Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4680
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Consciência histórica nos anos iniciais : ludicidade e decolonialidade na didática da história |
Título(s) alternativo(s): | Historical awareness in the early years: playfulness and decoloniality in history didactics |
Primeiro orientador: | Marinho, Thais Alves |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Marcilene Pelegrine |
Segundo membro da banca: | Reinato, Eduardo José |
Terceiro membro da banca: | Lima, Tales Damascena de |
Resumo: | O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa: Educação Histórica e Diversidade Cultural, do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem como principal objetivo compreender como se dá a construção da consciência histórica em crianças de 7 a 10 anos. Por isso, o referencial teórico e metodológico que fundamentam a pesquisa toma base reflexões atuais sobre a área, conceitos e metodologias da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem as crianças como sujeitos de conhecimento, em diálogo interdisciplinar com as demais ciências. O trabalho não se limita a mapear as consciências históricas das crianças, pois o objetivo central é analisar a construção dessa consciência histórica. Assim, buscamos analisar metodologias para a construção de uma consciência histórica reflexiva. Entendemos, que com metodologias apropriadas essas crianças conseguem ter uma consciência reflexiva sobre o passado e o presente e se projetar no futuro. Metodologicamente, os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica e relato de experiência, manobra necessário devido ao contexto de isolamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, que impossibilitou a realização de pesquisa empírica junto as crianças. Os dados indicam que um diálogo entre a Didática Geral e a Didática da História, aliados às perspectivas dos estudos decoloniais, podem contribuir para o desenvolvimento de consciência histórica em crianças dos anos iniciais |
Abstract: | The present work is linked to the line of research: Historical Education and Cultural Diversity, of the Postgraduate Program in History of the Pontifical Catholic University of Goiás. Its main objective is to understand how the construction of the historical perspective occurs in children aged 7 to 10 years old. Therefore, the theoretical and methodological framework that underlies the research for base current reflections on an area, concepts and methodologies of Historical Education and Didactics of History, which understand children as knowledge, in interdisciplinary dialogue with sociology. The work is not limited to map the children's historical consciences, since the central objective is to analyze the construction of this historical conscience. But to think about methodologies for the construction of a reflective historical conscience. Where with methodologies and the professional employed these children should have a reflective awareness of the past and the present and project themselves into the future. For this it has as biographical methodology and experience report where I rely on the construction of these methodologies. This this rearrangement was necessary due to the context of social isolation caused by the COVID-19 pandemic, which made it impossible to carry out empirical research with children. In order to think about methodologies for teaching and learning in this age group |
Palavras-chave: | Didática da história Didactics of history Consciência histórica Anos iniciais Gamificação Teaching and Learning Children Early years |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Historia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Citação: | Lima, Tales Damascena de. Consciência histórica nos anos iniciais: ludicidade e decolonialidade na didática da história. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado em História) - Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4680 |
Data de defesa: | 30-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tales Damascena de Lima.pdf | 10,19 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.