Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4530
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Poletto, Lizandro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9835489541775959 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Valmor da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9309261304512694 | eng |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Cristiano Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Sotelgo, Daniel Martins | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Rosemary Francisca Neves | - |
dc.contributor.referee4 | Quadro, Eduardo Gusmão de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-03T18:39:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
dc.identifier.citation | Poletto, Lizandro. A educação dos filhos em Provérbios. 2020. 100 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4530 | - |
dc.description.resumo | sta tese estuda a temática da educação dos filhos no livro de Provérbios. Analisa os principais provérbios bíblicos no contexto sapiencial do antigo Israel, e estabelece a relação com as propostas da moderna pedagogia. Na perspectiva hermenêutica faz a releitura dos provérbios antigos nos parâmetros educacionais da atualidade. Distingue limites e possibilidades, entre condicionamentos culturais e valores perenes. Com a hipótese de que os conceitos norteadores da educação dos filhos no antigo Israel continuam válidos, se bem interpretados, retomam a importância da sabedoria em todo processo educativo. Objetiva destacar métodos, valores e princípios contidos nos ditos e provérbios, sobre a relação entre pai/mãe e filho/filha, como uma relação entre mestre e discípulo/discípula. O primeiro capítulo trata da educação no antigo Israel, no seu contexto sapiencial, distinguindo conceitos, formas e expressões. O segundo capítulo aborda os provérbios aplicados à educação, em âmbito familiar e social, como proposta ética para uma vida bem sucedida. O terceiro capítulo analisa os provérbios referentes a filhos, crianças e educação em comparação com a moderna pedagogia, concretamente na perspectiva da educação libertadora e da legislação brasileira atual. Conclui que os provérbios bíblicos, apesar de sua antiguidade e de seu longo processo de elaboração, possuem valores pedagógicos válidos para a educação dos filhos até os dias atuais | eng |
dc.description.abstract | This thesis studies the theme of children's education in the book of Proverbs. It analyzes the main biblical sayings, in the context of ancient Israel, and establishes the relationship with the proposals of modern pedagogy. From a hermeneutic perspective, it reinterprets ancient proverbs in today's educational parameters. It distinguishes limits and possibilities, between cultural conditioning and perennial values. With the hypothesis that the guiding concepts of the education of children in ancient Israel remain valid, if well interpreted, it returns to the importance of wisdom in every educational process. It aims to highlight methods, values and principles contained in the sayings and proverbs, about the relationship between father/mother and son/daughter, as a relationship between teacher and disciple. The first chapter deals with education in ancient Israel, in its wisdom context, distinguishing concepts, forms and expressions. The second chapter addresses the proverbs applied to education, at the family and social level, as an ethical proposal for a successful life. The third chapter analyzes the proverbs concerning children, children and education in comparison with modern pedagogy, specifically from the perspective of liberating education and current Brazilian legislation. It concludes that biblical proverbs, despite their antiquity and long process of elaboration, have valid pedagogical values for the education of children up to the present day | eng |
dc.description.provenance | Submitted by admin tede ([email protected]) on 2020-11-03T18:38:44Z No. of bitstreams: 1 Lizandro Poletto.pdf: 727441 bytes, checksum: 395ad3ec3ebf75b124506db5e3d234c7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-03T18:39:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lizandro Poletto.pdf: 727441 bytes, checksum: 395ad3ec3ebf75b124506db5e3d234c7 (MD5) Previous issue date: 2020-08-18 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14481/Lizandro%20Poletto.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Educação. Literatura Sapiencial. Crianças e Filhos. Provérbios | por |
dc.subject | Education. Sapiential Literature. Children and Children. Proverbs. | eng |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas: Teologia | eng |
dc.title | A educação dos filhos em Provérbios | eng |
dc.title.alternative | The education of children in Proverbs | eng |
dc.type | Tese | eng |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências da Religião Doutorado em Ciências da Religião |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lizandro Poletto.pdf | 710,39 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.