Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Bruno Jorge depor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4901430040777217por
dc.contributor.advisor1Coelho, Cristianopor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566por
dc.contributor.referee1Coelho, Cristianopor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566por
dc.contributor.referee2Holanda, Ariela Oliveirapor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1845852427846585por
dc.contributor.referee3Pedroso, Reginaldopor
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9528197549640454por
dc.contributor.referee4Nalini, Lauro Eugênio Guimarãespor
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145por
dc.contributor.referee5Simonassi, Lorismario Ernestopor
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4405420791699259por
dc.date.accessioned2020-07-20T18:33:54Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationSousa, Bruno Jorge de. Efeitos de um treinamento de pais em situação de escolha sobre estilos parentais e autocontrole na educação dos filhos. 2019. 225 f. Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Go.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4460-
dc.description.resumoO estudo investigou o valor subjetivo dos pais por procedimentos de educação dos filhos e os efeitos da apresentação aos participantes de instruções de um programa de Treinamento Comportamental de Pais Escolha (TPC-E) desenvolvido a partir das noções de escolha, igualação, impulsividade e autocontrole. Um estudo teórico se propôs fundamentar as relações estudadas por meio da análise comportamental de padrões parentais a partir da noção de autocontrole. Foram realizados dois estudos empíricos sobre efeitos do TPC-E: experimento sobre escolhas hipotéticas dos pais envolvendo atraso e probabilidade de procedimentos educacionais em relação ao comportamento dos filhos; e os efeitos nos escores dos Inventários de Estilos Parentais (IEP) e Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Participaram mães adultas que conviviam com filhos, e os próprios filhos entre sete e doze anos que frequentavam duas Organizações Sociais. Os procedimentos foram: exposição a situações de escolha envolvendo atraso e probabilidade para as mães; aplicação dos inventários IEP e IHS às mães e IEP aos filhos; aplicação do TPC-E para as mães; reaplicação das medidas anteriores depois do treinamento e em follow-up. Os resultados indicaram mudanças consistentes das escolhas por procedimentos educacionais reforçadores, relacionadas ao autocontrole, nas medidas após a apresentação do TCP-E e follow-up. Também foram observados aumento em escores no IHS e no IEP. A análise dos resultados sugere reversão de escolha ou a manutenção de preferências dos pais por procedimentos reforçadores após o TCPE o que foi relacionado a alteração de padrão de estilo parental impulsivo para autocontroladopor
dc.description.abstractThe study investigated the subjective value of parental child-rearing procedures and the effects of presenting instructions to participants on a Behavioral Parent Training Choice (BPT-C) program developed from the notions of choice, matching, impulsivity and self-control. A theoretical study proposed to ground the relations studied through behavioral analysis of parental patterns based upon the notion of self-control. Two empirical studies on the effects of BPT-C were performed: experiment on hypothetical parental choices involving delay and probability of educational procedures regarding their children's behavior; and the effects on Parental Style Inventory (IEP) and Social Skills Inventory (IHS) scores. The participants were adult mothers who lived with their children, and their own children between seven and twelve years old who attended two Social Organizations. The procedures were: exposure to situations of choice involving delay and probability for mothers; application of IEP and IHS inventories to mothers and IEP to children; of BPT-C application to mothers; reapplication of previous measures after training and at follow-up. The results indicated consistent changes in choices for reinforcing educational procedures related to self-control in measurements after presentation of BPT-C and follow-up. An increase in IHS and IEP scores was also observed. The analysis of the results suggests reversal of choice or the maintenance of parental preferences by reinforcing procedures after BPT-C, which was related to the change from impulsive to self-controlled parental style patterneng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-07-20T18:33:54Z No. of bitstreams: 1 Bruno Jorge de Sousa.pdf: 2387022 bytes, checksum: f9932d5021cff2fa72907193092f9159 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-20T18:33:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno Jorge de Sousa.pdf: 2387022 bytes, checksum: f9932d5021cff2fa72907193092f9159 (MD5) Previous issue date: 2019-12-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14195/Bruno%20Jorge%20de%20Sousa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectComportamento de escolhapor
dc.subjectPreferênciapor
dc.subjectTreinamento comportamental de paispor
dc.subjectSituações comportamentais entre pais e filhospor
dc.subjectBehavior of choiceeng
dc.subjectPreferenceeng
dc.subjectParenting behavioral trainingeng
dc.subjectBehavioral situations between parents and childreneng
dc.subjectPai e filhospor
dc.subjectResponsabilidade dos paispor
dc.subjectEscolha (Psicologia)por
dc.subjectComportamento humanopor
dc.subject.cnpqCiência Humanas: Psicologiapor
dc.titleEfeitos de um treinamento de pais em situação de escolha sobre estilos parentais e autocontrole na educação dos filhospor
dc.title.alternativeEffects of parent training in situation of choice on styles parentals and self-control in children's educationeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Jorge de Sousa.pdfTexto completo2,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.