado pesquisa bibliográfica, documental e empírica. A coleta de informações inicialmente realizou-se mediante a literatura disponível em fontes como: sites de bancos de dados científicos – Portal CAPES, Scielo e BVS; livros, teses, dissertações e periódicos disponíveis em formato impresso e/ou digital. A pesquisa documental foi feita por meio da coleta de material, na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) do município de Goiânia. Para a realização da pesquisa empírica, valeu-se de duas técnicas: a observação simples, que ocorreu após o aceite dos participantes; e a entrevista semiestruturada. A sistematização do material coletado nesta fase foi feita com base na concepção metodológica de Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2013), composta por três passos basilares: pré-indicadores, indicadores, e núcleo de significação. O processo de análise é fundado na construção dos núcleos, em que se buscou sintetizar as mediações constitutivas dos sujeitos pesquisados, consoante seu modo de pensar, sentir e agir. Constatou-se que, em vários aspectos do atendimento psicossocial oferecido pelo CREAS/PAEFI, são inúmeros os desafios para os profissionais envolvidos, como: falta de capacitação para o desempenho esperado, falta de estrutura física para a maioria das unidades, falta de recursos diversos, falta de materiais especializados e desarticulação da rede de atendimento e proteção à criança do município. A análise dos significados presentes nas falas das participantes revelou que os psicólogos entrevistados significam o abuso sexual como um fenômeno que sempre esteve presente na sociedade. Entretanto, um dos participantes vê o fenômeno como algo naturalizado, negando, assim, sua dimensão sócio-histórica. Com relação à questão teóricometodológica, foi possível constatar a fragilidade presente neste aspecto para realização de atividades psicossociais com crianças vítimas de abuso sexual. Quanto à especificidade do atendimento, a maioria dos entrevistados destaca: o diálogo, o vínculo, o psicossocial e o lúdico. No que diz respeito à equipe multidisciplinar, esta se compõe de diversas áreas do saber. No que concerne às características do atendimento, os entrevistados atribuíram significados diferentes e enfatizaram sobre a importância de se ter o conhecimento do que seja de fato o “atendimento psicossocial”, relacionando esse conhecimento à formação do psicólogo, e ainda sobre se ter a clareza do papel a desempenhar, como o que é da competência do CREAS. Quanto ao foco do atendimento, a significação é de que o serviço de psicologia ofertado pelo CREAS não se constitui em um processo psicoterápico tradicional, mas sim em um atendimento psicossocial, focado tanto no indivíduo como nos demais membros da família, e visa efetuar e garantir um atendimento especializado. Os psicólogos consideram entraves nos atendimentos a falta de adesão das famílias, a falta de recursos materiais, espaço que propicie um atendimento de qualidade e recursos humanos. E quando mencionam sobre como seria um atendimento pleno, trazem à tona a questão da articulação da rede de atendimento como um ponto crucial para eficácia dos atendimentos.
Abstract: The present study is part of the Stricto Sensu Post-Graduation Program in Psychology of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), in the line of research Social, Work and Organizations Psychology. It aims to know the work of Specialized Protection Service for Families and Individuals (PAEFI), trying to seize the used methodologies, as the meanings experienced by these professionals to the performed psychosocial care. In this context, this research was developed, seeking to provoke reflections, expressions, coproduction of meanings in relation to this theme. Therefore, it is based on the socio-historical conception formulated by Vygotsky. It counted on the participation of nine professionals of the area, distributed in the five units of CREAS. Based on the perspective of Socio-historical Psychology, the present study sought to understand the specificity of the phenomenon through the technique of "data triangulation" (MINAYO, 2007). Bibliographical, documentary and empirical research was used as methodological support for the apprehension of the investigated object. The collection of information was initially carried out through the literature available in sources such as: scientific database sites - Portal CAPES, Scielo and BVS; Books, theses, dissertations and periodicals available in print and / or digital format. The documentary research was done through the collection of material, in the Municipal Department of Social Assistance (SEMAS) of the municipality of Goiânia. For the accomplishment of the empirical research, it was worth of two techniques: the simple observation that occurred after the acceptance of the participants; and the semi-structured interview. The systematization of the material collected in this phase was made based on the methodological conception of Nuclei of Meaning (AGUIAR; OZELLA, 2013), composed of three basic steps: pre-indicators, indicators, and core of meaning. The process of analysis is based on the construction of nuclei, in which the constitutive mediations of the subjects were searched, according to their way of thinking, feeling and acting. It was verified that in several aspects of the psychosocial care offered by CREAS / PAEFI, there are numerous challenges for the professionals involved, such as: lack of capacity building for expected performance, lack of physical structure for most units, lack of diverse resources, lack of specialized materials and disarticulation of the city's child care and protection network. The analyses of the present meanings in the speech of the participants revealed that the interviewed psychologists means the sexual abuse like a phenomenon that has always been present in society. However, one of the participants sees the phenomenon like something natural, denying it´s socio-historical dimension. Concerning to theoretical-methodological question, it was possible verify the fragility present in this aspect to achievement of psychosocial activities with children victims of sexual abuse. Concerning to the specificity of caring, most of the interviewed highlight: the dialogue, the bond, the psychosocial and the playful. Concerning to the multidisciplinary team, this one is composed by many areas of knowledge. Concerning to the characteristics of attendance, the interviewed attributed different meanings and emphasized about the importance of having the knowledge about what is psychosocial care, relating this knowledge to the psychologist education, and also about having the clarity of the role to play, like what is of the competence of CREAS. The focus of attendance, the meaning is that the service of psychology offered by CREAS is not constituted in a traditional psychotherapeutic process, but in a psychosocial care, focused both in the individual and in the other members of the family, and wants to effect and guarantee a specialized attendance. The psychologists consider barriers to the attendance are the lack of family support, the lack of material resources, space that propitiate quality care and human resources. And when the mention about how it would be a full attendance, they bring up the question of articulating of attendance network as a crucial point to efficiency of attendance.
Palavras-chave: Psicologia Sócio-histórica; Abuso sexual contra crianças; CREAS; Políticas Públicas para Combate à Violência Sexual.
Socio-historical Psychology. Sexual abuse of children. CREAS. Public Politics to combat the sexual violence.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Oliveira, Edinamar Rezende de. Os Significados do Atendimento Psicossocial Realizado por Psicólogos dos CREAS de Goiânia às Crianças Vítimas de Abuso Sexual. 2017. 130 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3733
Data de defesa: 15-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDINAMAR REZENDE DE OLIVEIRA.pdfTexto Completo2,88 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.