Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4676
Tipo do documento: Dissertação
Título: Preditores de estresse em adolescentes que se preparam para o Enem
Título(s) alternativo(s): Stress Predictors in Teens Preparing for Enem
Autor: Eugênio, Angela Ferreira Cassiano 
Primeiro orientador: Rodrigues, Flávia Melo
Primeiro coorientador: Vandenberghe, Luc
Primeiro membro da banca: Nunes, Rhewter
Segundo membro da banca: Almeida, Rogério José de
Resumo: É indiscutível que os estudantes da atualidade são mais pressionados a tomarem uma decisão quanto a escolha profissional e ao início planejamento de sua carreira, com tudo, essas pressões aliadas as transformações da adolescência podem contribuir para a elevação no nível de estresse dos adolescentes. Com o objetivo de quantificar o nível de estresse em adolescentes de Anápolis que se preparam para o Enem e investigar demais preditores associados ao estresse dos estudantes, em uma amostra de 40 alunos de curso pré-vestibular da rede privada e 60 alunos da 3ª série do ensino médio da rede privada e pública. Os instrumentos utilizados foram: um questionário sociodemográfico, questionário sobre expectativas futuras e a Escala de Stress para Adolescentes (ESA). Os resultados obtidos indicaram que dos 100 participantes da pesquisa, 66 deles apresentaram estresse, sendo o sexo feminino em maior número 69,7%, com predominância na fase de alerta e meninos na fase de resistência, estando ambos os gêneros (53%) com sintomatologia Psicológica, a ansiedade com o ENEM de p<0,001 com variáveis associadas ao estresse como, a escolaridade do pai e da mãe p<0,0114 e p<0,0118 respectivamente e as expectativas futuras em ¿ser saudável a maior parte do tempo¿ (p<0,0029). Conclui-se que em ambos os gêneros o estresse se revelou semelhante e que a escolaridade dos pais, expectativas futuras e ansiedade com o ENEM são preditores que elevam o nível de estresse dos adolescentes, o que podem potencializar os riscos de agravos do estresse
Abstract: It is indisputable that the students of today are more pressured to make a decision about the professional choice and the beginning of the planning of their career, however, these pressures allied as transformations of the adolescence that can contribute to an increase in the level of stress of the adolescents. With the objective of quantifying the level of stress in teenagers from Anápolis, which prepares for the Enemy and investigating many factors associated with student stress, in a sample of 40 students from the private university entrance exam course and 60 students from the 3rd grade high school from private and public schools. The instruments used were: a sociodemographic questionnaire, a questionnaire about future expectations and a Stress Scale for Adolescents (ESA). The results obtained indicate that the 100 participants in the research, 66 of them with a history of stress, with a greater number of women being 69.7%, predominate in the alert phase and boys in the resistance phase, both genders (53%) with psychological symptoms, anxiety with ENEM of p<0.001 with stress-related variables such as father and mother's education level p <0.0114 and p <0.0118 respectively and with future expectations of "being healthy most of time "(P <0.0029). Conclude that in both genders or stress if detected and that parents' education, future expectations and anxiety with ENEM are factors that increase the level of stress in adolescents, or may potentially the risks of stress disorders
Palavras-chave: ESA. Avaliação. Curso Preparatório. 3º ano
ESA. Assessment. Preparatory course. 3rd year
Área(s) do CNPq: Ciência da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de Biomedicina
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde
Citação: Eugênio, Angela Ferreira Cassiano. Preditores de estresse em adolescentes que se preparam para o Enem. 2020. 97 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4676
Data de defesa: 10-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde
Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angela Ferreira Cassiano Eugênio.pdf5,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.