Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Ana Clara Aguiar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3714506502874530-
dc.contributor.advisor1Simonassi, Lorismário Ernesto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4405420791699259-
dc.contributor.referee1Simonassi, Lorismario Ernesto-
dc.contributor.referee2Coelho, Cristiano-
dc.contributor.referee3Sanabio-Heck, Elisa Tavares-
dc.date.accessioned2023-06-12T21:45:58Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Ana Clara Aguiar. Sistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativo. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4887-
dc.description.resumoEsta pesquisa se propôs a investigar de que maneira o Sistema Personalizado de Ensino (PSI) (Keller, 1968), aliado a componentes de jogos, pode contribuir para a eficácia metodológica de programas de treinamento corporativo. Foi criado um treinamento interno sobre criatividade, junto a uma empresa de consultoria em gestão de pessoas e negócios em Goiânia/GO. Foi fundamentado pelas cinco características principais do PSI: (1) ritmo próprio do aluno, (2) domínio sequencial do conteúdo, (3) aulas e demonstrações como canais de motivação, (4) ênfase em textos e manuais e (5) acompanhamento e feedbacks. Foi apresentado em um ambiente híbrido de aprendizagem, com encontros presenciais e com uma plataforma digital e gamificada. Ao final do programa de treinamento, verificou-se a efetividade de um PSI gamificado adaptado e aplicado ao contexto organizacional, de modo que houve 100% de aproveitamento do programa de treinamento pelos participantes até a data sugerida para finalização, resultando, à nível organizacional, em uma ferramenta de educação corporativa fundamentada em princípios científicos da Análise do Comportamento. Embora os dados não tenham sido conclusivos para afirmar que houve aprendizagem operacional por todos os participantes, foi possível observar expansões de repertório verbal, demonstrando evidências de formação de saber declarativopor
dc.description.abstractThis research aimed to investigate how the Personalized System of Instruction (PSI) (Keller, 1968), combined with game elements, can contribute to the methodological effectiveness of corporate training programs. An internal training on creativity was created with a consulting company in people and business management in Goiânia/GO. It was based on the five main characteristics of PSI: (1) the student's own pace, (2) sequential mastery of the content, (3) classes and demonstrations as motivation channels, (4) emphasis on texts and manuals and (5) monitoring and feedback. It was presented in a hybrid learning environment, with face-to-face meetings and a digital and gamified platform. At the end of the training program, the effectiveness of a gamified PSI adapted and applied to the organizational context was verified, so that there was a 100% utilization of the training program by the participants until the suggested date for completion, resulting, at the organizational level, in a corporate education tool based on scientific principles of Behavior Analysis. Although the data were not conclusive to state that there was operational learning by all participants, it was possible to observe expansions of verbal repertoire, demonstrating evidence of the formation of declarative knowledgeeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Freire ([email protected]) on 2023-06-12T21:45:57Z No. of bitstreams: 1 Ana Clara Aguiar Guimarães.pdf: 1397969 bytes, checksum: b125bd58c32f61eb762d12dabdba4043 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-12T21:45:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Clara Aguiar Guimarães.pdf: 1397969 bytes, checksum: b125bd58c32f61eb762d12dabdba4043 (MD5) Previous issue date: 2021-03-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15957/Ana%20Clara%20Aguiar%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação corporativapor
dc.subjectSistema personalizado de ensinopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectAnálise do comportamento aplicadapor
dc.subjectPsicologia organizacionalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCorporate educationeng
dc.subjectPersonalized system of instructioneng
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectApplied behavior analysiseng
dc.subjectOrganizational psychologyeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.titleSistema personalizado de ensino e gamificação: proposta metodológica para programas de treinamento corporativopor
dc.title.alternativePersonalized teaching and gamification system: corporate training programseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Clara Aguiar Guimarães.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.