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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4838
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Transformações das religiosidades negras no Brasil : a contribuição da umbanda iniciática em Francisco Rivas Neto |
Título(s) alternativo(s): | Transformations of black religiosities in Brazil : the contribution of initiatic umbanda in Francisco Rivas Neto |
Autor: | Pontes, Guilherme de Sá ![]() |
Primeiro orientador: | Freitas, Luiz Antonio Signates |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Ângela Teixeira de |
Segundo membro da banca: | Ecco, Clóvis |
Terceiro membro da banca: | Martins Filho, José Reinaldo Felipe |
Quarto membro da banca: | Gismair Martins, Teixeira |
Resumo: | Parte-se da hipótese de que a chamada umbanda iniciática é uma nova experiência religiosa desenvolvida a partir de uma releitura da umbanda esotérica realizada por Francisco Rivas Neto, discípulo de Woodrow Wilson da Matta e Silva e fundador da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU). A umbanda seria um fenômeno religioso de origem angolana e que teria se apresentado de múltiplas formas a partir de processos sincréticos. Elegeu-se, como principal referencial teórico para esta pesquisa fenomenológica da religião, José Severino Croatto e Sidnei Nogueira. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que contemplou a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos e materiais audiovisuais. A partir de uma abordagem histórica e antropológica, buscou-se resgatar a origem da umbanda a partir da constituição das religiões afro-brasileiras, em um complexo processo sincrético que evidencia o racismo estrutural secular existente, até a releitura da umbanda esotérica, que resultaria na umbanda iniciática. A discussão se deu a partir de quatro temas centrais, que deram condições para verificar a hipótese da dissertação: religiões afro-brasileiras, eurocentrismo, racismo religioso e sincretismo. Para a leitura e análise dos textos estabeleceu-se previamente alguns marcadores: conceituação de religiões afro-brasileiras e ensaio de abordagem de suas expressões; introdução das matrizes formadoras das religiões afro-brasileiras; sincretismo e racismo religioso; nascimento da umbanda brasileira a partir do projeto nacional eugenista; umbanda branca; umbanda esotérica; umbanda iniciática. Ao final, confirmou-se a hipótese proposta, esclarecendo o contexto em que a experiência religiosa da umbanda iniciática surgiu a partir da necessidade de rever anacronismos nos mitos e ritos da umbanda esotérica, escoimando do seu seio o machismo, o racismo, a LGBTfobia, a intolerância religiosa e a misoginia existentes para apresentar uma vivência religiosa inclusiva, verdadeiramente universalista, que atenda aos anseios da sociedade contemporânea |
Abstract: | We start from the hypothesis that the so-called initiatory umbanda is a new religious experience developed from a reinterpretation of esoteric umbanda carried out by Francisco Rivas Neto, disciple of Woodrow Wilson da Matta e Silva and founder of the Faculty of Umbanda Theology (FTU). Umbanda would be a religious phenomenon of Angolan origin and that would have presented itself in multiple ways from syncretic processes. This phenomenological research on religion chose José Severino Croatto and Sidnei Nogueira as the main theoretical reference. The methodology used was the bibliographic review that included the reading, analysis and interpretation of books, periodicals and audiovisual materials. From a historical and anthropological approach, we sought to rescue the origin of Umbanda from the constitution of Afro-Brazilian religions in a complex syncretic process that evidences the secular structural racism that existed until the reinterpretation of the esoteric Umbanda that would result in the initiatory Umbanda. This method raised the discussion of four central themes that give conditions to verify the hypothesis of the dissertation: Afro-Brazilian religions, Eurocentrism, religious racism and syncretism. For the reading and analysis of the texts, we previously established some markers: conceptualization of Afro-Brazilian religions and an attempt to approach their expressions; introduction of the formative matrices of Afro-Brazilian religions; syncretism and religious racism; birth of umbanda; white umbanda; esoteric umbanda; initiation umbanda. The conclusion confirmed the hypothesis, clarifying the context in which the religious experience of initiatory umbanda emerged from the need to review anachronisms in the myths and rites of esoteric umbanda, draining from its bosom machismo, racism, LGBTphobia, religious intolerance and misogyny to present an inclusive, truly universalistic religious experience that meets the aspirations of contemporary society |
Palavras-chave: | Religiões afro-brasileiras Umbanda esotérica Umbanda iniciática Racismo religioso Francisco Rivas Neto Afro-brazilian religions Esoteric umbanda Initiatic umbanda Religious racism |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Teologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
Citação: | Pontes, Guilherme de Sá. Transformações das religiosidades negras no Brasil: a contribuição da umbanda iniciática em Francisco Rivas Neto. 2022. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4838 |
Data de defesa: | 9-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências da Religião |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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