Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Roseli Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0226402686714411eng
dc.contributor.advisor1Macêdo, Kátia Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558782387284931eng
dc.contributor.referee1Bendassolli, Pedro Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1107978417272282eng
dc.contributor.referee2Zanini, Daniela Sacramento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975eng
dc.contributor.referee3Nunes, Alexandre Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4192026825077254eng
dc.contributor.referee4Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143352856295345eng
dc.date.accessioned2021-03-11T18:07:32Z-
dc.date.issued2011-12-14-
dc.identifier.citationPires, Roseli Vieira. “Eu suporto tudo para me sentir artista” as vivências dos profissionais de uma companhia de teatro em relação ao seu trabalho: uma abordagem psicodinâmica.. 2011. 236 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - Goiás.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4587-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral analisar as vivências dos profissionais de uma companhia de teatro em relação ao seu trabalho e às suas estratégias para enfrentar o sofrimento e transformá-lo em prazer, com base na Psicodinâmica do Trabalho, no que diz respeito às relações entre identidade profissional e arte, à organização no contexto do trabalho e à mobilização subjetiva do trabalhador. Trata-se de um estudo de caráter descritivo exploratório, desenvolvido com profissionais de uma companhia de teatro da cidade de Goiânia, Goiás. Seus objetivos específicos foram: 1) analisar as vivências do indivíduo no trabalho, no que diz respeito à sua identidade profissional e a sua relação com a arte; 2) analisar as vivências dos trabalhadores de teatro em relação à organização, às condições e as relações de trabalho; 3) analisar as estratégias de enfrentamento do sofrimento utilizadas pelos trabalhadores de teatro. As técnicas de coletas de dados foram análise documental e entrevistas semiestruturadas individuais e coletivas, que foram avaliadas pela análise gráfica do discurso. Quanto às vivências relacionadas à identidade profissional e arte, no grupo pesquisado há um sentimento de orgulho dos profissionais, sentimento de felicidade em fazer o que gosta, de estar sempre participando de um processo criativo. Em relação à categoria relacionada à organização no contexto do trabalho, os dados indicam que, mesmo ao se tratar de uma companhia de teatro profissional, não existe um contrato de trabalho formal, porém existem normas informais. As condições de trabalho são boas, os participantes trabalham em local adequado e acolhedor. Na categoria mobilização subjetiva do trabalhador, os dados indicaram que as vivências de prazer se caracterizam pela coesão e integração da equipe. O fato de se fazer o que gosta gera prazer. No entanto, as vivências de sofrimento relacionam-se à sobrecarga na realização das tarefas, ao medo, à insegurança e à falta de reconhecimento, de autonomia, de liberdade e de tempo. Foram registrados, ainda, problemas atribuídos à falta de incentivo financeiro, sobretudo de políticas públicas para que os espetáculos aconteçam. Para minimizar seu sofrimento, alguns participantes reagem com choro, ou riso; já outros veem na discussão com o grupo uma forma de buscar novas alternativas de trabalho. O grupo está sempre usando a criatividade, elaborando estratégias, unindo e buscando um consenso para que as coisas aconteçam a contento.eng
dc.description.abstractThis study aimed at analyzing professionals’ experiences of a theater company in relation to their work and their strategies to face suffering and turn it into pleasure, based on the Psychodynamics of work, with regard to the relationship between professional identity and art, the organization of the work context and the subjective mobilization of workers. This is an exploratory descriptive study, developed with professionals at a theater company in Goiânia, Goiás. Its specific objectives were: 1) examine the experiences of the individuals at work, regarding to their professional identity and relationship with art, 2) analyze the experiences of theater workers about the organization, working conditions and, 3) examine the strategies of suffering coping used by theater workers. The techniques of data collection were documental analysis and semi-structured individual and group interviews, which were evaluated by graphical analysis of the speech. As for the experiences related to professional identity and art there is a feeling of pride, happiness in doing what it is loved and being always engaged in a creative process coming from that researched group. Towards the category related to organization in the work context, the data indicate that, despite being a professional theater company, there is not any formal employment contract, however there are informal rules. Working conditions are good; the participants work at a proper and cozy place. In the category subjective mobilization of workers, the data indicated that the experiences of pleasure are characterized by cohesion and team integration. The fact that they do what they love generates pleasure. However, the suffering experiences are related to the overload in performing the tasks, fear, insecurity and lack of recognition, autonomy, freedom and time. Problems attributed to lack of financial incentive, especially of public policies for the realization of the shows were also included in this study. To minimize their suffering, some participants react with tears or laughter, whereas others see in the discussion with the group a new way to look for employment alternatives. The group is always using creativity, developing strategies, uniting and seeking a consensus to get things done properly.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-03-11T18:07:32Z No. of bitstreams: 1 Roseli Vieira Pires.pdf: 2341648 bytes, checksum: b44b76617b3bf8c68260ce291250a158 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-11T18:07:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roseli Vieira Pires.pdf: 2341648 bytes, checksum: b44b76617b3bf8c68260ce291250a158 (MD5) Previous issue date: 2011-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14709/Roseli%20Vieira%20Pires.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectProfissionais do teatro. Psicodinâmica do Trabalho. Trabalho. Arte. Teatropor
dc.subjectTheater professionals. Psychodynamics of work. Work. Art. Theatepor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAeng
dc.title“Eu suporto tudo para me sentir artista” as vivências dos profissionais de uma companhia de teatro em relação ao seu trabalho: uma abordagem psicodinâmica.eng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roseli Vieira Pires.pdfTexto Principal2,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.