Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4889
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação e tratamento dos comportamentos de uma criança com lesão frontal bilateral
Título(s) alternativo(s): Assessment and treatment of the behaviors of a child with bilateral frontal lesion
Autor: Ferreira, Eleuza Gonçalves 
Primeiro orientador: Britto, Ilma A. Goulart de Souza
Primeiro membro da banca: Britto, Ilma A. Goulart de Souza
Segundo membro da banca: Vieira, Graziela Freire
Terceiro membro da banca: Brasil, Maria das Graças Nunes
Resumo: O presente estudo envolveu a avaliação e tratamento dos comportamentos-problema de uma criança, de sete anos com lesão frontal bilateral. Para avaliar os comportamentos-problema foram usadas estratégias do processo de avaliação funcional, por meio de avaliação indireta, descritiva e análise funcional (experimental) com quatro condições principais: atenção, demanda, sozinho e controle. Os procedimentos foram controlados pelo delineamento de múltiplas condições. Os resultados mostraram que os comportamentos-problema foram mais frequentes na condição sozinho. O programa de tratamento desses comportamentos incluiu a modelagem e modelação. O delineamento usado foi o de reversão do tipo ABA seguido de follow-up. Os dados foram discutidos em termos dos achados em relação às dificuldades comportamentais de portadores de lesão frontal bilateral
Abstract: This study involved the assessment and treatment of behavior problems in a seven-year-old child with bilateral frontal injury compatible with the Phineas Gage condition. To evaluate problematic behaviors, strategies of the functional evaluation process were used, through indirect, descriptive and functional (experimental) analysis with four main conditions: attention, demand, alone and control. The procedures were controlled by the multiple condition design. The results showed that problematic behaviors were more frequent in the isolated condition. The program to address these behaviors included modeling and shape behavior. The design used was ABA-type reversion and monitoring. The data were discussed over findings regarding behavioral difficulties of patients with bilateral frontal injury
Palavras-chave: Avaliação e análise funcional
Análise do comportamento aplicada
Comportamento-problema
Lesão frontal bilateral
Evaluation and functional analysis
Applied behavior analysis
Problematic behavior
Bilateral frontal injury
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: FERREIRA, Eleuza Gonçalves. Avaliação e tratamento dos comportamentos de uma criança com lesão frontal bilateral. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4889
Data de defesa: 8-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eleuza Gonçalves Ferreira.pdf715,39 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.