???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus |
Título(s) alternativo(s): | High Abilities and Giftedness: Analysis of Special Education in the Light of the Formative Action of Jesus. |
Autor: | França, Nêuda Batista Mendes ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Valmor da |
Primeiro membro da banca: | Purificação, Marcelo Máximo |
Segundo membro da banca: | Silva, Rosemary Francisca Neves |
Resumo: | A presente pesquisa analisa a educação especial assegurada aos alunos que se destacam por um desempenho ou potencial superior. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi verificado o panorama da educação especial aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), no sistema municipal de ensino de Barro Alto-GO. A análise tem como escopo as concepções de educação que os evangelhos trazem referentes à ação formadora de Jesus, interagindo assim, religião e cultura educacional. O referencial teórico adotado tem como aporte as concepções de Renzulli (2004; 2014) sobre dotação e talento, definidas como capacidades que os indivíduos possuem ou potenciais a serem desenvolvidos e, a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) como inteligências que os indivíduos possuem e que também podem ser desenvolvidas. Para os fundamentos teóricos educacionais contribuem: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) e outros pesquisadores que estudam a área. Os métodos de pesquisa se baseiam em elementos teóricos da educação especial, legislações da área, evangelhos e em pesquisa documental nos arquivos dos órgãos e unidades educacionais. Os resultados evidenciam carências educacionais no atendimento dos alunos com potencial elevado, visto que, nenhuma ação foi desenvolvida no ano de 2018 no sistema municipal de ensino. Urge a necessidade de implementação de ações referentes a informação e a formação na área das AH/SD tanto para a comunidade escolar quanto extraescolar. |
Abstract: | The present research analyzes the special education assured to the students who excel at a higher performance or potential. Through bibliographic and documentary research the panorama of the special education to the students with high abilities / giftedness (AH / SD) was verified, in the municipal system of education of Barro Alto- GO. The analysis has as scope the conceptions of education that the gospels bring referring to the formative action of Jesus, thus interacting, religion and educational culture. The theoretical reference adopted has as contribution the conceptions of Renzulli (2004, 2014) about endowment and talent, defined as capacities that individuals possess or potentials to be developed, and the theory of multiple intelligences of Gardner (1995) as intelligences that individuals possess and that can also be developed. For the theoretical educational foundations, contribute: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) and other researchers studying the area. Research methods are based on theoretical elements of special education, area legislations, gospels, and documentary research in the archives of educational organs and units. The results evidenced educational deficiencies in the attendance of students with high potential, since no action was developed in 2018 in the municipal education system. There is an urgent need for the implementation of actions related to information and training in the AH / SD area for both the school community and out-of-school community. |
Palavras-chave: | Educação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Jesus. Special Education, High Abilities, Giftedness, Jesus. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
Citação: | França, Nêuda Batista Mendes. Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246 |
Data de defesa: | 26-Mar-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências da Religião |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nêuda Batista Mendes França.pdf | Texto Completo | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.