Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Luis Cesar Fleury de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727643312416239eng
dc.contributor.advisor1Silva, José Carlos Avelino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1220943315204499eng
dc.contributor.referee1Silva, Valmor da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694eng
dc.contributor.referee2Ribeiro, Maria Eliana Jubé-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5039736658730378eng
dc.contributor.referee3Capel, Heloísa Selma Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0202627724737454eng
dc.contributor.referee4Lôbo, Sônia Aparecida-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0801089783894007eng
dc.date.accessioned2020-07-22T16:41:49Z-
dc.date.issued2013-06-25-
dc.identifier.citationOliveira, Luis Cesar Fleury de. A ARQUITETURA DO SAGRADO – O SAGRADO DA ARQUITETURA. 2013. 215 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO .eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4462-
dc.description.resumoA simples menção à arquitetura do sagrado induz a imaginar a concepção artística de um edifício-igreja. Essa postura decorre do fato de a análise dessa arquitetura ter, normalmente, como foco seus estilos, técnicas e materiais empregados e a consagração dos autores, portanto valores estéticos e econômicos. Na literatura, não há trabalhos destinados ao exame dos elementos construtivos e ornamentais dessa arquitetura como transmissores de significados religiosos, sua verdadeira e importante razão de existir. Neste estudo, seguindo outra direção, propôs-se a descobrir os elementos simbólicos, construtivos ou ornamentais, presentes no espaço arquitetônico como ambiente, externo ou interno, natural ou construído e capazes de gerar no indivíduo interferências em seu viver da experiência religiosa. Com ele, pretende-se proceder à análise da forma na arte e arquitetura sagradas como potencializadora da função de propiciar o encontro com o Sagrado. A apreensão do objeto de estudo efetivou-se com a pesquisa de campo, o registro por meio de fotografias, observações no local e anotações de campo. Como universo de investigação, foi delimitado o Brasil e o foco de análise, de forma particular, os períodos Colônia e Império, do século XVI ao século XIX, e os estilos de arquitetura e arte ocorridos nesses momentos, ou seja: o Chão, o Barroco e o Rococó. Este trabalho é composto de cinco capítulos. O primeiro versa sobre a vida social, a simbologia e a arquitetura sagrada. Na seção intitulada Vida Social e Místico-Religiosa , faz-se uma pequena incursão à pré-história brasileira, a Portugal e ao Brasil no período da colonização portuguesa. A seguir, realiza-se uma análise geral de símbolos e particularizam-se os mais recorrentes. O capítulo é finalizado com um pequeno apanhado da arquitetura sagrada geral, assim como das arquiteturas Chã, Barroca e Rococó, e suas particularidades em Minas Gerais e Pernambuco. No segundo capítulo analisam-se a arquitetura e simbologia de três igrejas chãs pernambucanas. No terceiro, quarto e quinto capítulos são examinadas a arquitetura e a simbologia em uma igreja mineira e em uma pernambucana, respectivamente nos estilos Barroco da primeira fase, Barroco da segunda fase e Rococó. Como encerramento, buscou-se mostrar que com o conhecimento dos símbolos presentes nas igrejas, é possível compreender aquilo que faz a arquitetura do sagrado guardar em si o sagrado da arquitetura.eng
dc.description.abstractThe very mention to the architecture of the sacred induces one to imagine the artistic conception of a temple-building. This attitude stems from the fact that the analysis of such architecture is usually focused on its styles, techniques and applied materials, as well as on the acclaiming of its authors that is, on aesthetic and economic values. There is no literature devoted to examining the constructive and ornamental elements of such architecture as transmitters of religious meaning, their true and important reason for existence. On the other hand, the proposal of this study is to unveil the constructive or ornamental symbolic elements existing in external or internal, natural or constructed architectonic spaces, which are able to interfere in the way individuals undergo religious experience. It aims at analysing how form in sacred art and architecture potentiates the function of propitiating the meeting with the Sacred. The apprehension of the object of study has been carried out through field research, photograph records, in loco observation and field notes. Brazil has been defined as the universe of research, and the focus of analysis comprised Brazilian Colonial and Imperial periods, particularly from the XVIth to the XIXth Centuries, and the architectural and art styles which have then taken place, that is, Plain, Baroque and Rococo. This work is organised in five chapters. The first one examines social life, symbology and sacred architecture. In the section entitled Social and Mystic-Religious Life , a brief incursion into Brazilian prehistory and into Portugal and Brazil during Portuguese colonisation is made. Then, a general analysis of symbols takes place, and the recurring ones are particularised. A brief summary of sacred architecture in general, as well as Plain, Baroque and Rococo architectural styles and their respective peculiarities in the States of Minas Gerais and Pernambuco concludes the chapter. In the second chapter, the architecture and symbology of three pernambucano Plain-style churches are analysed. The third, fourth and fifth chapters are respectively dedicated to first and second-stage Baroque and Rococo. In each of them, the architecture and symbology of one mineiro and one pernambucano church are examined. In conclusion, this study intended to evidence that knowing the symbols present in churches enables us to understand what makes the architecture of the sacred bear the sacred in architecture.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-07-22T16:41:49Z No. of bitstreams: 1 LUIS CESAR FLEURY DE OLIVEIRA.pdf: 138246669 bytes, checksum: 2cdb899e484142b722fbf5d21000fde0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-22T16:41:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUIS CESAR FLEURY DE OLIVEIRA.pdf: 138246669 bytes, checksum: 2cdb899e484142b722fbf5d21000fde0 (MD5) Previous issue date: 2013-06-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14209/LUIS%20CESAR%20FLEURY%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectArquitetura Sagrada, Símbolo, Arte, Estilopor
dc.subjectSacred Architecture, Symbols, Art, Styleseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: TEOLOGIAeng
dc.titleA ARQUITETURA DO SAGRADO – O SAGRADO DA ARQUITETURAeng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIS CESAR FLEURY DE OLIVEIRA.pdfTexto Principal135,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.