Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4347
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Representação Social da Imigração dos Alunos em Mobilidade Acadêmica Internacional
Autor: Espíndola, Marisa Mota da Silva 
Primeiro orientador: Campos, Pedro Humberto Faria
Primeiro membro da banca: Lemes, Lila Maria Spadoni
Segundo membro da banca: Costa, Danilo Suassuna Martins
Resumo: A internacionalização do ensino superior vem apresentando significativo crescimento na mobilidade acadêmica de alunos e professores. Trata-se de um período de bastante efervescência no ensino superior, em que muitas universidades estão investindo na área da internacionalização, organizando trabalhos em redes e visando principalmente o desenvolvimento de pesquisas conjuntas envolvendo alunos e professores. O presente trabalho tem como foco principal a análise das Representações Sociais dos alunos em mobilidade acadêmica internacional. Buscou-se conhecer as motivações dos alunos em estudar no exterior e verificar se há dificuldades de adaptação a uma nova cultura, os conflitos de enfrentamento nessa nova cultura, as expectativas da preparação da viagem, a chegada na universidade de acolhimento e o tempo de superação das possíveis dificuldades. O presente estudo é de natureza exploratória, considerando a inexistência de estudos anteriores de representação social na mobilidade acadêmica de alunos internacionais, com foco nos conteúdos ou significados que esses alunos constroem acerca do objeto. Foi realizada uma entrevista semidiretiva e uma análise do tipo lexicográfica, considerando um conjunto de palavras expressas pelos pesquisados que foram objetos de análises e conclusão dos dados, usando o software IRaMuTeQ como apoio, os resultados ficaram distribuídos em quatro classes: "O sofrimento de estar longe" "Estudo no exterior e melhoria de condições de vida" "Adaptação como processo e o tempo" " Dificuldades culturais em relação ao ensino e as finanças". Ficou evidente que os dois maiores conflitos foram a saudade de casa e as diferenças no ensino, considerando a parte linguística e as diferenças culturais em sala de aula. Concluímos que se os alunos se dispõem a sair do seu país de origem para estudar em um novo país, com outra cultura, valores diferenciados e metodologias acadêmicas diferentes, faz-se necessário entender esse novo contexto social, interpretando as imagens, as ideias e os pensamentos formados, dentro de uma abordagem teórica das Representações Sociais, que se revela como um caminho para aferir o pensamento e os registros simbólicos que regem o comportamento e a atitude dos pesquisados, a partir do senso comum, por meio do qual se constrói uma realidade social que pode ajudar a compreender melhor a permanência desses alunos no novo ambiente, buscando sempre o seu bem-estar
Abstract: The internationalization of higher education has shown significant growth in the academic mobility of students and teachers. This is a period of high effervescence in higher education, in which many universities are investing in the area of internationalization, organizing work in networks and mainly aiming at the development of joint research involving students and teachers. The present work has as main focus the analysis of the Social Representations of students in international academic mobility. We sought to know the motivations of students to study abroad and to check if there are difficulties in adapting to a new culture, the conflicts of confrontation in this new culture, the expectations of travel preparation, arrival at the host university and the time of overcoming possible difficulties. This study is exploratory in nature, considering the lack of previous studies of social representation in the academic mobility of international students, focusing on the contents or meanings that these students construct about the object. A semi-directional interview and a lexicographic analysis were performed, considering a set of words expressed by the respondents that were the object of analysis and conclusion of the data, using the IRaMuTeQ software as support. The results were divided into four classes: "The suffering of being far away" "Study abroad and improve living conditions" " Adaptation as a process and time" "Cultural difficulties regarding teaching and finance". It was evident that the two biggest conflicts were homesickness and differences in teaching, considering the linguistic and cultural differences in the classroom. We conclude that if students are willing to leave their home country to study in a new country, with another culture, different values and different academic methodologies, it is necessary to understand this new social context, interpreting images, ideas and thoughts formed, within a theoretical approach of Social Representations, which reveals itself as a way to measure the thought and the symbolic records that govern the behavior and attitude of the respondents, based on common sense, through which a reality is constructed. which can help to better understand the permanence of these students in the new environment, always seeking their well-being
Palavras-chave: Internacionalização, Conflitos Transculturais, Representações Sociais.
Internationalization, Transcultural Conflicts, Social Representations.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Espíndola, Marisa Mota da Silva. A Representação Social da Imigração dos Alunos em Mobilidade Acadêmica Internacional. 2019. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4347
Data de defesa: 30-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marisa Mota da Silva Espíndola.pdfTexto Completo897,57 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.