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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Andreia Gontijo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177332864553504eng
dc.contributor.advisor1Vieira, Maria Aparecida da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025728342571136eng
dc.contributor.referee1Vitorino, Priscila Valverde de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1815619227221108eng
dc.contributor.referee2Neves, Heliny Carneiro Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818966187172328eng
dc.date.accessioned2019-04-15T20:04:44Z-
dc.date.issued2018-04-09-
dc.identifier.citationSouza, Andreia Gontijo da Silva. Prevalência e Fatores Associados ao Comportamento Sedentário em Escolares. 2018. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4183-
dc.description.resumoO uso indiscriminado das novas tecnologias podem levar as crianças a comportamentos sedentários podendo manter-se na adolescência até a vida adulta. OBJETIVO: Analisar a prevalência e os fatores associados ao comportamento sedentário em crianças. MÉTODO: Estudo transversal conduzido entre abril e julho de 2014 com escolares de 6 e 7 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Goiânia, Goiás, Brasil. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um formulário contendo informações sociodemográficas e de estilo de vida. Definiu-se como comportamento sedentário o uso de televisão e/ou computador/vídeo games por um tempo igual ou superior a 4 horas/dia. As diferenças entre proporções foram avaliadas pelo Teste Qui -quadrado. As variáveis independentes com valor de p ≤ 0,20 nas análises bivariáveis foram selecionadas para análise múltipla e incluídas no modelo de regressão logística binomial. Foi considerado nível de significância estatística de 5%. RESULTADOS: Das 482 crianças estudadas, 52,9% eram do sexo feminino. A prevalência global de comportamentos sedentários foi de 43,6%. Na análise multivariada as variáveis que permaneceram associadas com os comportamentos sedentários foram: o sexo masculino (OR = 1,72; IC95% 1,20-2,50); deslocamento passivo para a escola (veículo/moto) (OR = 1,28; IC95% 1,06-1,56) e número de pessoas na residência ( ≥ 6 pessoas) (OR = 2,43; IC95% 1,39-4,22). CONCLUSÕES: Foi elevada a proporção de escolares em atividades sedentárias. As crianças do sexo masculino, com deslocamento passivo para escola e pertencentes a famílias numerosas foram associadas a terem comportamentos sedentários. Estimular atividades físicas e esti lo de vida saudável na escola, na comunidade e na família deve ser estabelecido em fases precoces da vida.eng
dc.description.abstractThe indiscriminate use of new technologies may lead children to sedentary behaviors that may persist into adolescence and into adulthood. GOAL: To analyze the prevalence and factors associated with sedentary behavior in children. METHOD: A cross-sectional study conducted between April and July 2014 with 6 and 7-year-old schoolchildren of both sexes enrolled in public elementary schools in the city of Goiânia, Goiás, Brazil. For the data collection, a form containing socio-demographic and lifestyle information was used. The use of television and / or computer / video games for a time equal to or greater than 4 hours / day was defined as sedentary behavior. The differences between proportions were evaluated by the Chi-square test. The independent variables with p value ≤ 0.20 in the bivariate analysis were selected for multiple analysis and included in the binomial logistic regression model. A statistical significance level of 5% was considered. RESULTS: The overall prevalence of sedentary behaviors was 43.6%. Among the 482 children studied, 52.9% were female. In the multivariate analysis, the variables that remained associated with the sedentary behaviors were: male (OR = 1.72, 95% CI, 1.20-2.50); passive transfer to school (vehicle / motorbike) (OR = 1.28, 95% CI 1.06-1.56) and number of people in the residence (≥ 6 people) (OR = 2.43, 95% CI 1.39 -4.22). CONCLUSIONS: The proportion of schoolchildren in sedentary activities was high. Boys with passive transfer to school and belonging to large families were associated with sedentary behavior. Stimulating physical activity and healthy lifestyle at school, community and family should be established early in life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-04-15T20:04:44Z No. of bitstreams: 1 Andréia Gontijo da Silva Souza.pdf: 3479577 bytes, checksum: 1eb6780f6b1780dce7ef85ff46dcb413 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-15T20:04:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andréia Gontijo da Silva Souza.pdf: 3479577 bytes, checksum: 1eb6780f6b1780dce7ef85ff46dcb413 (MD5) Previous issue date: 2018-04-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13176/Andr%c3%a9ia%20Gontijo%20da%20Silva%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Enfermagemeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúdeeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectCriança; Saúde Escolar; Estilo de Vida Sedentário.por
dc.subjectChild; School Health; Sedentary lifestyle.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMeng
dc.titlePrevalência e Fatores Associados ao Comportamento Sedentário em Escolareseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Atenção à Saúde

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