Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Paloma Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1715794493952527eng
dc.contributor.advisor1Silva, Maísa Miralva da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5100268908025158eng
dc.contributor.referee1Silva, Maisa Miralva da-
dc.contributor.referee2Vieira, Suzane de Alencar-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Carla Agda-
dc.date.accessioned2021-11-11T19:13:12Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.citationGuimarães, Paloma Mendes. Ações afirmativas e lógica elitista: uma equação possível?. 2021. 186 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4727-
dc.description.resumoEste estudo tem como objeto o desenvolvimento da política de Ações Afirmativas no ensino superior público federal nos limites da lógica elitista e analisa, de forma particular, a experiência da Universidade Federal de Goiás. No Brasil, a universidade tem como características fundantes a elitização e a exclusão; historicamente se constituiu um espaço de difícil acesso às pessoas não brancas, e/ou de escolas públicas, com deficiência, e de forma ainda mais grave, aos extratos mais empobrecidos da classe trabalhadora. Nas discussões sobre a necessidade de democratização deste espaço, as Ações Afirmativas se apresentaram como uma estratégia de curto e médio prazo na minimização da desigualdade educacional na graduação. Quanto a adesão à proposta constatou-se a existência de dois momentos: o primeiro, marcado pela adesão livre das Universidades e pela utilização de várias formas de ações afirmativas; o segundo, imposto pela Lei n.º 12.711/2012, instituindo a política nacional de cotas na graduação para o ingresso nas Instituições Federais. Este estudo demonstrou que a implantação das Ações Afirmativas na universidade pública brasileira provocou uma mudança significativa, ainda em curso, no perfil social dos graduandos, indicando a eficiência do programa, e a necessidade de sua continuidade como política estruturadora para a democratização do acesso. Também ficou evidente a crescente necessidade de se estender aos níveis imediatos à graduação, e a necessidade de políticas de afirmação após o ingresso, minimizando as desigualdades que interferem na permanência e na diplomaçãoeng
dc.description.abstractThe object of this study is the development of the Affirmative Action's policy in the federal public higher education within the limits of the upper-class logic and analyzes, in a particular way, the experience of the Federal University of Goiás. In Brazil, the university has elitism and exclusion as its fundamental characteristics. Historically, it has been a space of difficult access to non-white people, and/or from public schools, with disabilities, and more seriously, to the most impoverished sections of the working class. In the discussion of the need for democratization of the university, Affirmative Action presented itself as a short- and mediumterm strategy in minimizing educational inequality in undergraduate courses. There were two moments regarding adherence to the proposal: the first, marked by the free adhesion of Universities and the use of various forms of affirmative actions; the second, imposed by Law No. 12,711 of 2012, instituting the national graduation quota policy for admission to Federal Institutions. This study demonstrated that the implementation of Affirmative Actions in the Brazilian public university caused a significant change, still ongoing, in the social profile of the students, indicating the efficiency of the program, and the need for its continuity as a structuring policy for the democratization of access. It was also noticeable the growing need to extend it to the immediate levels of graduation, and the requirement for affirmative policies after admission, minimizing the inequalities that interfere with permanence and conclusioneng
dc.description.abstractEste estudio tiene como objeto el desarrollo de la política de Acciones Afirmativas en la enseñanza superior pública federal dentro de los límites de la lógica y los análisis elitistas y analiza, de forma particular, la experiencia de la Universidad Federal de Goiás. En Brasil, la Universidad tiene como característica fundante la elitización y la exclusión, e históricamente se constituyó un espacio de difícil acceso a las personas no blancas, de escuelas públicas, con deficiencias, y de forma aún más grave, de los estratos más empobrecidos de la clase trabajadora. En las discusiones sobre la necesidad de democratización de este espacio, las Acciones Afirmativas se presentan como una estrategia de corto y mediano plazo en la minimización de la desigualdad educacional en la graduación.º En cuanto a la adhesión a la propuesta se constató la existencia de dos momentos: el primero, marcado por la utilización de varias formas de acciones afirmativas y el segundo, impuesto por la Ley N°12.711/2012, que instituyó una política nacional de cuotas en la graduación para el ingreso en las Instituciones Federales. Este estudio demostró que la implantación/implementación de las Acciones Afirmativas en la Universidad Pública brasileña provocó un cambio significativo, aún en curso, en el perfil social de los graduandos universitarios, indicando la eficiencia del programa y la necesidad de su continuidad como política estructuradora para la democratización del acceso. También quedó en evidencia la creciente necesidad de extender a los niveles inmediatos a la graduación y la necesidad de políticas de afirmación después del ingreso, actuando en la minimización de las desigualdades que interfieren en la permanencia y en la diplomaturaspa
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-11-11T19:13:12Z No. of bitstreams: 1 Paloma Mendes Guimarães.pdf: 2681791 bytes, checksum: e7e7d13093d1117da6efe35c4b0ede01 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-11T19:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paloma Mendes Guimarães.pdf: 2681791 bytes, checksum: e7e7d13093d1117da6efe35c4b0ede01 (MD5) Previous issue date: 2021-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15291/Paloma%20Mendes%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Socialeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Socialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAções Afirmativas, Lei n.º 12.711/2012, cotas no ensino superior, UFGpor
dc.subjectAffirmative action, Law No. 12,711 of 2012, quotas, UFGeng
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadas: Serviço Socialeng
dc.titleAções afirmativas e lógica elitista: uma equação possível?eng
dc.title.alternativeAffirmative Actions and Elitist Logic: A Possible Equation?eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paloma Mendes Guimarães.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.