???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4879
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O projeto neoliberal de educação e sua ressonância na concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre finalidades educativas para a escola |
Título(s) alternativo(s): | The neoliberal education project and its resonance in the conception of teachers in the early years of elementary school about school purposes for the school |
Autor: | Junqueira, Fernanda Gomes Coelho ![]() |
Primeiro orientador: | Libâneo, José Carlos |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
Segundo membro da banca: | Silva, Eliane |
Terceiro membro da banca: | Silva, Maria Abadia da |
Quarto membro da banca: | Rosa, Sandra Valéria Limonta |
Resumo: | Esta pesquisa é um recorte de pesquisa mais ampla intitulada "Concepções de diferentes agentes sociais sobre finalidades educativas escolares no século XXI - Um Estudo no estado de Goiás", financiada pelo CNPq, realizada no Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. O objetivo precípuo foi analisar a ressonância de orientações de documentos oficiais (Base Nacional Comum Curricular - BNCC e Documento Curricular para Goiás) e documentos oficiosos (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE), Banco Mundial - BM, e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO) nas concepções de finalidades educativas para a escola presentes em depoimentos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos municípios de Goiânia e Hidrolândia, no estado de Goiás. Na concepção da pesquisa e nos procedimentos metodológicos foi utilizada abordagem dos Núcleos de Significação, conforme Aguiar, Aranha e Soares (2021). Os procedimentos utilizados foram a pesquisa documental e a pesquisa empírica. A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos são: revisão de literatura e pesquisa de campo, utilizando-se questionários e entrevistas. Como referencial teórico são utilizados, principalmente, os estudos de Lenoir (2013), Lenoir et al (2016), Lessard (2015, 2021), Libâneo (2011, 2013, 2014, 2016, 2018, 2019), Leher (1998), Lenoir (2013, 2016), Young (2007, 2011) e Charlot (2005, 2013). Os achados corroboram a defesa de Libâneo (2016), lançando luz ao fato de que tanto a BNCC como o DC-GO consolidam nacional e localmente o que se arquitetou internacionalmente pelos organismos internacionais no que se refere às concepções de FEE. Os dados da pesquisa revelaram uma dispersão nos posicionamentos dos professores em relação à questão chave da pesquisa: concepções sobre finalidades educativas escolares. Essa dispersão se manifestou em consensos e dissensos os mais variados, mesmo nas respostas ao questionário e à entrevista de um mesmo professor. Tal fato nos faz acreditar que, por um lado, falta aos professores uma maior clareza do que sejam as FEE e as funções sociais da escola e, por outro, uma inequívoca influência do prescrito na legislação educacional |
Abstract: | This research is a part of a larger research entitled "Conceptions of different social agents about school educational purposes in the 21st century - A Study in the state of Goiás", funded by CNPq, conducted in the Research Group Historical-Cultural Theory and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Education at PUC Goiás. The main objective was to analyze the resonance of guidelines from official documents (Common National Curriculum Base - BNCC and Curriculum Document for Goiás) and unofficial documents (Organization for Economic Cooperation and Development - OECD), World Bank - WB, and United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO) in the conceptions of educational purposes for the school present in statements of teachers of the early years of elementary education in the cities of Goiânia and Hidrolândia, in the state of Goiás. In the research design and methodological procedures, the Nuclei of Meaning approach was used, according to Aguiar, Aranha and Soares (2021). The procedures used were documentary research and empirical research. The research is descriptive/exploratory, qualitative in nature. The methodological procedures are: literature review and field research, using questionnaires and interviews. As theoretical reference, the studies of Lenoir (2013), Lenoir et al (2016), Lessard (2015, 2021), Libâneo (2011, 2013, 2014, 2016, 2018, 2019), Leher (1998), Lenoir (2013, 2016), Young (2007, 2011) and Charlot (2005, 2013) are mainly used. The findings corroborate Libâneo's (2016) advocacy, shedding light on the fact that both the BNCC and the DC-GO consolidate nationally and locally what has been architected internationally by international bodies with regard to FEE conceptions. The research data revealed a dispersion in the teachers' positions in relation to the key research question: conceptions about school educational purposes. This dispersion manifested itself in the most varied consensus and dissension, even in the answers to the questionnaire and to the interview of the same teacher. This fact makes us believe that, on the one hand, teachers lack a clearer understanding of what the FEE and the social functions of the school are, and, on the other hand, an unequivocal influence of what is prescribed in the educational legislation |
Palavras-chave: | Finalidade educativas da escola Políticas neoliberais e educação Professores dos anos iniciais BNCC DC-GO Organismos internacionais Educational purpose of the school Neoliberal policies and education Early years teachers BNCC DC-GO International organizations |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | JUNQUEIRA, Fernanda Gomes Coelho. O projeto neoliberal de educação e sua ressonância na concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre finalidades educativas para a escola. 2022. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4879 |
Data de defesa: | 19-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação Doutorado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Gomes Coelho Junqueira.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.