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Tipo do documento: Dissertação
Título: Projeto de criação e implantação da Uned - Cidade de Goiás
Autor: Oliveira, Luis Cesar Fleury de 
Primeiro orientador: Woortmann, Klaas Axel Anton Wessel
Resumo: A Cidade de Goiás em função de fatores de ordem política, econômica, geográfica, que lhes proporcionaram um certo isolamento, preservou suas características urbanísticas e ambientais, o que lhe permitiu o reconhecimento pela UNESCO, em 2001, como Patrimônio Cultural da Humanidade, e fez incrementar o interesse pela cidade e região, principalmente através do setor turístico, que influencia, por sua vez, o setor imobiliário. Os imóveis da área tombada têm sido adquiridos por pessoas não residentes na cidade, para uso como residência de veraneio ou transformados em pousadas, e reformados, muitas vezes, com preservação apenas das fachadas. As áreas próximas ao entorno urbano estão se transformando em loteamentos com pouquíssima estrutura de serviços, e as áreas um pouco mais distantes estão passando por um processo de parcelamento em pequenas chácaras. Também os patrimônios imateriais tem sofrido transformações, ou descaracterizações, como é o caso da teatralização de manifestações religiosas e da modificação dos fazeres na culinária, dentre outros. Em face desses fatores existe a necessidade de mão de obra, com formação voltada para a valorização e preservação dos diversos patrimônios presentes na Cidade de Goiás, a fim de apoiar uma gestão desses mesmos patrimônios de forma técnica, social e culturalmente adequadas. Em função desses fatores e também do fato da cidade ser um polo de convergência regional de estudantes, esse projeto propõe, não a gestão desses patrimônios, mas a criação de uma Unidade de Ensino Descentralizada (UNED), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET / Goiás), para a formação de profissionais através de cursos técnicos de nível médio nas áreas de construção civil e meio ambiente. Complementando essa formação são propostos cursos regulares e também opcionais aos alunos e à comunidade na área de artes, para proporcionar conhecimento e respeito às diversas manifestações culturais. Busca esse projeto, de certa maneira também, com a criação dessa UNED, resgatar uma dívida histórica com a Cidade de Goiás, contraída com a transferência para Goiânia, e o conseqüente encerramento de suas atividades na cidade, da Escola de Aprendizes Artífices de Goiás, hoje CEFET / Goiás, única das escolas criadas pelo presidente Nilo Peçanha em 1909 a ser transferida do município de origem. Baseado na análise de diversas leis, decretos, pareceres e principalmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio e nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico para as Áreas Profissionais de Construção Civil e de Meio Ambiente; e, com a definição de um programa de necessidades, do quadro funcional administrativo e docente, e da proposta curricular para os referidos cursos, esse projeto propõe, o planejamento, a construção e a instalação dos edifícios destinados a abrigar, com sua organização administrativa e pedagógica, a UNED / Cidade de Goiás.
Abstract: Due to the particular insulation rendered by factors of political, economic and geographic nature, the City of Goiás managed to preserve its urbanistic and environmental characteristics, which led to its inscription by UNESCO in the World Cultural Heritage List in late 2001 and rendered an increased interest in the city and the region, mainly through tourism – which influences the real estate sector, by turn. More and more, buildings located in the protected area are purchased by nonresidents and turned into holiday homes or holiday inns, whose reforms frequently leave just their street-fronts untouched. Areas in the outskirts of the city are increasingly being transformed into allotments deprived of service infrastructure, and farther areas have undergone a process of division into small rural properties. Likewise, immaterial heritage have increasingly been transformed or depersonalized, such as the theatricalizing of religious forms of expression and the changes in local culinary art, among other changes. In view of the abovementioned factors, there is a pressing demand for professionals duly instructed and prepared to valorize and preserve the vast cultural heritage existing in the City of Goiás, in order to support a technically, socially and culturally-adjusted management of the aforesaid heritage. Considering these factors and the status of Goiás as a regional converging pole for students, this project does not aim at proposing ways to manage the heritage considered, but rather establishing a Decentralized Teaching Unit (UNED) under the Federal Center for Technological Education in Goiás State (CEFET/Goiás), where future professionals could be prepared through technical high school courses in the areas of Building Construction and Environment. The core technical courses would be complemented by regular and optional courses in the subject-area of Arts, to be attended by enrolled students and the local population as well, in order to develop knowledge and respect with regard to the varied cultural forms of expression. In addition, the establishment of UNED in Goiás – the proposal presented herein – also aims at expiating a historical debt with the City of Goiás, which has suffered the transfer to Goiânia of the Goiás School of Craftsmen Apprentices (later turned into CEFET/Goiás) and the conseqüent closing of its activities in the city,
Palavras-chave: UNED, história, curso, educação.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: Oliveira, Luis Cesar Fleury de. Projeto de criação e implantação da Uned - Cidade de Goiás. 2004. 68 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4229
Data de defesa: 2-Fev-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

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