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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os resultados do incentivo ao empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento socioeconômico no Brasil
Autor: Otto, Igor Montenegro Celestino 
Primeiro orientador: Vieira, Jeferson de Castro
Primeiro membro da banca: Barbosa, Ycarim Melgaço
Segundo membro da banca: Campos, Marcelo Ladvocat Rocha
Terceiro membro da banca: Pasqualetto, Antônio
Resumo: O empreendedorismo tem sido apontado como uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico tanto no campo do pensamento teórico quanto no campo políticoinstitucional. Motivados por esse ideal, diversos países do mundo vêm adotando, ao longo das últimas décadas, políticas públicas como instrumentos para o impulso do empreendedorismo, visando promover o desenvolvimento dentro de suas fronteiras. Dentro desse contexto, o objetivo deste estudo foi o de demonstrar o perfil dos pequenos negócios no Brasil entre os anos de 2015 e 2019, com base nos resultados alcançados pelas políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, voltadas para o desenvolvimento; em especial, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa exploratória, documental, mediante dados obtidos nas estatísticas do Ministério da Economia, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os dados foram organizados de acordo com as categorias capazes de subsidiar a compreensão dos resultados das políticas. Observa-se que o atual modelo de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo parece ter se exaurido, haja vista que há uma clara estagnação da participação dos pequenos negócios no Valor Agregado ao Produto Interno Bruto. Além disso, não foi possível demonstrar que o empreendedorismo está promovendo o desenvolvimento socioeconômico do país, pois os dados evidenciaram que os pequenos negócios brasileiros continuam majoritariamente na informalidade, com baixa produtividade, gerando pouca renda aos empreendedores
Abstract: Entrepreneurship has been pointed out as a strategy for socio-economic development, both in theoretical thought and in the political-institutional field. Guided by this ideal, several countries worldwide have adopted public policies in the last decades as instruments to boost entrepreneurship, aiming to promote development in their countries. In this context, this study aims to demonstrate the profile of small businesses in Brazil between the years 2015 and 2019, considering the results achieved by entrepreneurship incentive public policies focused on development, in particular, the General Law of Micro and Small Businesses. For this purpose, an exploratory, documentary research was conducted using data obtained from the statistics of the Ministry of Economy, the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), and the Brazilian Micro and Small Business Support Service (Sebrae). The data was organized into categories to improve understanding of the policy outcomes. The current model of public policies to encourage entrepreneurship seems to have been exhausted, as there is a clear stagnation of the participation of small businesses in the Value Added to the Gross Domestic Product. Furthermore, it was not possible to demonstrate that entrepreneurship promotes the country's socioeconomic development because the data showed that small Brazilian businesses remain mostly informal, with low productivity, and generating little income for entrepreneurs
Palavras-chave: Empreendedorismo
Desenvolvimento socioeconômico
Lei geral das micro e pequenas empresas
Perfil dos pequenos negócios
Entrepreneurship
Socioeconomic development
General law of micro and small companies
Profile of small businesses
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Citação: Otto, Igor Montenegro Celestino. Os resultados do incentivo ao empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento socioeconômico no Brasil. 2021. 87 f. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Goiânia, 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4799
Data de defesa: 5-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

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