Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Cristhianne Lopes do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0121991212483809 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Reinato, Eduardo José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9142540932437553 | eng |
dc.contributor.referee1 | Assumpção, Albertina Vicentini | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7943867277249847 | eng |
dc.contributor.referee2 | Pascali, Maria Julia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4860951190902334 | eng |
dc.date.accessioned | 2020-11-26T17:39:19Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-17 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento, Cristhianne Lopes do. A VOZ NA CENA GOIANIENSE – entre a memória e a identidade: uma investigação do Teatro Goianiense entre as décadas de 40 a 70.. 2012. 230 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - Goiás. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4547 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação “A voz na cena goianiense: entre a memória e a identidade – uma investigação do Teatro Goianiense entre as décadas de 40 a 70” busca compreender as influências estéticas e práticas, na formação vocal dos atores goianienses. Neste trabalho, foi possível perceber que a memória é uma fonte de estudo da historiografia moderna e, portanto, foi aqui utilizada como base metodológica por meio das entrevistas com as testemunhas desse período histórico. Essas vozes foram compostas a partir do olhar de historiadores, escritores e artistas que participaram e/ou presenciaram esse processo de constituição identitária do ator goiano. Desse modo, fez-se necessário compreender os conceitos de voz apresentado por alguns dos principais teóricos na cena teatral das primeiras décadas do século XX. Com base em tais conceitos, pretendo descrever alguns dos elementos componentes na formação e prática dos atores goianienses, especialmente em relação à abordagem do trabalho vocal. Para tanto, serão mencionados alguns grupos do movimento teatral brasileiro moderno, os princípios que impulsionaram as escolas de arte dramática das primeiras décadas do século XX, bem como suas organizações curriculares e fundamentações teóricas do trabalho vocal. Essa reconstituição memorialística nos interliga com as influências estrangeiras ao longo da revolução estética da cena nacional. Logo, os fenômenos culturais serão compreendidos como consolidadores da cena goianiense e de seus processos criativos vocais. | eng |
dc.description.abstract | The present dissertation, "The voice in the Goianiense Scene: between memory and identity - an investigation of the Goianiense Theatre between the decades 40-70" seeks to understand the aesthetic and practical influences in the training vocal of the goianienses actor. In this study we could understand that memory is a source of study of modern historiography, and thus was used here as a methodological basis through interviews with witnesses in this historical period. These voices were composited through the eyes of historians, writers and artists who participated and / or witnessed this process of identity of the actor Goiano actor. However, it became necessary to understand the concepts of voice presented by some of the leading theorists in the theater scene in the early decades of the twentieth century. Based on these concepts, I intend to describe some of the elements in training and practice of the goianienses actors, especially regarding the approach of the vocal work. For this, we mentioned some groups of modern Brazilian theater movement, the principles that drove the drama schools of the first decades of the twentieth century, as well as their theoretical foundations of the vocal work. This memorialistc reconstruction interconnect the foreign influences to us throughout this aesthetic revolution in this national scene. Therefore, cultural phenomena will be understood as consolidators in the goianiense scene and of this creative vocals processes. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by admin tede ([email protected]) on 2020-11-26T17:39:19Z No. of bitstreams: 1 Cristhianne Lopes do Nascimento.pdf: 88829616 bytes, checksum: 55d0718ed81f3aad9fc3e61421f2e7db (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-26T17:39:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristhianne Lopes do Nascimento.pdf: 88829616 bytes, checksum: 55d0718ed81f3aad9fc3e61421f2e7db (MD5) Previous issue date: 2012-08-17 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14548/Cristhianne%20Lopes%20do%20Nascimento.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Memória, cena goianiense, formação do ator, voz | por |
dc.subject | Memory, scene goianiense, training the actor's,voice | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA | eng |
dc.title | A VOZ NA CENA GOIANIENSE – entre a memória e a identidade: uma investigação do Teatro Goianiense entre as décadas de 40 a 70. | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristhianne Lopes do Nascimento.pdf | Texto Principal | 86,75 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.