Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira Júnior, Milton Marinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1243561657613116eng
dc.contributor.advisor1Campos, Pedro Humberto Faria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4165413685802953eng
dc.contributor.referee1Campos, Pedro Humberto Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4165413685802953eng
dc.contributor.referee2Mendes, Ana Magnólia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2763241614261951eng
dc.contributor.referee3Pietrafesa, José Paulo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622eng
dc.date.accessioned2018-12-13T17:25:23Z-
dc.date.issued2007-10-29-
dc.identifier.citationNogueira Júnior, Milton Marinho. Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano. 2007. 128 f. Dissertação(Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Goiânia, 2018.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4089-
dc.description.resumoA classe empresarial brasileira assume importância histórica no desenvolvimento econômica e social brasileiro, pelo seu papel transformador de contextos a partir da constituição de empresas, bem como pela geração de emprego e renda. Em meio ao turbilhão de mudanças radicais ocasionadas pela globalização, os empresários têm sido cada vez mais chamados a participar dos processos de democratização social, de modo a potencializar o exercício da cidadania com vistas a promover a diminuição da pobreza, desigualdades e exclusões sociais. O presente estudo teve como objetivo conhecer a representação social do empresário goiano no cenário da globalização, buscando identificar a importância concedida a itens de desenvolvimento social que amparam as políticas de responsabilidade social corporativa. A partir da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978), foram aplicados instrumentos de análise junto a 103 (cento e três) empresários da cidade de Goiânia e circunvizinhos, extraídos de uma amostra ocasional da base representativa da economia goiana (empresas de pequeno e médio porte). Os resultados nos permitem inferir que a classe empresarial apresentou-se muito mais próxima dos ideais de lucro e rentabilidade que marcam sua gestão econômica do que propriamente um avanço no que compete às políticas de responsabilidade social corporativa, que apenas margeiam o ambiente periférico do conteúdo representacional do empresário.eng
dc.description.abstractThe Brazilian business class assumes historical importance in the Brazilian economic and social development, for its transforming role of contexts from the constitution of companies, as well as the generation of employment and income. In the midst of the whirlwind of radical changes brought about by globalization, entrepreneurs have been increasingly called upon to participate in social democratization processes, in order to enhance the exercise of citizenship with a view to reducing poverty, inequalities and social exclusion. The present study had as objective to know the social representation of the businessman in the scenario of globalization, seeking to identify the importance granted to social development items that support the policies of corporate social responsibility. From the Theory of Social Representations (Moscovici, 1978), instruments of analysis were applied to 103 (one hundred and three) businessmen from the city of Goiânia and surrounding areas, extracted from an occasional sample of the representative base of the Goiás economy (small and midsize). The results allow us to infer that the business class has been much closer to the ideals of profit and profitability that mark its economic management than an advance in corporate social responsibility policies, which only marginalize the peripheral environment of representational content of the entrepreneur.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-12-13T17:25:23Z No. of bitstreams: 1 MILTON MARINHO NOGUEIRA JÚNIOR.pdf: 762786 bytes, checksum: c0a20ac929ccafd5d9f8291979c16b13 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-13T17:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MILTON MARINHO NOGUEIRA JÚNIOR.pdf: 762786 bytes, checksum: c0a20ac929ccafd5d9f8291979c16b13 (MD5) Previous issue date: 2007-10-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12787/MILTON%20MARINHO%20NOGUEIRA%20J%c3%9aNIOR.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectresponsabilidade social corporativa, empresário, representação socialpor
dc.subjectcorporate social responsibility, entrepreneur, social representationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAeng
dc.titleResponsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goianoeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILTON MARINHO NOGUEIRA JÚNIOR.pdf744,91 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.