Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Luciana Luiza da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4699032396679993eng
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329167623085176eng
dc.contributor.referee1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937eng
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rômulo da Silva Vargas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3868872371524464eng
dc.date.accessioned2019-03-14T16:28:25Z-
dc.date.issued2019-02-06-
dc.identifier.citationSoares, Luciana Luiza da Silva. A DISSIMULAÇÃO ESTÉTICA E A ARTE RELACIONAL ESTUDO DA PROSA POÉTICA DE FERNANDO PESSOA E OBRAS DE ANTÔNIO POTEIRO. 2019. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4132-
dc.description.resumoEste trabalho pretende fazer um estudo da prosa poética de Fernando Pessoa, Livro do desassossego e das obras do artista plástico Antônio Poteiro sobre a perspectiva da dissimulação estética e a arte relacional. Tratam de obras instigadoras advindas de autores excepcionais, que deixaram sua marca registrada na história da literatura e das artes visuais. Apropriaremos da abordagem fenomenológica e hermenêutica para aprofundarmos nas análises das linguagens artísticas. Além de refletirmos sobre o efeito e recepção estéticos nos estudos de Iser e Jauss. A proposta se concretiza com ênfase na transição da modernidade para a pós- modernidade. Dessa forma, iniciaremos com a modernidade em transe, destacando a dissimulação estética na prosa poética pessoana, analisando seus vários heterônimos e o semi-heterônimo, Bernardo Soares. Em seguida, a relação das pinturas e esculturas de Antônio Poteiro, explorando as imagens, sobreposições e cores, conciliando com aspectos da prosa poética pessoana. Por fim, analisaremos a evidência da arte como fenômeno hermenêutico, utilizando-nos dos aspectos teóricos sobre o efeito estético e a recepção das obras. Espera-se que esta dissertação possa ampliar as expectativas do trabalho com as diferentes linguagens, poéticas e pictórias, valorizando a grandiosidade de conhecimentos que perpassam suas interpretações.eng
dc.description.abstractThis work intends to make a study of the poetic prose of Fernando Pessoa, Book of restlessness and the works of the plastic artist Antônio Poteiro on the perspective of aesthetic dissimulation and relational art. They deal with instigating works by exceptional authors, who have left their mark on the history of literature and the visual arts. We will take advantage of the phenomenological and hermeneutical approach to deepen the analysis of artistic languages. In addition to reflecting on the aesthetic effect and reception in the studies of Iser and Jauss. The proposal materializes with emphasis on the transition from modernity to postmodernity. Thus, we will begin with trance modernity, highlighting aesthetic dissimulation in the poetic prose persona, analyzing its various heteronyms and semiheteronimo, Bernardo Soares. Then, the relation of the paintings and sculptures of Antônio Poteiro, exploring the images, overlays and colors, conciliating with aspects of the poetic prose people. Finally, we will analyze the evidence of art as a hermeneutic phenomenon, using theoretical aspects about the aesthetic effect and the reception of works. It is hoped that this dissertation can expand the expectations of the work with the different languages, poetic and pictorial, valuing the greatness of knowledge that perpasses its interpretations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-03-14T16:28:25Z No. of bitstreams: 1 LUCIANA LUIZA DA SILVA SOARES.pdf: 3481816 bytes, checksum: b24ba92ea343f869479d86710a7c6e73 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T16:28:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIANA LUIZA DA SILVA SOARES.pdf: 3481816 bytes, checksum: b24ba92ea343f869479d86710a7c6e73 (MD5) Previous issue date: 2019-02-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12969/LUCIANA%20LUIZA%20DA%20SILVA%20SOARES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectProsa Poética. Arte Plástica. Dissimulação. Relacional. Efeito e Recepção.por
dc.subjectPoetic Prose. Plastic Art. Concealment. Relational. Effect and Reception.eng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASeng
dc.titleA DISSIMULAÇÃO ESTÉTICA E A ARTE RELACIONAL ESTUDO DA PROSA POÉTICA DE FERNANDO PESSOA E OBRAS DE ANTÔNIO POTEIROeng
dc.title.alternativeAESTHETIC DISSIMULATION AND RELATIONAL ART STUDY OF PROSA POÉTICA DE FERNANDO PESSOA AND WORKS OF ANTÔNIO POTEIROeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA LUIZA DA SILVA SOARES.pdfTexto Completo3,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.