Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4574
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Transformação no espaço urbano de Goiânia: setor norte ferroviário: cadeia vintenaria. |
Autor: | Marques, Valquiria Dias |
Primeiro orientador: | Barbosa, Ycarim Melgaço |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Itamar Pereira de |
Segundo membro da banca: | Estevam, Luis Antônio |
Resumo: | O crescente processo de globalização da economia tem trazido intensa urbanização às cidades, em meio a isso, elas buscam reafirmar seu papel, adaptando-se às mudanças. Nesse contexto e atendendo a uma exigência do capitalismo, as cidades se esmeram por se tornarem espaços não apenas da produção e consumo, mas espaços atraentes a grandes investimentos que venham a aquecer a sua economia. Para tanto, investem no incentivo estratégico de mercado especulativo, fator que favorece a não visualização de um ordenamento territorial que abasteça à comunidade local, mas a grupos que, visando ao lucro, promovem transações econômicas e influenciam e alteram seu espaço urbano. Nessa perspectiva se encontra Goiânia, uma cidade que expressa transformações sócio-espaciais pautada na especulação imobiliária e no promissor empreendedorismo privado, a exemplo de ocupações de espaço pelo setor privado em loteamentos como o do Setor Norte Ferroviário, em especifico, os processos que compreenderam a ocupação do espaço, antes pertencente à antiga Estação Ferroviária e pátio de manobras. Logo, a pesquisa busca empreender esforços para analisar como o poder econômico interfere no processo de desenvolvimento do espaço urbano de uma cidade, em especifico, no espaço aqui delineado, localizado no setor Norte Ferroviário da Capital. Busca-se, assim, com este estudo analisar como o poder econômico interfere no processo de desenvolvimento do espaço urbano de Goiânia, mediante a abordagem dos processos de territorialização, desterritorialização e reteriorialização, a partir da desapropriação do espaço urbano ocupado pela Estação Ferroviária, tendo como prerrogativa o entendimento de como se deu o processo e as novas territorialidades advindas dessa mudança. A pesquisa é desenvolvida mediante estudo de caso exploratório, investigativo, retrospectivo e bibliográfico. Os descritores utilizados para a realização deste estudo constou da busca documental junto a órgãos públicos e Legislação Municipal. |
Abstract: | The crescent process of global action of the economy has been bringing intense urbanization to the cities, amid that, they look for to reaffirm your role, adapting to the changes. In that context and assisting it a demand of the capitalism, the cities improve for if they not just turn spaces of the production and consumption, but attractive spaces to great investments that come to heat up your economy. For so much, they invest in the strategic incentive of speculative market, factor that favors the non visualization of a territorial order that it provisions the local community, but to groups that, seeking to the profit, they promote economical transactions and they influence and they alter your urban space. In that perspective that found Goiânia, a city that expresses partner-space transformations ruled in the real estate speculation and in the promising private development, to example of space occupations for the private section in divisions into lots as the one of the Rail North Section, in I specify, the processes that understood the occupation of the space, before belonging to the old Rail Station and patio of maneuvers. Therefore, the research search to undertake efforts to analyze as the economical power it interferes in the process of development of the urban space of a city, in I specify, in the space here delineated, located in the section North Railway man of the Capital. It is looked for, like this, with this study to analyze as the economical power interferes in the process of development of the urban space of Goiânia, by the approach of the territorial occupations processes, without territorial occupations the process of occupation of the same space in the another moment, starting from the dispossession of the busy urban space for the Rail Station, tends as prerogative the understanding of as it felt the process and the new territorialities comes of that change. The research is developed by study of exploratory case, investigative, retrospective and bibliographical. The descriptors used for the accomplishment of this study it consisted close to of the documental search public organs and Municipal Legislation. |
Palavras-chave: | espaço urbano; especulação imobiliária; poder econômico. economical power, speculation immobiliary, urban space. |
Área(s) do CNPq: | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
Citação: | Marques, Valquiria Dias. Transformação no espaço urbano de Goiânia: setor norte ferroviário: cadeia vintenaria.. 2010. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - Goiás. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4574 |
Data de defesa: | 30-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valquíria Dias Marques.pdf | Texto Principal | 50,97 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.