Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3806
Tipo do documento: Dissertação
Título: HISTÓRIA E TRANSFIGURAÇÃO EM OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA
Autor: Pimentel, Telmo de Maia 
Primeiro orientador: Pinto, Divino José
Primeiro membro da banca: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Segundo membro da banca: Oliveira, Eris Antonio
Resumo: O estudo a seguir se trata de uma leitura da obra Os Sertões de Euclides da Cunha na qual traremos à tona, dentre outras preocupações da crítica, os problemas da ficção, de modo geral refletidos e elaborados no romance moderno, a estreita relação entre a História e a Literatura, bem como, a passagem do histórico para o narrativo-historial. Somado a isso, iremos discutir a dessemantização da palavra, o esvaziamento do código, os tropos do discurso ou a mudança de direção que houve no enfoque dos fatos, para então podermos verificar todo aspecto metafórico que envolve as três partes da obra, “Terra, Homem e Luta”. Nosso intuito é lançar luzes sobre a literariedade em Os Sertões, de como o narrador euclidiano, movido por raríssimo talento artístico aborda a questão do imaginário do sertanejo, de Antônio Conselheiro e da República a fim de que possamos detectar certas convicções que se nos apresentam insondáveis à luz do discurso historiográfico, mas que, recorrendo ao discurso mítico-romanesco, novas hipóteses são aventadas, como os porquês da não entrega, da não rendição, do heroísmo, do fundamentalismo tão presentes na obra em análise. Destarte, propomos uma possibilidade de leitura em uma obra cuja complexidade de análise e discussão é um oceano intransponível e inesgotável, capaz de transcender o tempo e a própria História.
Abstract: The following study intends highlight a reading of the book Os Sertões by Euclides da Cunha, in which We will bring to the surface, among other critical concerns, problems of fiction, generally reflected and elaborated in the modern novel, the closed relationship between History and Literature, as well as the passage of history to the narrative-fictional . Added to this, we will discuss dessemantization of the word, emptying the code, the tropes of speech or change of direction that was focused on the facts, so we can verify as that the metaphorical aspect involves the three parts of the book, "Earth, Man and Fight. Our intention is to shed light on the literariness in Os Sertões, as the euclidean narrator driven by rare artistic talent deals with the backcountry imaginary, Antonio Conselheiro and the Republic so that we can detect certain convictions before us unfathomable in the light of the historiographical discourse, but that, using the mythical and fictional discourse, new hypotheses are suggested, as the reasons of non delivery, no surrender, heroism, fundamentalism as present in the analyzed work. Thus, we propose a possible reading in a work whose complexity analysis and discussion is an impassable ocean, inexhaustible, capable of transcending time and history itself.
Palavras-chave: História. Transfiguração. Historial. Tropos. Sertões.
History. Transfiguration. Fictional. Troposs. Sertões.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Pimentel, Telmo de Maia. HISTÓRIA E TRANSFIGURAÇÃO EM OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA. 2010. 67 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3806
Data de defesa: 1-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Telmo De Maia Pimentel.pdfTexto Completo320,58 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.