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Tipo do documento: Tese
Título: A criança e a morte : a expressão das perdas e conflitos por meio dos contos de fadas
Autor: Klinger, Ellen Fernanda 
Primeiro orientador: Miranda, Fábio Jesus
Primeiro membro da banca: Porto, Marcelo Duarte
Segundo membro da banca: Marques, Rodrigo Vieira
Terceiro membro da banca: Costa Neto, Sebastião Benício da
Quarto membro da banca: Mendonça, Helenides
Resumo: O ser humano ao longo de sua vida se depara com situações que o levam a certeza da sua própria morte. Apesar disso, o sentimento de finitude provoca medo, sobretudo nos povos ocidentais. Dificilmente a morte é um assunto abordado nas famílias com/entre/para pessoas jovens e, quase nunca, com/entre/para crianças. Esta pesquisa teve por objetivo abordar a expressão das perdas e conflitos em crianças diante da experiência da morte de um parente ou figura com relacionamento próximo e o desenvolvimento de recursos que permitissem que ao seu tempo pudessem elaborar suas perdas. Enquanto pesquisa, ela aborda a expressão das perdas e conflitos das crianças diante da morte, mediante a utilização dos contos de fadas como recurso intermediário em psicoterapia grupal. Estruturada em cinco (5) artigos, os dois iniciais (1 e 2) buscaram levantar dados sobre os enfoques mais explorados da temática luto e morte, os impactos da não elaboração pelas crianças e as estratégias de intervenção propostas. Isto por meio de uma revisão sistemática das publicações científicas dos últimos dez (10) anos, constituídas por artigos, teses e dissertações - indexados nas bases de dados CAPES, Scielo, BVS Saúde, Web of Science e SCOPUS - acerca dos estudos empíricos e científicos sobre o uso dos contos de fadas pela Psicologia, além do luto na infância. Os artigos três (3), quatro (4) e cinco (5) visam apresentar e discutir os resultados da pesquisa qualitativa, longitudinal, com múltiplos casos, realizada em uma Clínica Escola de Psicologia. Participaram nove crianças, entre sete e nove anos, com históricos de perda por morte de pessoa com a qual tinham vínculo afetivo próximo. Foram feitas entrevistas, aplicada a Escala Baptista de Depressão - versão Infanto-Juvenil (EBADEP-IJ) e HTP (House, Tree, Person) e formado um grupo psicoterapêutico, para a realização de dez encontros. A construção das informações foi analisada sob o viés da psicanálise de influência winnicottiana. Desta tese resultaram as constatações de que as publicações sobre o tema estão voltadas para a abordagem dos sintomas e desdobramentos do luto durante a infância; a importância das redes de apoio; a relevância do trabalho preventivo (Artigo 1) e, ainda, que os contos de fadas carecem de pesquisas empíricas sobre a sua efetividade, em especial quanto às intervenções terapêuticas (Artigo 2). Da pesquisa de campo foi possível concluir que: os conflitos expressos pelas crianças demonstram a compreensão infantil com atravessamento dos sentimentos de pesar, medo, insegurança com as mudanças na estrutura e dinâmica familiar, o que reforça a necessidade de medidas de apoio à criança e a família (Artigo 3); o uso dos contos de fadas possibilita abordar conteúdos envolvendo a morte e conflitos gerados pela perda, bem como auxiliar na elaboração do luto, mesmo com o número limitado de dez sessões (Artigo 4). A experiência com o grupo para o atendimento de crianças enlutadas mediante a utilização dos contos de fadas como recurso, trouxe novos dados sobre a psicoterapia de grupo, assegurando o ineditismo, visto que não há registro de estudos envolvendo grupos com o uso dos contos de fadas no luto durante a infância (Artigo 5). A pesquisa demonstrou que, conforme a melhora apresentada pela criança, mudam as suas fantasias e a forma de se relacionar nas histórias passa por alterações. Como contribuição, a tese trouxe a possibilidade de instrumentalizar os profissionais que são procurados para trabalhar com crianças enlutadas
Abstract: The human being throughout his life is faced with situations that make him certain of his own death. Despite this, the feeling of finitude causes fear, especially in western peoples. It is a theme that is commonly excluded from social interactions and, when approached, it is nothing more than a superficial focus on adult people, usually expressed as reports of experiences lived in their imminence, pains felt by losses of close ones or, still, philosophical reflections or any another area of knowledge. It is hardly an issue addressed in families with / between / for young people and, almost never, with / between / for children. This research aimed to address the expression of losses and conflicts in children in the face of the experience of the death of a relative or figure with a close relationship and the development of resources that would allow them to elaborate their losses at the same time. While researching, it addresses the expression of children's losses and conflicts in the face of death, through the use of fairy tales as an intermediate resource in group psychotherapy. Structured in five (5) articles, the initial two (Articles 1 and 2) sought to collect data on the most explored approaches to the theme of grief and death, the impacts of non-elaboration by children and the proposed intervention strategies. This is done through a systematic review of the scientific publications of the last ten (10) years, consisting of articles, theses and dissertations _ indexed in the CAPES, Scielo, BVS Saúde, Web of Science and SCOPUS_ databases about empirical and scientific studies on the use of fairy tales by Psychology, as well as bereavement in childhood. Articles three (3), four (4) and five (5) aim to present and discuss the results of qualitative, longitudinal research, with multiple cases, carried out in a Clinical School of Psychology. Nine children, between seven and nine years old, participated in this research, with a history of loss due to the death of a person with whom they had a close emotional bond. Interviews were conducted, applied to the Baptist Depression Scale - Children and Youth version (BDS-IJ) and HTP (House, Tree, Person) and a psychotherapeutic group was formed to hold ten meetings. The collected data were worked under the winnicottian psychoanalysis bias. This thesis resulted in the findings that publications on the subject are focused on: the evaluation of specific protocols and scales for grief; adapting instruments for children; addressing the symptoms and consequences of childhood grief in development as post-traumatic stress; the importance of support networks; the relevance of preventive work in situations that involve the breaking of ties due to death (Article 1) and, furthermore, that fairy tales lack empirical research on their effectiveness, especially regarding therapeutic interventions, although they are approved as resources in assessment and psychotherapy with children (Article 2). From the field research it was possible to conclude that: the conflicts expressed by the children demonstrate the children's understanding with crossing the feelings of grief, fear, insecurity with the changes in the family structure and dynamics, which reinforces the need for measures to support the family (Article 3); the use of fairy tales makes it possible to approach contents involving death and conflicts generated by the loss, as well as assist in the elaboration of mourning, even with the limited number of ten sessions (Article 4); The experience with the therapeutic group for the care of bereaved children through the use of fairy tales as a resource, brought new data on group psychotherapy, ensuring the originality, since there is no record of studies on fairy tales and mourning in childhood (Article 5). Research has shown that, as the child improves, their fantasies change and the way they relate to each other undergoes changes. As a contribution, the thesis brought the possibility of equipping professionals who are sought to work with bereaved children
Palavras-chave: Contos de fadas
Morte
Luto
Criança
Psicoterapia grupal
Fairy tales
Death
Grief
Child
Group psychotherapy
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Klinger, Ellen Fernanda. A criança e a morte : a expressão das perdas e conflitos por meio dos contos de fadas. 2021. 212 f. Tese (Doutorado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4892
Data de defesa: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

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