Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Cristhianne Lopes do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0121991212483809eng
dc.contributor.advisor1Reinato, Eduardo José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553eng
dc.contributor.referee1Assumpção, Albertina Vicentini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7943867277249847eng
dc.contributor.referee2Pascali, Maria Julia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4860951190902334eng
dc.date.accessioned2020-11-26T17:39:19Z-
dc.date.issued2012-08-17-
dc.identifier.citationNascimento, Cristhianne Lopes do. A VOZ NA CENA GOIANIENSE – entre a memória e a identidade: uma investigação do Teatro Goianiense entre as décadas de 40 a 70.. 2012. 230 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - Goiás.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4547-
dc.description.resumoA presente dissertação “A voz na cena goianiense: entre a memória e a identidade – uma investigação do Teatro Goianiense entre as décadas de 40 a 70” busca compreender as influências estéticas e práticas, na formação vocal dos atores goianienses. Neste trabalho, foi possível perceber que a memória é uma fonte de estudo da historiografia moderna e, portanto, foi aqui utilizada como base metodológica por meio das entrevistas com as testemunhas desse período histórico. Essas vozes foram compostas a partir do olhar de historiadores, escritores e artistas que participaram e/ou presenciaram esse processo de constituição identitária do ator goiano. Desse modo, fez-se necessário compreender os conceitos de voz apresentado por alguns dos principais teóricos na cena teatral das primeiras décadas do século XX. Com base em tais conceitos, pretendo descrever alguns dos elementos componentes na formação e prática dos atores goianienses, especialmente em relação à abordagem do trabalho vocal. Para tanto, serão mencionados alguns grupos do movimento teatral brasileiro moderno, os princípios que impulsionaram as escolas de arte dramática das primeiras décadas do século XX, bem como suas organizações curriculares e fundamentações teóricas do trabalho vocal. Essa reconstituição memorialística nos interliga com as influências estrangeiras ao longo da revolução estética da cena nacional. Logo, os fenômenos culturais serão compreendidos como consolidadores da cena goianiense e de seus processos criativos vocais.eng
dc.description.abstractThe present dissertation, "The voice in the Goianiense Scene: between memory and identity - an investigation of the Goianiense Theatre between the decades 40-70" seeks to understand the aesthetic and practical influences in the training vocal of the goianienses actor. In this study we could understand that memory is a source of study of modern historiography, and thus was used here as a methodological basis through interviews with witnesses in this historical period. These voices were composited through the eyes of historians, writers and artists who participated and / or witnessed this process of identity of the actor Goiano actor. However, it became necessary to understand the concepts of voice presented by some of the leading theorists in the theater scene in the early decades of the twentieth century. Based on these concepts, I intend to describe some of the elements in training and practice of the goianienses actors, especially regarding the approach of the vocal work. For this, we mentioned some groups of modern Brazilian theater movement, the principles that drove the drama schools of the first decades of the twentieth century, as well as their theoretical foundations of the vocal work. This memorialistc reconstruction interconnect the foreign influences to us throughout this aesthetic revolution in this national scene. Therefore, cultural phenomena will be understood as consolidators in the goianiense scene and of this creative vocals processes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-11-26T17:39:19Z No. of bitstreams: 1 Cristhianne Lopes do Nascimento.pdf: 88829616 bytes, checksum: 55d0718ed81f3aad9fc3e61421f2e7db (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-26T17:39:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristhianne Lopes do Nascimento.pdf: 88829616 bytes, checksum: 55d0718ed81f3aad9fc3e61421f2e7db (MD5) Previous issue date: 2012-08-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14548/Cristhianne%20Lopes%20do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Históriaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectMemória, cena goianiense, formação do ator, vozpor
dc.subjectMemory, scene goianiense, training the actor's,voiceeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIAeng
dc.titleA VOZ NA CENA GOIANIENSE – entre a memória e a identidade: uma investigação do Teatro Goianiense entre as décadas de 40 a 70.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristhianne Lopes do Nascimento.pdfTexto Principal86,75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.