Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Parcilene Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2507709383353551eng
dc.contributor.advisor1Nalini, Lauro Eugênio Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145eng
dc.contributor.referee1Nalini, Lauro Eugênio Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145eng
dc.contributor.referee2Neto, Jorge Mendes de Oliveira Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0556918650312258eng
dc.contributor.referee3Esperidião, André Luiz Barreto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2456337352206378eng
dc.contributor.referee4Coelho, Cristiano-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566eng
dc.date.accessioned2018-09-27T18:13:44Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citationBrito, Parcilene Fernandes de. RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM). 2018.182 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4036-
dc.description.resumoA grande quantidade de informações disponíveis na internet tem viabilizado numerosas investigações de caráter multidisciplinar com o objetivo de entender nuances do comportamento de consumo humano, especialmente identificar as opiniões das pessoas sobre produtos e serviços. A partir do Behavioral Perspective Model (BPM), análises do comportamento do consumidor podem ser realizadas considerando variáveis antecedentes (cenário do comportamento e história de aprendizagem do consumidor) e consequências (reforços e punições, utilitários e informativos) à ocorrência do comportamento. A presente tese investigou o comportamento de consumo no contexto do turismo, com o BPM como suporte teórico para interpretações de dados verbais extraídos de comentários disponíveis no TripAdvisor®, website do setor. Para tanto, analisaram-se as respostas verbais de turistas-consumidores no processo de “opinar on-line” sobre componentes de produtos turísticos (especificamente, acomodações – ACO, restaurantes – RES e atrações – ATR). Os participantes da pesquisa foram os indivíduos (desconhecidos) que, entre o início de fevereiro e o final de março de 2017, emitiram, no TripAdvisor®, 6.438.497 comentários distribuídos entre os 100 destinos turísticos brasileiros mais avaliados. Descrita em dois estudos (Estudo 1 [E1] e Estudo 2 [E2]), a pesquisa de tese se propôs a: a) extração e análise de informações verbais (comentários) dos turistas com base na técnica computacional Análise de Sentimentos (AS); extração do número de indicações avaliativas dos componentes do produto turístico (ACO, RES e ATR) emitidas por turistas-consumidores com diferentes status como TripColaboradores; extração do número de votos úteis (Likes) nos comentários; b) descrever o responder avaliativo polarizado atribuído aos 100 destinos turísticos avaliados e analisar interpretativamente tal responder a partir do BPM. O E1 resultou no desenvolvimento da ferramenta SentimentALL, com foco no módulo de AS, e na geração das variáveis primárias exploradas no E2 (n = 197). No E2, dados gerados no E1 e medidas derivadas foram explorados (descritos em rankings e análises de correlação) e interpretados com recurso ao referencial conceitual do BPM. De caráter fundamentalmente exploratório, o esforço interpretativo sugeriu linhas profícuas de pesquisa e a utilidade da integração entre conhecimentos computacionais e psicológicos.eng
dc.description.abstractThe vast amount of information available on the Internet have enabled numerous multidisciplinar investigations aimed to understand nuances of human consumption behavior, especially to identify people's opinions about products and services. From Behavioral Perspective Model (BPM), consumer behavior analysis can be conducted focusing on antecedent variables (behavioral setting and consumer learning history) and consequences (reinforcement and punishment, utilitarian and informative) to the occurrence of behavior. The present thesis investigated consumption behavior in the context of tourism, with BPM as theoretical support for interpretations of verbal data extracted from comments available on the TripAdvisor®, a website about tourism. Verbal responses of tourism consumers, engaged in the process of online avaluation of components of tourism products (specifically, Accommodations [ACO], Restaurants [RES] and Attractions [ATR]), were analyzed. Research participants were the unknown individuals who, between the beginning of February and the end of March 2017, emitted 6.438.497 comments distributed among the 100 most evaluated Brazilian touristic destinations at TribAdvisor®. In two studies (Study 1 [E1] and Study 2 [E2]), the thesis research aimed at: a) extraction and analysis of tourist´s verbal information (commentaries) throught a Sentiment Analysis (SA) computational technique; extraction the number of touristic product component (ACO, RES e ATR) evaluative indications emitted by tourism consumers with different statuses as TripColaborators; extraction of the number of votes (Likes) to the comments; b) describe the polarized evaluative response attributed to the 100 evaluated touristic destinations and interpret such responding considering BPM concepts. E1 resulted in the successful development of the SentimentALL tool, focusing on the AS module, and the generation the primary variables explored in E2 (n = 197). In E2, data generated in E1 and derived measures were explored (described in rankings and correlation analyzes) and interpreted using the BPM conceptual framework. With a fundamental exploratory caracter, the interpretative effort suggested profitable research lines and utility of the computational and psychological knowledges integration.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-09-27T18:13:44Z No. of bitstreams: 1 ParcileneFernandesdeBrito.pdf: 2444083 bytes, checksum: eea4e1b897bdd9e57504c34888b57c01 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-27T18:13:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ParcileneFernandesdeBrito.pdf: 2444083 bytes, checksum: eea4e1b897bdd9e57504c34888b57c01 (MD5) Previous issue date: 2018-06-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12568/ParcileneFernandesdeBrito.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectComportamento do consumidor; Behavioral Perspective Model; Análise de Sentimento; Turismo; Avaliações positivas; Avaliações negativas.por
dc.subjectConsumer behavior; Behavioral Perspective Model; Sentiment Analysis; Tourism; Positive evaluations; Negative evaluationspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAeng
dc.titleRELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM)eng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ParcileneFernandesdeBrito.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.