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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4700
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação das pessoas privadas de liberdade em Goiás |
Título(s) alternativo(s): | The education of people deprived of liberty in Goiás |
Autor: | Ferro, Maria Gomes Leonardo ![]() |
Primeiro orientador: | Machado, Maria Conceição Sarmento Padial |
Primeiro membro da banca: | Machado, . Maria Conceição Sarmento Padial |
Segundo membro da banca: | Rocha, Maria José Pereira |
Terceiro membro da banca: | Costa, Maria Betânia Gondim da |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto de estudo a educação de Jovens e AdultosEJA para as pessoas privadas de liberdade da Penitenciária Odenir Guimarães em Aparecida de Goiânia, no período de 2017-2018. Tem como objetivo analisar o proceso educativo dessas pessoas privadas de liberdade e como isso pode influenciar na redução da pena. Trata-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa com fulcro em análise documental e bibliográfica. Para melhor apreensão da realidade, buscou-se pesquisar as Diretrizes Curriculares, dados estatísticos, o currículo escolar, a relação remição de pena e a motivação para os estudos, os relatórios de ações do programa EJA prisional no Estado de Goiás, além de documentos e registros da Escola Estadual Dona Lourdes Estivalete Teixeira e da Gerência de Educação, Módulo de Respeito e Patronato do Complexo Prisional; a dinâmica da unidade de regime fechado e as propostas de ressocialização com base na Lei de Execução Penal 7.210/1984, as normas do espaço prisional e o acesso à educação formal. Os autores, Freire (1987, 2014), Foucault (1987), Iamamoto (2014), Thompson (1976), Wacquant (2011) subsidiaram a pesquisa, além de outros que se fizeram necessários para evidenciar conflitos e demandas da educação no sistema carcerário. A pesquisa permitiu constatar que a educação, embora um componente importante, por si só, é insuficiente para garantir a reintegração das pessoas privadas de liberdade sem que esta seja associada ao trabalho contínuo e remunerado com vistas a uma projeção para o futuro em liberdade |
Abstract: | Esta investigación tiene como objetivo estudiar la educación de Jóvenes y AdultosEJA para las personas privadas de libertad de la Penitenciaría Odenir Guimarães en Aparecida de Goiânia, de 2017-2018. Su objetivo es analizar el proceso educativo de estas personas privadas de libertad y cómo esto puede influir en la reducción de la condena. Es una investigación cuantitativa-cualitativa centrada en el análisis documental y bibliográfico. Para una mejor comprensión de la realidad, buscamos investigar las Pautas del plan de estudios, los datos estadísticos, el plan de estudios de la escuela, la relación de la redención de multas y la motivación para los estudios, los informes de acciones del programa de prisión EJA en el estado de Goiás, así como documentos y registros de la Escuela Estatal Doña Lourdes Estivalete Teixeira y el Módulo de Gestión Educativa, Respeto y Mecenazgo del Complejo Penitenciario; la dinámica de la unidad de régimen cerrado y las propuestas de resocialización basadas en la Ley de Ejecución Penal 7.210 / 1984, las normas del espacio penitenciario y el acceso a la educación formal. Los autores, Freire (1987, 2014), Foucault (1987), Iamamoto (2014), Thompson (1976), Wacquant (2011) subsidiaron la investigación y otros que fueron necesarios para resaltar los conflictos y las demandas de educación en el sistema penitenciario. . La investigación encontró que la educación, aunque es un componente importante en sí mismo, es insuficiente para garantizar la reintegración de las personas privadas de libertad sin estar asociadas con un trabajo continuo y remunerado con el fin de proyectar el futuro en libertad |
Palavras-chave: | Educação. Privados de liberdade. Reintegração Educación. Privados de libertad.Sistema prisional. |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas: Serviço Social |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social |
Citação: | Ferro, Maria Gomes Leonardo. A educação das pessoas privadas de liberdade em Goiás. 2019. 92 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4700 |
Data de defesa: | 25-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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