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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3973
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Incluindo a professora: subjetividade no contexto da inserção de crianças com necessidades educacionais especiais em classes comuns de ensino |
Autor: | Barboza, Sandra de Fátima |
Primeiro orientador: | Cupolillo, Mercedes Villa |
Primeiro membro da banca: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Segundo membro da banca: | Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é discutir aspectos da formação do professor relacionados à inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em classes comuns. Como processo histórico, complexo, remete também à singularidade de situações que envolvem sujeitos concretos em sua interatividade dinâmica. A pesquisa desenvolveu-se numa classe comum de l.ª série da rede pública estadual de Goiás no ano de l999 e teve, como principal foco, as interações que a professora mantinha com alunos egressos de classes especiais, considerando-se que professores das classes comuns são apontados como pólo de resistência ao processo inclusivo. A pesquisa visou investigar a procedência e o sentido dessa resistência. A construção dos dados valeu-se de múltiplas fontes: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa integrada, análise documental, observação participante registrada em fitas de vídeo, que se convertiam em material-base de discussão na compreensão da subjetividade da professora. Adotou-se como metodologia o contexto de significação, que se refere a recortes de situações interativo-discursivas, analisadas à partir do aporte teórico de Vygotsky e da perspectiva coconstrutivista do desenvolvimento, constituindo-se em zonas de sentido acerca do processo pesquisado. Como resultados encontrados pode-se destacar a descrença da professora em relação às políticas públicas, bem como a ausência de um projeto profissional. Há um predomínio da representação do desenvolvimento como algo dado e circunscrito ao sujeito. Observou-se que as subjetividades das crianças constituem e são constituídas dialeticamente na de sala de aula, configurando-se em situações concretas de exclusão–inclusão. A inclusão, portanto, não é uma entidade autônoma, inerente à condição dos sujeitos, mas conferida ou negada em situações de interatividade dinâmica, em que a professora solitariamente confronta-se com situações com as quais não aprendeu a lidar. |
Abstract: | The aim of this work is to assess aspects concerning teacher training in regards to the inclusion of children with special educacional needs in regular classes. Due to the historic complexity of the subject matter, specific cases of dynamic interactivity between individuals are analyzed upon. The research is based on observations carried out in a regular public elementary first grade class from Goiânia, Goiás–Brazil in 1999. The main focus was the communication the teacher maintained with students from special classes, acknowledging teachers of common classes as being the main pole of resistance to the process. This research aimed at investigating the origin and reason of that resistance. The data were collected from multiple sources: bibliographic research, integrated research, documental analysis, participating observations documented on video; the latter became the base source for the discussion in the comprehension of the teacher’s subjectivity. The metodology applied was that of meaning context referring to parts of interactive discoursive situations. They were analyzed based on Vygotsky’s theories and on developmental construtivist perspective which constituted sense zones about the research. The teacher’s disbelief in public policies as well as the lack of a professional project should be emphasized upon as being the findings of most relevance. The developmental representation is regarded as being enclosed to the individuals. It has been noted that children’s subjectivitis constituting and is dialectally constituted within exclusive-inclusive real situations in classroom. As a result, inclusion is not an autonomous entity which is inherent to the individual conditions. It is confirmed or denied within dynamic interactivity situations in which the teacher finds herself lonely facing situations with which she has not learnt how to to cope. |
Palavras-chave: | Inclusão crianças necessidades especiais políticas públicas projeto profissional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | UCG |
Departamento: | Departamento de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | BARBOZA, Sandra de Fátima. Incluindo a professora: subjetividade no contexto da inserção de crianças com necessidades educacionais especiais em classes comuns de ensino. 2001. 178 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) --Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2001. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3973 |
Data de defesa: | 21-Sep-2001 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
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