Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Leicina Alves Xavier-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1552942412549874eng
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329167623085176eng
dc.contributor.referee1Lima, Maria de Fatima Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911eng
dc.contributor.referee2Rosa, Maria Eneida Matos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710922183598134eng
dc.date.accessioned2017-12-08T13:05:24Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.identifier.citationPires, Leicina Alves Xavier. CONTRASTE ENTRE PERSISTÊNCIA E FLUIDEZ SENSITIVA. 2017. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3863-
dc.description.resumoEste trabalho pretende fazer um estudo relacional de algumas pinturas de Salvador Dalí e da escrita de Fernando Pessoa em Na Floresta do Alheamento sob a perspectiva da estética da persistência e fluidez. Almejamos comprovar que tanto a linguagem pictórica quanto a poética mostram-se fluidas, fragmentadas, devaneantes, paradoxais, sensitivas e de plena embriaguez. Elas nos trazem uma gama de imagens, de sonhos e de mundos mágicos do inconsciente, nos conduzindo para o transestético, que é um transespaço, pois que as obras navegam no entrelugar, na escrita do imaginário artístico, em estado de liquidez. Essas obras encontram-se fora do mundo da racionalidade, abrindo-se para o mundo do onirismo. A proposta tem como mote a abordagem fenomenológica com ênfase no contraste paradoxal pertinente à estética contemporânea. Este estudo faz parte de uma linha de pesquisa que trata da crítica contemporânea e que procura encontrar os traços teóricos da arte de agora. Dessa forma, espera-se que esta dissertação possa servir como modelo de relações estéticas de obras em formas e espécies diferentes. Desse modo, inicialmente, abordaremos a obra de arte como processo de fluidez sensitiva, como dissimulação, devaneio, movimento e como fragmentação. Posteriormente, traçaremos o percurso da arte poética pessoana que se encontra no entrelugar, transitando da dissimulação ao absurdo, e da modernidade à contemporaneidade. Por último, discorreremos sobre a persistência e fluidez nas pinturas dalinianas. Enfocaremos o insólito, a fragmentação, o saturno e o bizarro, realizando um contraponto com a prosa poética pessoana.eng
dc.description.abstractThis work intends to make a relational study of some Salvador Dalí’s paintings and Fernando Pessoa 's writing in “ Na Floresta do Alheamento” under the perspective of the aesthetics, persistence and fluidity. We aim to prove that both pictorial and poetic language are fluid, fragmented, wistful, paradoxical, sensitive and full of drunkenness. They bring us a range of images, dreams and magical worlds of the unconscious, leading us to the transaesthetic, which is a transspace, since works navigate in the interlude, in the writing of the artistic imagination, in a state of liquidity. These works lie outside the world of rationality, opening up to the world of onirism. The proposal has as its motto the phenomenological approach with emphasis on the paradoxical contrast relevant to contemporary aesthetics. This study is part of a line of research that deals with contemporary criticism and seeks to find the theoretical features of art now. Thus, it is expected that this dissertation can serve as a model of aesthetic relationships of works in different forms and species. In this way, we will initially approach the work of art as a process of sensitive fluidity, such as concealment, reverie, movement and fragmentation. Subsequently, we will trace the person’s poetic art course, in the interlude, moving from dissimulation to absurdity and from modernity to contemporaneity. Finally, we will talk about the persistence and fluidity of Dalinian paintings. We will focus on the unusual, the fragmentation, the saturn and the bizarre, realizing a counterpoint with the person’s poetic prose.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-12-08T13:05:24Z No. of bitstreams: 1 LEICINA ALVES XAVIER PIRES.pdf: 777172 bytes, checksum: c805093831e6769e207cbce7fbad4705 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-08T13:05:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEICINA ALVES XAVIER PIRES.pdf: 777172 bytes, checksum: c805093831e6769e207cbce7fbad4705 (MD5) Previous issue date: 2017-11-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11876/LEICINA%20ALVES%20XAVIER%20PIRES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectLiteratura. Pintura. Fluidez. Fragmentação. Entrelugar.por
dc.subjectLiterature. Painting. Fluidity. Fragmentation. Interlude.eng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASeng
dc.titleCONTRASTE ENTRE PERSISTÊNCIA E FLUIDEZ SENSITIVAeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEICINA ALVES XAVIER PIRES.pdfTexto Completo758,96 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.