Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lourdes Antônia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2862674021770820eng
dc.contributor.advisor1Vieira, Jeferson de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0972106177221533eng
dc.contributor.referee1Karnopp, Erica-
dc.contributor.referee2Pietrafesa, Pedro Araújo-
dc.date.accessioned2021-04-26T17:38:35Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationOliveira, Lourdes Antônia da Silva. Ferrovia Norte-Sul e os impactos econômicos dos terminais multimodais nos municípios do tramo norte. 2021. 109 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4620-
dc.description.resumoEsta dissertação busca analisar a importância dos terminais de integração do Tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) para o desenvolvimento econômico dos municípios de Açailândia (MA) e Porto Franco (MA) e dos municípios de Palmeirante (TO) e Porto Nacional (TO). Nesse cenário, a Ferrovia Norte-Sul, apesar de não ter sido projetada para transporte de passageiros, é um importante corredor que possibilita o escoamento de grãos. Idealizada na década de 1980, se mostra como uma possibilidade de integração entre as regiões brasileiras, tanto de Norte a Sul, quanto de Oeste a Leste, quando concluída, possuirá uma extensão de 4.155 km. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a relevância do modal ferroviário para o país, sua influência para o crescimento e desenvolvimento econômico dos municípios que receberam os pátios multimodais, localizados no tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul. Outro aspecto ressaltado é a influência e importância da infraestrutura, dando ênfase às ferrovias nas aglomerações produtivas, à luz da teoria dos Polos de Crescimento de François Perroux, buscando compreender a dinâmica da atividade econômica nos espaços e seus impactos para os polos e regiões. Quanto à metodologia, foi realizada a revisão de literatura, pesquisa documental, pesquisas teóricas e empíricas, leitura, análise e interpretação de dados disponibilizados principalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Através dos dados pesquisados, busca mostrar possíveis impactos da FNS no crescimento e desenvolvimento dos municípios mencionados, localizados no tramo Norte da Ferrovia, a partir de variáveis voltadas ao agronegócio, à indústria, à média salarial, à empregabilidade, ao PIB, ao PIB per capita e ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de tais municípios. Foram levantados dados destes setores. Após análise, sua mensuração ocorreu por meio da elaboração de gráficos e tabelas, nos quais observa-se um crescimento nas variáveis do período analisado. Demonstra, ainda, como a gestão pública/privada se coloca como uma alternativa para a consolidação das ferrovias brasileiras, contribuindo para interligar e intensificar a relação econômica entre municípios e regiões do país com o mercado mundial. Uma vez que o tramo Norte da FNS se encontra totalmente operacional, sob responsabilidade da concessionária Valor Logística Integração (VLI)eng
dc.description.abstractThis dissertation seeks to analyze the importance of the integration terminals of the North Section of the North-South Railway (FNS) for the economic development of the municipalities of Açailândia (MA) and Porto Franco (MA) and the municipalities of Palmeirante (TO) and Porto Nacional (TO) In this scenario, the North-South Railway, although it was not designed to transport passengers, is an important corridor that allows the flow of grains, idealized in the 1980s, it shows itself as a possibility of integration between the Brazilian regions, both from North to South and from West to East, when completed, it will have an extension of 4,155 kilometers in length. The general objective of this research was to analyze the relevance of the railway modal for the country, its influence for the growth and economic development of the municipalities that received the multimodal yards, located in the North section of the North-South Railway. Another aspect highlighted, is the influence and importance of the infrastructure, giving emphasis to railroads in productive agglomerations, in the light of François Perroux's theory of Growth Poles, seeking to understand the dynamics of economic activity in spaces and their impacts on poles and regions. As for the methodology, a literature review, documentary research, reading, analysis and interpretation of data provided by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE, acronym in Portuguese) and the Institute for Applied Economic Research (IPEA, acronym in Portuguese) were carried out. Through the researched data, it seeks to show possible impacts of the FNS on the growth and development of the mentioned municipalities, located in the Northern section of the Railway, based on variables related to agribusiness, industry, average wages, employability, GDP, GDP per capita and the Municipal Service Tax (ISSQN, acronym in Portuguese) of such municipalities. Data were collected from these sectors, after analysis, their measurement occurred through the elaboration of graphs and tables, which show an increase in the variables of the analyzed period. It also demonstrates how public / private management is an alternative for the consolidation of Brazilian railways, contributing to interconnect and intensify the economic relationship between municipalities and regions of the country with the world market. Since the North section of FNS, is fully operational, under the responsibility of the concessionaire Valor Logística Integração (VLI)eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-04-26T17:38:34Z No. of bitstreams: 1 Lourdes Antônia da Silva Oliveira.pdf: 2802570 bytes, checksum: 43b5a33ff7915cb35ae89589cd7be19f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-26T17:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lourdes Antônia da Silva Oliveira.pdf: 2802570 bytes, checksum: 43b5a33ff7915cb35ae89589cd7be19f (MD5) Previous issue date: 2021-03-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14866/Lourdes%20Ant%c3%b4nia%20da%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicaseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectImpactos Econômicos. Ferrovia Norte-Sul. Polos de Crescimento. Desenvolvimento Regionalpor
dc.subjectEconomic Impacts. North-South Railway. Growth Poles. Regional Developmenteng
dc.subject.cnpqCiência Sociais Aplicadaseng
dc.titleFerrovia Norte-Sul e os impactos econômicos dos terminais multimodais nos municípios do tramo norteeng
dc.title.alternativeNorth-South Railway and the economic impacts of multimodal terminals in the municipalities of the northern sectioneng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lourdes Antônia da Silva Oliveira.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.