Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3877
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Da competição à cooperação: a formação do professor de educação física e o desenvolvimento psicológico da criança durante a prática da educação física escolar |
Autor: | Vilar, Priscila Oliveira da Costa |
Primeiro orientador: | Cupolillo, Mercedes Villa |
Primeiro membro da banca: | Rey, Fernando Luis González |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Vitor Marinho de |
Resumo: | A presente investigação teve como principal objetivo o estudo de como a formação teórico-prática do Professor de Educação Física atua como mediadora dos processos de desenvolvimento psicológico da criança durante a prática da Educação Física Escolar. Tendo como principal referência a abordagem sócio-histórica-cultural e, utilizando uma metodologia engendrada a partir dos fundamentos da Epistemologia Qualitativa, o estudo parte da análise dos próprios currículos da ESEFEGO até o confronto com a prática através da observação, participação e realização de entrevistas durante um semestre de estágio supervisionado de duas estagiárias desta instituição no ano de 1999. Dentre as considerações que puderam ser feitas ao final do trabalho, destacam-se as que se referem às mudanças que ocorriam no planejamento e relacionamento das professoras estagiárias, tanto entre si como delas com as crianças, durante o movimento das aulas e da reflexão da própria prática durante as entrevistas, apontando, alguns paradoxos entre o que era academicamente aprendido e o que na prática era reconstruído, além das repercussões destes fatores no desenvolvimento psicológico das crianças. |
Abstract: | The present study intends to investigate how physical educational teachers learners mediate children’s development processes during school activities. Based on historic-cultural perspective the study focuses on qualitative epistemology analysis as a methodological approach. Research starts from ESEFEGO’s curriculum investigation to the confronts within practice by the use of participant observation and interview over a semester, involving two teachers learners from that institution supervised on their practice at school in 1999. Considerations emphasize changes that occur in teachers learners’ planning during class activities and in the relationship between themselves and the children involved in activities such as their considerations on practice. Furthermore the study points to some paradoxes between academic learning and reconstruction throughout practice and repercussions of these factors within children psychological development. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento psicológico Epistemologia qualitativa Professor Criança |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | UCG |
Departamento: | Departamento de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | VILAR, Priscila Oliveira da Costa. Da competição à cooperação: a formação do professor de educação física e o desenvolvimento psicológico da criança durante a prática da educação física escolar. 2001. 172 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3877 |
Data de defesa: | 1-Jun-2001 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRISCILA OLIVEIRA DA COSTA VILAR.pdf | Texto Completo | 568,51 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.