Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017) |
Autor: | Nunes, Reginaldo Aparecido ![]() |
Primeiro orientador: | Machado, Maria Conceição Sarmento Padial |
Primeiro membro da banca: | Padial, Maria Conceição Padial |
Segundo membro da banca: | Rocha, Maria José Pereira |
Terceiro membro da banca: | Silva, Thiago Fernando Sant’Anna e |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo central problematizar o distanciamento entre as legislações que orientam a efetivação do Serviço Social em escolas públicas estaduais, municipais e privadas em Uberaba/MG, e o quantitativo dos referidos profissionais nos ambientes educacionais. Foi concebida no âmbito do Mestrado em Serviço Social, vinculada à linha de Pesquisa Teoria Social e Serviço Social. Evidencia em síntese e contradição do quão importante é a inserção do Assistente Social no campo educacional e quão moroso é a aprovação de uma lei em âmbito nacional. Na pesquisa sobre as legislações uberabense, mineira e nacional, foi analisada a efetivação ou não da mesma e quais os desdobramentos do acompanhamento de PL que ainda não foi apreciado pelo Congresso. A problematização da real inserção em alguns espaços apresenta-se como um caminho a ser percorrido pelos Assistentes Sociais e manifesta a carência de suas práticas sócio educativas em unidades de ensino de Uberaba, refletindo sobre a relação entre Serviço Social, escola e os processos de educação |
Abstract: | This dissertation has as main objective to problematize the distance between the legislations that guide the effective of Social Work in state, municipal and private public schools in Uberaba / MG, and the quantitative of these professionals in educational environments. It was conceived in the ambit of the Master in Social Work, linked to the line of Research Social Theory and Social Work. It shows, in synthesis and contradiction of how important is the insertion of the Social Worker in the educational field and how slow is the approval of a law at the national level. In the research on Uberaba, Minas Gerais and national legislations, it was analyzed whether or not it took place and what unfolding of the follow-up of PL that has not yet been appreciated by the Congress. The problematization of the real insertion in some spaces presents itself as a way to be for the Social Assistants and manifests the lack of its socio-educational practices in Uberaba teaching units, reflecting on the relation between Social Work, school and the processes of education. |
Palavras-chave: | Serviço Social, educação, escola Social Service; education; school |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social |
Citação: | Nunes, Reginaldo Aparecido. Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017). 2018.114 f. Dissertação( Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105 |
Data de defesa: | 7-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reginaldo Aparecido Nunes.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.