Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Guimarães, Ana Clara Aguiar | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3714506502874530 | - |
dc.contributor.advisor1 | Simonassi, Lorismário Ernesto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4405420791699259 | - |
dc.contributor.referee1 | Simonassi, Lorismario Ernesto | - |
dc.contributor.referee2 | Coelho, Cristiano | - |
dc.contributor.referee3 | Sanabio-Heck, Elisa Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T21:45:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Ana Clara Aguiar. Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4887 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se propôs a investigar de que maneira o Sistema Personalizado de Ensino (PSI) (Keller, 1968), aliado a componentes de jogos, pode contribuir para a eficácia metodológica de programas de treinamento corporativo. Foi criado um treinamento interno sobre criatividade, junto a uma empresa de consultoria em gestão de pessoas e negócios em Goiânia/GO. Foi fundamentado pelas cinco características principais do PSI: (1) ritmo próprio do aluno, (2) domínio sequencial do conteúdo, (3) aulas e demonstrações como canais de motivação, (4) ênfase em textos e manuais e (5) acompanhamento e feedbacks. Foi apresentado em um ambiente híbrido de aprendizagem, com encontros presenciais e com uma plataforma digital e gamificada. Ao final do programa de treinamento, verificou-se a efetividade de um PSI gamificado adaptado e aplicado ao contexto organizacional, de modo que houve 100% de aproveitamento do programa de treinamento pelos participantes até a data sugerida para finalização, resultando, à nível organizacional, em uma ferramenta de educação corporativa fundamentada em princípios científicos da Análise do Comportamento. Embora os dados não tenham sido conclusivos para afirmar que houve aprendizagem operacional por todos os participantes, foi possível observar expansões de repertório verbal, demonstrando evidências de formação de saber declarativo | por |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate how the Personalized System of Instruction (PSI) (Keller, 1968), combined with game elements, can contribute to the methodological effectiveness of corporate training programs. An internal training on creativity was created with a consulting company in people and business management in Goiânia/GO. It was based on the five main characteristics of PSI: (1) the student's own pace, (2) sequential mastery of the content, (3) classes and demonstrations as motivation channels, (4) emphasis on texts and manuals and (5) monitoring and feedback. It was presented in a hybrid learning environment, with face-to-face meetings and a digital and gamified platform. At the end of the training program, the effectiveness of a gamified PSI adapted and applied to the organizational context was verified, so that there was a 100% utilization of the training program by the participants until the suggested date for completion, resulting, at the organizational level, in a corporate education tool based on scientific principles of Behavior Analysis. Although the data were not conclusive to state that there was operational learning by all participants, it was possible to observe expansions of verbal repertoire, demonstrating evidence of the formation of declarative knowledge | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Freire ([email protected]) on 2023-06-12T21:45:57Z No. of bitstreams: 1 Ana Clara Aguiar Guimarães.pdf: 1397969 bytes, checksum: b125bd58c32f61eb762d12dabdba4043 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-12T21:45:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Clara Aguiar Guimarães.pdf: 1397969 bytes, checksum: b125bd58c32f61eb762d12dabdba4043 (MD5) Previous issue date: 2021-03-09 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15957/Ana%20Clara%20Aguiar%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | por |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Educação corporativa | por |
dc.subject | Sistema personalizado de ensino | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Análise do comportamento aplicada | por |
dc.subject | Psicologia organizacional | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Corporate education | eng |
dc.subject | Personalized system of instruction | eng |
dc.subject | Gamification | eng |
dc.subject | Applied behavior analysis | eng |
dc.subject | Organizational psychology | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
dc.subject.cnpq | Psicologia | por |
dc.title | Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo | por |
dc.title.alternative | Personalized teaching and gamification system: corporate training programs | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Clara Aguiar Guimarães.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.