???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4746
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A sabedoria e o ensino em Provérbios: uma perspectiva de educação socioemocional a partir de Provérbios 6,20-23 |
Título(s) alternativo(s): | Wisdom and teaching in Proverbs: a perspective of socio-emotional education from Proverbs 6.20-23 |
Autor: | Silva, Karla Giselle Rodrigues da ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Valmor da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Valmor da |
Segundo membro da banca: | Purificação, Marcelo Máximo |
Terceiro membro da banca: | Silva, Rosemary Francisca Neves |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo evidenciar os significados amplos do texto de Provérbios 6,20-23 e desvendar se existem princípios consistentes de uma proposta educativa socioemocional apresentada nesta parte da literatura sapiencial do Antigo Testamento. Explicar as estruturas maiores da literatura de sabedoria no contexto do antigo Oriente Próximo. Investigar de forma compreensiva através da exegese e da hermenêutica o texto de Provérbios 6,20-23. Traçar um paralelo entre a educação apresentada em Provérbios 6,20-23 e um modelo de educação contemporânea, a educação socioemocional. A educação socioemocional é o processo de adquirir e praticar habilidades de reconhecimento e regulação emocional, de relacionamento interpessoal e de atitudes de cuidado ao outro. O grande desafio que temos atualmente é investir nas competências cognitivas/acadêmicas e também nas competências socioemocionais |
Abstract: | This dissertation aims to highlight the broad meanings of the text of Proverbs 6,20- 23 and unravel if there are consistent principles of a socio-emotional educational proposal presented in this part of the Old Testament sapiential literature. Explain the major structures of wisdom literature in the context of the ancient Near East. Comprehensively investigate through exegesis and hermeneutics the text of Proverbs 6,20-23. Draw a parallel between the education presented in Proverbs 6,20-23 and a model of contemporary education, socio-emotional education. Socioemotional education is the process of acquiring and practicing emotional recognition and regulation skills, interpersonal relationships and caring attitudes towards others. The big challenge we currently have is to invest in cognitive/academic skills and also in socio-emotional skills |
Palavras-chave: | Educação socioemocional. Ensino. Provérbios. Sabedoria Socio-emotional. Education. Teaching. Proverbs. Wisdom |
Área(s) do CNPq: | Ciencias Humanas: Teologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
Citação: | Silva, Karla Giselle Rodrigues da. A sabedoria e o ensino em Provérbios: uma perspectiva de educação socioemocional a partir de Provérbios 6,20-23. 2021. 67 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4746 |
Data de defesa: | 30-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências da Religião |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Karla Giselle Rodrigues da Silva.pdf | 945,52 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.