Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Crisnamurte Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5043814056564313-
dc.contributor.advisor1Viana, Sibeli Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2161807925273410-
dc.contributor.referee1Marinho, Thais Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241-
dc.contributor.referee2Baptista, Jean Tiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9407792021708165-
dc.contributor.referee3Moura, Marlene Castro Ossami de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7376067782804492-
dc.contributor.referee4Wichers, Camila Azevedo de Moraes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268440854810735-
dc.date.accessioned2022-07-18T17:03:39Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationCarneiro, Crisnamurte Alves. Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2022.-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4820-
dc.description.resumoA presente Dissertação, integrante da linha de pesquisa Patrimônio Cultural e Território, tem como propósito investigar as narrativas discursivas e imagéticas sobre povos indígenas em livros didáticos a partir da abordagem decolonial do saber, articulando as histórias culturais dos indígenas registrados em tempos pretéritos com os indígenas conhecidos na atualidade. Tem como objeto de estudo os livros de História do Ensino Médio I, II e III, redigidos por Alfredo Boulos Jr. e adotados pela comunidade escolar do Colégio Ana Algemira do Prado, localizado na cidade de Palestina de Goiás. Considerando a proximidade espacial entre a comunidade estudantil de Palestina e um complexo de sítios arqueológicos presentes nessa região, investigou-se, a partir da aplicação de questionários e oficinas, sobre como os conteúdos dos referidos livros teriam participado na construção da percepção e entendimento dos/as discentes do Ensino Médio e do corpo pedagógico acerca das tradições indígenas nacionaispor
dc.description.abstractThe present Dissertation, part of the Cultural Heritage and Territory research line, aims to investigate the discursive and imagery narratives about indigenous peoples in textbooks from the decolonial approach to knowledge, articulating the cultural histories of indigenous people recorded in past times with indigenous peoples. known today. Its object of study is the High School History books I, II and III, written by Alfredo Boulos Jr. and adopted by the school community of Colégio Ana Algemira do Prado, located in the city of Palestina de Goiás. Considering the spatial proximity between the Palestina student community and a complex of archaeological sites present in this region, it was investigated, based on the application of questionnaires and workshops, on how the contents of these books would have participated in the construction of the perception and understanding of high school students and the teaching staff about national indigenous traditionseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Freire ([email protected]) on 2022-07-18T17:03:39Z No. of bitstreams: 1 Crisnamurte Alves Carneiro.pdf: 3418340 bytes, checksum: e2b13172f4d8f552e87e9ffe5216ad5b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-18T17:03:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Crisnamurte Alves Carneiro.pdf: 3418340 bytes, checksum: e2b13172f4d8f552e87e9ffe5216ad5b (MD5) Previous issue date: 2022-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15675/Crisnamurte%20Alves%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiás-
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidades-
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.initialsPUC Goiás-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectHistória indígenapor
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArqueologiapor
dc.subjectIndigenous historyeng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectArcheologyeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleColonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiáspor
dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crisnamurte Alves Carneiro.pdfTexto Completo3,34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.