Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorScolaro, Silvia Alves Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9527200907960918eng
dc.contributor.advisor1Marinho, Thais Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241eng
dc.contributor.referee1Avelar, Rezende Bruno de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398335130010152eng
dc.contributor.referee2Silva, Rosemary Francisca Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422eng
dc.date.accessioned2020-09-30T19:00:17Z-
dc.date.issued2020-02-07-
dc.identifier.citationScolaro, Silvia Alves Tavares. Sem Deus, somos nada: representações religiosas na educação infantil de Itaberaí-go. 2020. 103 fls. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4475-
dc.description.resumoEste estudo, inscrito na linha de pesquisa Cultura e Sistema Simbólico, busca apreender a visão religiosa apresentada na educação infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e uma escola municipal no município de Itaberaí-GO. A proposta é investigar, por meio de uma análise do habitus (BOURDIEU, 1983), como a atuação das educadoras e educadores é orientada por elementos religiosos no ambiente escolar e orientam suas ações pedagógicas no processo de formação e desenvolvimento das crianças de educação infantil. A hipótese é de que os conhecimentos apreendidos durante o processo de formação dos docentes em nível superior podem não ser suficientes para substituir aquelas práticas (religiosas) vivenciadas no início da vida das professoras, e que passaram a constituir seus habitus. Isso significa, que, embora aprendendo a lógica da pedagogia, as didáticas de ensino e a noção de laicidade, o habitus religioso que as constituiu identitariamente, ao longo de sua trajetória de vida, não foi substituído pelo habitus da pedagogia, pelo menos não integralmente. Logo, a religião se faz presente no processo educacional como componente de um “currículo oculto”. Este estudo foi balizado nos pressupostos de Pierre Félix Bourdieu (1983) que busca superar tanto o objetivismo quanto o subjetivismo, a partir de um estruturalismo construtivista. Desse modo, metodologicamente os dados foram coletados por meio da História de Vida e observação participante, para conhecer as trajetórias individuais e profissionais dos professores e professoras das referidas escolas, utilizou-se a análise do discurso para interpretar as narrativas atribuídas pelos agentes da pesquisa às representações sociais vinculadas ao fenômeno religioso e sua relação com o processo educacional, além disso, foi feito o levantamento histórico, por meio de revisão da literatura, do processo de secularização e laicização da educação, a fim de compreender como se estrutura o campo educacional brasileiro, tanto no âmbito de formação de professores, quanto no tocante às diretrizes da educação infantil.eng
dc.description.abstractThis study, enrolled in the line of research Culture and Symbolic System, seeks to apprehend the religious vision presented in early childhood education, in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) and a municipal school in the municipality of Itaberaí-GO. The proposal is to investigate, through an analysis of habitus (BOURDIEU, 1983), how the performance of educators and educators is guided by religious elements in the school environment and guide their pedagogical actions in the process of formation and development of children in early childhood education. The hypothesis is that the knowledge learned during the process of training teachers at a higher level may not be enough to replace those (religious) practices experienced at the beginning of the teachers' lives, which have become their habitus. This means that, while learning the logic of pedagogy, teaching didactics and the notion of secularism, the religious habitus that constituted them identitatively, throughout their life trajectory, has not been replaced by the habitus of pedagogy, at least not entirely. Therefore, religion is present in the educational process as a component of a “hidden curriculum”. This study was based on the assumptions of Pierre Félix Bourdieu (1983) who seeks to overcome both objectivism and subjectivism, based on constructivist structuralism. In this way, methodologically the data were collected through Life History and participant observation, in order to know the individual and professional trajectories of the teachers of the referred schools, the discourse analysis was used to interpret the narratives attributed by the research agents to the social representations linked to the religious phenomenon and its relationship with the educational process, in addition, a historical survey was carried out, through a literature review, of the secularization and secularization process of education, in order to understand how the Brazilian educational field is structured , both in the area of teacher training and in terms of early childhood education guidelineseng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-09-30T19:00:17Z No. of bitstreams: 1 Silvia Alves Tavares Scolaro.pdf: 1651497 bytes, checksum: b1b69fb14a2bfa9c857b98d8f5620fde (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-30T19:00:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia Alves Tavares Scolaro.pdf: 1651497 bytes, checksum: b1b69fb14a2bfa9c857b98d8f5620fde (MD5) Previous issue date: 2020-02-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14258/Silvia%20Alves%20Tavares%20Scolaro.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectReligião, Educação Infantil, Formação Docente, Violência Simbólicapor
dc.subjectReligion, Early Childhood Education, Teacher Education, Symbolic Violenceeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Teologiaeng
dc.titleSem Deus, somos nada: representações religiosas na educação infantil de Itaberaí-goeng
dc.title.alternativeWithout God, we are nothing: religious representations in the early childhood education of Itaberaí-goeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvia Alves Tavares Scolaro.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.