Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Soraya | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8922086626208593 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Ycarim Melgaço | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9791745313665253 | eng |
dc.contributor.referee1 | Brito, Herica Landi de | - |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Jeferson de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-26T20:46:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, Soraya. a Odebrecht e o aeroporto de Goiânia. 2020. 66 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4622 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo analisa a Construtora Odebrecht que venceu a licitação e assumiu as obras do aeroporto de Goiânia, Santa Genoveva, em 2003, mediante um consórcio com a Via Engenharia. O aeroporto foi inaugurado, após várias paralisações, em 2016, em decorrência de irregularidades apontadas no relatório de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), investigação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO). Destaca-se, o envolvimento das duas construtoras nas 26ª e 35ª fases da Operação Lava Jato. Destarte, o objetivo deste artigo foi o de identificar os mecanismos utilizados pelo Consórcio para o superfaturamento das obras, gerando indícios de corrupção. Optou-se pela pesquisa descritiva e documental, com análise de dados, arquivos públicos e documentos jurídicos, incluindo relatórios oficiais dos órgãos envolvidos nas investigações. A fundamentação teórica amparou-se em autores que conceituam, abordam e analisam a corrupção em obras públicas, com ênfase na teoria da Captura do Estado, situação em que indivíduos, instituições, empresas ou grupos poderosos usam a corrupção para moldar as políticas, o ambiente jurídico e a economia de uma nação. Resultado da pesquisa: Verificou-se que a corrupção ocupou papel relevante nos atrasos das obras do novo Aeroporto de Goiânia, desembarcando apenas com um novo terminal de passageiros, sem previsão de responsabilização dos envolvidos e da devolução dos recursos desviados ao erário público, o que gerou prejuízo à sociedade e aos cofres públicos | eng |
dc.description.abstract | The present study analyzes Construtora Odebrecht, which won the bid and took over the construction work at Goiânia airport, Santa Genoveva, in 2003, through a consortium with Via Engenharia. The airport was opened, after several stoppages, in 2016, due to irregularities pointed out in the inspection report of the Federal Audit Court (TCU), investigation by the Federal Police (PF) and the Federal Public Ministry in Goiás (MPF / GO). Noteworthy is the involvement of the two construction companies in the 26th and 35th phases of Operation Lava Jato. Thus, the objective of this article was to identify the mechanisms used by the Consortium for overpricing works, generating signs of corruption. We opted for descriptive and documentary research, with data analysis, public files and legal documents, including official reports from the bodies involved in the investigations. The theoretical foundation was supported by authors who conceptualize, approach and analyze corruption in public works, with emphasis on State Capture theory, a situation in which powerful individuals, institutions, companies or groups use corruption to shape policies, the environment legal system and the economy of a nation. Result of the research: It was found that corruption played a relevant role in the delays in the construction of the new Goiânia Airport, disembarking only with a new passenger terminal, with no provision for the responsibility of those involved and the return of the diverted resources to the public purse, it generated incalculable damage to society and the public coffers | eng |
dc.description.provenance | Submitted by admin tede ([email protected]) on 2021-04-26T20:46:17Z No. of bitstreams: 1 Soraya Pereira.pdf: 3785668 bytes, checksum: 7854782d96d53faf0539f39407e5ee8a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-26T20:46:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Soraya Pereira.pdf: 3785668 bytes, checksum: 7854782d96d53faf0539f39407e5ee8a (MD5) Previous issue date: 2020-11-16 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14868/Soraya%20Pereira.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Aeroporto Santa Genoveva, Corrupção, Obras Públicas, Odebrecht | por |
dc.subject | Santa Genoveva Airport, Corruption, Public works, Odebrecht | eng |
dc.subject.cnpq | Ciência Sociais Aplicadas | eng |
dc.title | a Odebrecht e o aeroporto de Goiânia | eng |
dc.title.alternative | Odebrecht and Goiânia airport | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soraya Pereira.pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.